[Vídeo] Como verificar a válvula termostática? Na panela!
"Você quer saber como é que faz pra verificar se essa válvula está funcionando ou não? É a coisa mais simples do mundo"
"Você quer saber como é que faz pra verificar se essa válvula está funcionando ou não? É a coisa mais simples do mundo"
Você já ouviu falar em válvula termostática? É mais ou menos isso aqui, ó! É uma peça que fica em um sistema de arrefecimento, por onde passa o o líquido do radiador. E tem muito mecânico que adora jogar isso aqui fora. Por quê? Assista ao vídeo!
VEJA TAMBÉM:
Porque você chega lá na oficina com o motor muito quente, o líquido fervendo; e ele dá uma olhada, tira três parafusos, coisa mais simples de tirar isso aqui, e falar “olha aqui, essa válvula termostática, isso não vale nada. Só serviu para fazer o seu motor esquentar e ferver”.
“Essa válvula termostática”, dizem alguns mecânicos, “elas foram projetadas lá na Europa, onde é muito frio, mas não aqui para o Brasil, país tropical.” E jogam a válvula fora.
E não é que, aparentemente, ele tinha razão? O carro chegou fervendo na oficina, mas você saiu, andou, não acontece mais problema nenhum de aquecimento. Então, ele estava certo?
É, para fazer parar de esquentar o motor, ele estava. Acontece que a válvula é responsável por manter o motor sempre na temperatura ideal de funcionamento. Então, por exemplo, de manhã, quando você liga o carro, a válvula está fechada, que a água está fria, e ela não deixa a água, o líquido ir pro radiador.
Quando vai esquentando, ela vai se abrindo e aí o líquido corre o seu circuito normal. Numa longa descida de estrada, por exemplo, onde o motor não é exigido, esse líquido do motor pode esfriar. E quem segura a peteca é a válvula termostática, que mantém uma temperatura mínima do motor.
E qual o problema se não tiver a válvula e se não tiver essa temperatura mínima? Acontece que as peças internas do motor não vão atingir a temperatura correta: existirão folgas. Por essas folgas, por exemplo, pode haver a passagem de gases da combustão pro cárter. Então, você pode ter aumento consumo de combustível, tudo isso porque essa válvula foi jogada fora pelo mecânico.
E outra coisa, você quer saber como é que faz pra verificar se essa válvula está funcionando ou não? É a coisa mais simples do mundo, você faz em casa. Você pega essa válvula, põe a água pra ferver numa panela – isso mesmo, água pra ferver na panela – e põe a válvula lá dentro.
Quando a água já estiver quente, jogue-a lá dentro da água para você ver: ela imediatamente vai se abrir, deixando então a água ou líquido quente passar para o radiador. Se estiver frio ela fica fechada e não deixa entrar. Então, mergulhe-a e espere alguns segundos que você vai ver, devagarzinho, ela vai se abrindo, e vai te mostrar se ela está funcionando ou não.
Válvula termostática, quando estraga, faz o motor esquentar mesmo. Mas a solução não é jogá-la fora: é substituí-la por uma nova!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Caro Boris,
A cada quantos quilômetros e quantos anos se deve verificar o funcionamento da válvula termostática nesse método de panela com água quente?
Tipo verificar a cada 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer 1º?
Muito obrigado desde já!
Eu aconselharia a fazer o teste a cada 2 ou 3 anos, tempo em que recomenda-se substituir o líquido de arrefecimento. Já que vai mexer, já aproveita e faz o teste.
Andre,
Muito obrigado!