[Vídeo] Start-Stop: e se a bateria estiver fraca? Relaxe, os engenheiros pensaram em tudo!
"Então, em várias dessas situações complicadas para o Start Stop funcionar, o sistema eletrônico sabe e as evita"
"Então, em várias dessas situações complicadas para o Start Stop funcionar, o sistema eletrônico sabe e as evita"
As modernidades eletrônicas cada vez vão tomando mais conta do carro. E muitas delas não são devidamente explicadas para os seus proprietários, para os motoristas que estão com elas no dia a dia.
Eu venho recebendo, muitas vezes, perguntas daqueles que nos acompanham no AutoPapo, a respeito do Start-Stop, aquele sistema que, quando você para o carro, num congestionamento, num semáforo, fica parado alguns segundos, ou um minuto, dois, às vezes, não importa; você para o carro, ele desliga o motor automaticamente. Para quê?
Para reduzir o consumo e também reduzir as emissões. Porque em um minuto parado, dois minutos parado, o carro está funcionando, o motor está rodando, e o carro está parado. E a gasolina, ou etanol, o diesel, vão embora, não é? E mais as emissões.
VEJA TAMBÉM:
Bom, então o Start-Stop é assim: desliga; na hora que você faz menção de arrancar, tirando o pé do freio ou acelerando, cada carro de um jeito, ele interpreta, sabe que você vai querer andar e, automaticamente, liga o motor.
Qual é a pergunta que muitos fazem: “O meu carro não está com a bateria 100% e ele tem um sistema Start-Stop. Ora, se cada vez que eu parar o carro o start-stop desliga e liga o motor, significa que a bateria vai ter que virar o motor de arranque – que é o que mais puxa a corrente da bateria, é o arranque -, e aí? Vou ficar sem minha bateria?” Não!
A eletrônica pensa em tudo, ou melhor, os engenheiros que desenvolveram o Start-Stop pensaram em tudo. Na bateria, por exemplo, quando a carga cai para um certo nível em que ela se torna perigosa, pode deixar você na mão, o Start-Stop automaticamente não funciona: ele evita a pane da bateria.
Mas não é só isso, não. Se você estava com ar condicionado ligado, parou o carro naquele dia de muito sol e a temperatura foi subindo, o start-stop detecta: o sinal ainda pode estar fechado, o trânsito pode estar interrompido, mas ele liga o motor, você faça menção ou não de sair. E, se você abrir uma porta, nem pensar que o ‘Start Stop’ vai continuar, ele imediatamente liga o motor.
Então, em várias dessas situações complicadas para o Start Stop funcionar, o sistema eletrônico sabe e as evita. Pode ficar sossegado!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Golf 1.4 Tsi Mt6 2015 com esse sistema e o sistema funciona perfeitamente, só troquei a bateria 1 vez em Abril de 2018 e de lá para cá tudo perfeito com o carro. O custo da bateria foi 530,00 reais na época.
Mas tem sistema que nao aciona quando a bateria esta fraca porem acusa varias avatias no scanee terminando acionando o modulo de emergencia a partida enecial
Tudo frescura esse tal start stop. O que precisamos é de motores mais eficientes e carros elétricos.
Tenho um compass 2018,desligou no trânsito e não ligou,pane elétrica total. E pane no motorista.
No Sandero Stapway 2019, quando abre a porta se o start-stop estiver atuando, o carro continua desligado e soa um alarme.
Tenho um carro com Start-stop há quatro anos, todo o sistema esta original, inclusive a bateria, e como rodo bastante o consumo fez diferença.
Meu primo é taxista, no caso de taxista ou motorista de app, ou quem dirija mto, o start stop é ruim ? Pq dizem q só dura 1.000.000 de partidas , ou algo do tipo.
Exato, nem pra particular recomendo. Tive uma Uno com esse sistema e realmente dá pane dps de um tempo. Principalmente quem pega mto engarrafamento todo dia.
O sistema da FIAT não era dos melhores quando veio no UNO, já melhorou muito.
É mais uma estratégia das montadoras pra limitar a quantidade de vezes que vc usa o carro, e te obrigar a trocar por um novo antes de dar problema. Botar vida útil no carro com start stop é absurdo, e tem gente que compra.
Isso é mito, sujeito mal informado fica espalhando noticia falsa, igual mecânico que fala que amortecedor só dura 40000 km, e ainda tem gente que acredita
Obrigado pelas respostas queridos.