[VÍDEO] Testamos o Hyundai Creta Ultimate Turbo
Testamos o Hyundai Creta Ultimate com seu novíssimo motor TGDI 1.6 turbo de 193 cv que o deixou mais esperto e econômico
Testamos o Hyundai Creta Ultimate com seu novíssimo motor TGDI 1.6 turbo de 193 cv que o deixou mais esperto e econômico
O Hyundai Creta se tornou um dos SUVs mais vendidos do mercado. Afinal, o modelo agrega bom espaço interno, mecânica confiável, bom lastro da marca e claro, a carroceria de utilitário-esportivo.
Mas o Creta carecia de algumas melhorias, principalmente na motorização da versão topo de linha, Ultimate. Seu bloco 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm de torque não era molenga, mas longe da eficiência da força dos modernos motores turbo.
VEJA TAMBÉM:
Isso sem falarmos do design. O Creta ganhou estilo ousado em 2021. Há quem adore e há quem deteste. Fato é que a própria Hyundai notou que carregou demais no visual e resolveu redesenhar as seções frontal e traseira do SUV.
O resultado ficou bem mais agradável, sem aquela sensação de olhos caídos da linha anterior. A A traseira também recebeu novas lanternas, com moldura que percorre a tampa do porta-malas, sem aquele estilo que dava a impressão de faltar alguma coisa lá atrás.
Mas vamos ao novo Hyundai Creta Ultimate 2025. Além do retoque visual, a principal novidade foi a troca do velho bloco 2.0 pela unidade TGDI 1.6 turbo de 193 cv e 27 kgfm de torque.
O motor deu vida nova ao SUV, uma vez que oferece 30% mais torque e numa rotação muito mais baixa. Toda a força do novo Creta está disponível a partir de 1.700 rpm, enquanto o antigo motor 2.0 entregava seus 20,6 kgfm a elevados 4.700 rpm.
Ou seja, o velho Creta precisa de 3 mil giros a mais por minuto para entregar menos força que o novo Creta. Isso tudo pode ser traduzido em eficiência.
Mas nem tudo são flores, o novo motor 1.6 turbo só pode receber gasolina. Mas a eficiência compensa o uso do combustível mais caro. Segundo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), seu consumo é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 11,9 km/l | 13,5 km/l |
É preciso deixar claro que as referências do Creta 2.0, que testei em 2022, já não são tão vívidas na memória. Mas é impressionante como o novo motor acelera rápido e como as trocas são imediatas.
O Creta Ultimate conta com nova transmissão de dupla embreagem e sete marchas. A caixa deixou muita gente com a pulga atrás da orelha pelo fato de utilizar embreagem seca e não banhada.
E o temor é compreensível, pois os problemas crônicos da transmissão PowerShift, da Ford, (com embreagem a seco) deram e ainda dão muita dor de cabeça aos proprietários. Mas a Hyundai garante que sua caixa é moderna e não dará o mesmo problema. Algo que não podemos aferir em um teste de uma semana.
Mas fato é que o carro é esperto e seu conjunto permite ultrapassagens seguras e muito rápidas. As retomadas também impressionam, nada de o SUV perder fôlego e demorar a ganhar velocidade. Tudo isso faz dele uma delícia ao dirigir.
O pacote de assistências à condução impressiona, com uma fartura de sensores como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de permanência em faixa, monitor de ponto cego, dentre outros recursos que tentam justificar seu preço de R$ 189.990.
Por dentro, o Creta também evoluiu destaque para o no painel com quadro de instrumentos integrado ao multimídia. O novo cluster otimiza uma função do Creta que é a câmera auxiliar de manobra.
Na linha anterior, a projeção da câmera aparecia no “miolo” do velocímetro. Agora, cada um dos mostradores (conta-giros e velocímetro) exibe a câmera de cada lado. Claro que a função não deve substituir a necessidade de conferir os retrovisores antes de cada conversão, mas é um recurso a mais para garantir que nenhum outro veículo esteja vindo na faixa ao lado.
O acabamento agrada, pela qualidade da montagem e os bancos revestidos em couro de tonalidade clara. Mas o melhor são os comandos físicos do ar-condicionado. Parece besteira, mas num mundo em que tudo migrou para tela do multimídia, poder ajustar a climatização, assim como o volume com botões físicos é um grande conforto.
O pacote de conteúdos do Creta Ultimate inclui também:
O espaço interno não sofreu mudanças. O Creta é um SUV que acomoda cinco ocupantes, mas o ideal é levar quatro apenas, sem o quinto elemento comprometendo o conforto de quem viaja atrás. Seu porta-malas oferece 422 litros de volume.
O Creta era um SUV que caiu no gosto do brasileiro por associar o bom nome da marca sul-coreana a um produto bem resolvido. No entanto, era necessário a troca do velho motor aspirado por uma unidade mais moderna, potente e eficiente. Além disso, o tapinha visual deu cara nova ao modelo, literalmente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |