Visão de túnel pode causar acidente de trânsito; entenda como evitar

Senatran ilustra quando o condutor está em alta velocidade e seu campo de visão é afetado, aumentando o risco de sinistros

Shutterstock Visão de túnel parabrisa retrovisor painel central e rua vistos de dentro co veículo
Quanto mais rápido está o veículo, menos o condutor enxerga, especialmente na visão periférica (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 22/08/2025 às 15h00

Não é novidade que conduzir em alta velocidade é a causa de milhares de acidentes todos os dias, mas você sabe na prática porque isso acontece? Além de questões como redução do tempo de reação, maior energia cinética e distância de frenagem, dirigir muito rápido gera o fenômeno conhecido como “visão de túnel”.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Esse efeito pode colocar motoristas em risco prejudicando a sua visão à medida que a velocidade do veículo aumenta. De acordo com especialistas, quanto mais rápido se dirige, mais o campo de visão lateral, a conhecida visão periférica, se reduz, o que dificulta a percepção de pedestres, ciclistas e outros veículos.

VEJA TAMBÉM:

Quanto a velocidade prejudica o campo de visão e causa a visão de túnel?

Para ilustrar e explicar como esse efeito acontece, a Senatran elaborou uma arte que mostra como acontece na prática. Imagine que você está dirigindo a 35 km/h, nessas condições o seu campo de visão é bem amplo chegando a 100º de abertura. Por isso é possível perceber objetos, outros veículos e pessoas que estão ao seu redor, inclusive nas suas laterais.

Mas, quando aumenta para 65 km/h, o campo se reduz para 70º e já fica difícil distinguir o que está ao lado na visão periférica. Em velocidades muito altas, como 130 km/h a visão pode ser ainda mais prejudicada com uma abertura de apenas 30º.

arte ilustrando como visão de túnel funciona reduzindo o campo de visão do condutor
Foto: Senatran | Instagram | Reprodução
Velocidade Campo visual
A: 130 km/h 30º
B: 100 km/h 42º
C: 65 km/h 70º
D: 35 km/h 100°

Nesse caso o seu campo visual é praticamente reduzido a um ‘círculo’ central, que lembra um túnel. Isso compromete ainda mais a avaliação da distância de frenagem e a capacidade de reagir a situações inesperadas na via.

arte de como funciona visão de túnel com campo de visão reduzido e velocimetro
Foto: EPTV | Reprodução

Embora seja a principal causa, a alta velocidade não é a única causa desse fenômeno. Estresse, uso de medicamentos ou drogas também podem desencadear o estreitamento da visão, aumentando a probabilidade de acidentes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário