Viscosidade do óleo: quanto maior, mais esforço do motor
Utilizar lubrificante de motor com viscosidade acima do estabelecido pelo proprietário é jogar dinheiro no lixo
Utilizar lubrificante de motor com viscosidade acima do estabelecido pelo proprietário é jogar dinheiro no lixo
Até eu me assustei quando me falaram que a viscosidade do óleo do motor influi no consumo de combustível. Mas aí eu parei para pensar, tem toda a razão!
Porque o óleo fica entre partes móveis, ali dentro do motor, por exemplo, tem um cilindro e um pistão subindo e descendo. E o que está entre o pistão e o cilindro é óleo, para reduzir o atrito.
VEJA TAMBÉM:
Mas quanto mais viscoso esse óleo, maior o esforço que o pistão tem que fazer para correr ali no cilindro. Isso significa que vai precisar de mais potência do motor para resolver isso daí.
Então, vários automóveis têm a recomendação de dois ou três tipos de óleo para o motor, variando a viscosidade: 0W15, ou 5W20 ou 10W30. Quanto mais baixa a viscosidade, mais fácil das peças se movimentarem e menos combustível será consumido.
E é aí que eu queria chegar! Quando você escolhe, dentre as diversas opções, um óleo com maior viscosidade, não se esqueça – é dinheiro no lixo – você vai estar aumentando o consumo de combustível do seu motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |