Vistoria veicular obrigatória: ‘Isto é uma vergonha’

Entre o risco mecânico e o custo político, a inspeção veicular no Brasil patina há 28 anos em promessas vazias e o risco de taxas abusivas para o motorista

Inspeção veicular controlar são paulo
Em São Paulo, experiência dos motoristas com a vistoria obrigatória foi traumática (Foto: Marcos Santos | USP Imagens)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/01/2026 às 09h00

Mais uma brincadeira de mau gosto com o motorista brasileiro. Recentemente, novos projetos de lei voltaram a tramitar no Congresso com o objetivo de instituir a inspeção veicular obrigatória para veículos com mais de cinco anos. O absurdo começa no fato de que o Código de Trânsito Brasileiro estabeleceu essa obrigatoriedade há quase três décadas (1998). Se a lei existe e é vital, por que nunca saiu do papel?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A resposta reside em um labirinto de interesses econômicos e, principalmente, no receio do custo político.

VEJA TAMBÉM:

O primeiro grande entrave é puramente comercial. É fácil encontrar empresários interessados em montar centros de vistoria em metrópoles como São Paulo ou Rio de Janeiro, onde o fluxo de veículos garante o lucro. Mas quem se habilitaria a abrir uma estrutura dessas em uma cidade pequena do interior, com apenas 50 ou 100 carros?

Sem fila para pagar a taxa, o negócio não fecha, e o serviço simplesmente não chega ao Brasil profundo. Concentrar numa única cidade o fluxo de algumas da região obrigaria o motorista a rodar dezenas ou centenas de quilômetros para atender a vistoria.

Inspeção veicular controlar são paulo
Centros de inspeção teriam demanda apenas em grandes cidades (Foto: Marcos Santos | USP Imagens)

O segundo ponto é socialmente explosivo. Imagine o impacto de uma inspeção rigorosa para o trabalhador que depende de um carro antigo para chegar ao emprego. Muitas vezes, o laudo técnico exige reparos que custam R$ 12 mil em um veículo que vale R$ 5.000. Na prática, a inspeção obrigaria o sucateamento imediato de milhões de automóveis. Pergunta-se: qual político teria a coragem de assinar uma medida que deixaria milhões de brasileiros a pé, especialmente em anos eleitorais?

Distorções

Há ainda a questão técnica das emissões, que beira o ridículo. Nossa gasolina já conta com 30% de etanol, mas os parâmetros oficiais do Inmetro ainda se baseiam em uma mistura de 22%. Somado a isso, temos o grave problema dos combustíveis adulterados que infestam os postos. Como exigir que o motorista seja aprovado em um teste de emissões se o Estado permite que seu tanque seja abastecido num posto de honestidade duvidosa?

Para o governo, é cômodo criar a regra, mas a conta recai sempre no bolso do cidadão. Já pagamos o IPVA e, de forma vergonhosa, continuamos pagando taxas de licenciamento por um documento que nós mesmos imprimimos em casa. É uma “imundicie” burocrática difícil de engolir.

Segurança não é luxo, é dever

inspeção bmvs

Não se engane: a inspeção veicular é urgente. É necessário tirar de circulação os “BMVs” — as famosas “Brasílias Meio Velhas” — que rodam caindo aos pedaços, sem freios, sem iluminação e expelindo uma fumaça densa de gases poluentes. Carros sem manutenção não apenas poluem; mas ameaçam a integridade alheia, quebram, travam o trânsito e matam.

A inspeção é mais que necessária, mas não por meio de projetos de lei vazios e emendas que não atacam a raiz do problema. Precisamos de um sistema que funcione, seja justo e que não sirva apenas como mais uma engrenagem de arrecadação. Enquanto ficarmos no teatro político, continuaremos reféns da insegurança nas vias.

Como diria o clássico bordão do meu xará Boris Casoy: “isto é uma vergonha”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Carlos 24 de janeiro de 2026 O seu comentário está aguardando moderação.

Mais um caça níquel para.os governos tirar do cidadão. Roubalheira atrás de Roubalheira. País de corruptos. Governo somente ora extorquir o cidadão.

Avatar
Francisco Regis 24 de janeiro de 2026

Esse deputado do PSD SP, ganha dinheiro fácil e pode trocar de carro todo ano, só lembrando que ele é o enfrentante do projeto

Avatar
Ricardo Lima 24 de janeiro de 2026

São tão assaltantes quanto os meliantes q não cansam de nos roubar na rua , aliás até pior por que neste caso a gente não tem nem direito de reagir a tal assalto. É ladrão demais neste país , meu Deus , isso nunca vai achar . Acorda meu povo! A eleição está na porta. Gravem o nome dessa corja e tirem esses lixos do poder.

Avatar
Vitor 24 de janeiro de 2026

Porque não colocam Inpeções Anuais na RODOVIAS ? Rodovia que estiver buraco e mau sinalizada o Estado leva multa. Do adianta veiculo novo se as estradas o danificam ?

Avatar
Roberto 24 de janeiro de 2026

Não tenho mais nada a acrescentar, foi cirúrgico

Avatar
Adao 24 de janeiro de 2026

Brasileiro é saquiado de todo lado,

Avatar
Jose Eduardo cesar Azevedo 24 de janeiro de 2026

Seria um retrocesso, congresso inimigo do povo. Posso ter um carro usado mais ser responsável com a manutenção, a já altíssimas carga tributária que somos submetidos a pagar não me permite comprar um carro zero quilômetros a vista e parcelado não estou disposto a deixar os bancos mais ricos.

Avatar
Deixe um comentário