Você sabe quanto um motorista de aplicativo ganha?
Estudo mostra a receita, os gastos fixos e a média salarial líquida dos condutores cadastrados em aplicativos em 10 capitais brasileiras
Estudo mostra a receita, os gastos fixos e a média salarial líquida dos condutores cadastrados em aplicativos em 10 capitais brasileiras
Em março deste ano, o presidente Lula assinou a proposta de Projeto de Lei Complementar 12/24 que regulamenta o trabalho de um motorista de aplicativo. Existem ainda outros projetos na Câmara dos Deputados que discutem e propõem outras soluções para essa questão. Mas, afinal, você sabe quanto um desses condutores cadastrados em plataformas como Uber ou 99 ganha?
Uma plataforma para motoristas de aplicativos de mobilidade chamada Stop Club realizou um levantamento que mostrou a média de quanto esses profissionais ganham. Essa análise foi feita nas 10 capitais que possuem mais usuários do aplicativo. De acordo com esses dados, os condutores do sudeste conseguem uma quantia maior.
VEJA TAMBÉM:
O valor informado pelo Stop Club é estimado a partir de dados fornecidos pelos próprios usuários da plataforma. O valor final, o salário líquido, é calculado a partir do valor bruto que recebem, subtraindo os gastos que incluem combustível, IPVA, manutenção.
Dentro da própria plataforma, o motorista pode utilizar uma calculadora que separa gastos e ganhos, facilitando o cálculo dos resultados. Segundo o aplicativo, foi usada uma amostra de 42 mil pessoas que inseriram informações entre novembro de 2023 a junho de 2024.
Há também outras variáveis que não foram consideradas no levantamento, mas que devem ser levadas em conta, como aluguel de carros, duração do expediente ou número de corridas de cada condutor, alimentação, entre outros. Tudo isso pode alterar o valor líquido final que o motorista recebe.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Outra variável que não foi considerada foi como autônomo decidir contribuir com o INSS e o desconto do Imposto de Renda- IR.