A marca alemã parece gostar muito de jogar bola e vem fazendo referências ao nobre esporte bretão desde os anos 80
A Volkswagen e a CBF anunciaram que a marca alemã é a nova patrocinadora das seleções brasileiras de futebol masculino e feminino. Junto disso foi confirmado que será lançada uma edição especial de algum carro celebrando o fato.
Nos últimos anos a Volkswagen patrocinou grandes eventos nacionais, como o carnaval do Rio de Janeiro, o Rock In Rio, a Festa do Peão de Barretos e o The Town. Todos foram acompanhados de edições especiais em sua linha de carros.
VEJA TAMBÉM:
Porém a relação da VW com o futebol é bastante tradicional. Isso rendeu até algumas edições que são procuradas até hoje pelos fãs. Vamos relembrar algumas do Brasil e do mundo.










A Volkswagen já nomeou o Gol com temática de futebol, portanto foi natural que sua primeira edição especial seja relacionada com o esporte. Ela foi a Copa, que veio em 1982 para celebrar o campeonato realizado na Espanha.
Para a maioria dos fãs da marca essa versão é considerada a melhor edição especial que ela já fez no Brasil. O primeiro Gol Copa veio com rodas de liga leve do Passat, faixa preta na tampa do porta-malas, manopla do câmbio simulando uma bola de futebol, faróis de neblina e adesivo no vidro traseiro com o nome da versão.




A edição Copa foi reeditada em 1994, para a Copa do Mundo dos EUA. Dessa vez com base no CL 1.6 AP, que agregava o aerofólio do GTi, lanternas fumê, vidros verdes, calotas plásticas e retrovisores na cor da carroceria.
A terceira e última edição Copa do Gol veio em 2006, quando o evento foi realizado na Alemanha. O carro trazia pintura amarela, motor 1.6 flex AP, rodas de liga leve e grade pintada em preto. Esse estilo foi muito copiado na época pelos donos de outras versões.
Depois dessas três versões a Volkswagen não fez mais a versão Copa e passou a usar o nome Seleção.








A Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e na Coreia do Sul, foi a última em que o Brasil foi campeão. A Volkswagen homenageou esse evento com o Gol, mas esse modelo não é tão lembrado quanto o pentacampeonato.
O nome usado dessa vez foi Sport, com um emblema que trazia alusão aos países que sediaram a Copa do Mundo. O motivo da mudança era uma regra do evento, que só permitia usar “Copa” em produtos de empresas patrocinadoras.
A base para o Gol Sport era o modelo 1.0 16v, que na época era o mais potente do segmento. Ele recebia faróis de máscara negra, CD-player, aerofólio, calotas do Santana, faróis de neblina e lanternas fumês. Opcionalmente o comprador podia escolher pela pintura amarela da versão Turbo, alarme, airbag duplo, ar-condicionado, rodas de liga leve do GTI e regulagem elétrica dos retrovisores.








Em 2010 a Volkswagen passou a patrocinar a seleção brasileira de futebol e celebrou isso com o Gol Seleção. A edição veio para acompanhar a Copa do Mundo realizada na África do Sul.
O carro trazia o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) bordado nos bancos dianteiros, pintura azul escuro, rodas de liga leve e faróis de neblina. O motor era o 1.0 8v.
















A edição Seleção foi reeditada em 2013, um ano antes da Copa do Mundo ser realizada no Brasil. Dessa vez ela veio para o Gol, o Voyage e o Fox, com mais detalhes exclusivos.
Dessa vez o escudo da CBF vinha nos para-lamas e o tecido dos bancos tinha relevos hexagonais em alusão a uma bola de futebol. O Gol e o Fox usavam rodas de liga leve exclusivas e apenas o Gol podia vir com pintura amarela.
Como a Volkswagen voltou a patrocinar a seleção brasileira, essa edição é a mais cotada para voltar. O fabricante que patrocina a Copa de 2026 é a Hyundai.






A Volkswagen é uma marca alemã e não perderia a chance de ser patrocinadora da Copa do Mundo de 2006, realizada em sua terra natal. Aqui ela celebrou com o último Gol Copa, na Europa ela fez a edição Goal — “gol” em inglês.
O grande diferencial da edição Goal era trazer a pintura Copper Orange Metallic, exclusiva para o modelo. O pacote de equipamentos trazia de série vários itens que eram opcionais, como rodas de liga leve, ar-condicionado, CD-player, sensor de ré, bancos aquecidos, cruise control, aquecedor no esguicho do para-brisa, lavador dos faróis e luzes de neblina.
A Volkswagen fez uma nova edição da Copa do Mundo na Europa em 2010, com a linha Team. Dessa vez os agraciados foram o Golf, o Polo, o Golf Plus, o Tiguan e o Scirocco. Dessa vez o modelo tinha como benefícios os descontos nos pacotes de opcionais e condições especiais de financiamento.










A CBF não é a única confederação de futebol patrocinada pela Volkswagen, a marca possui uma parceria com mais de 10 anos com a francesa Fédération Française de Football (FFF). Para celebrar isso foram feitas 23 unidades do ID.4 Edition Limitée FFF.
O carro traz uma decoração cheia de referências a bandeira francesa. A pintura é branca. com listras azuis e vermelhas na coluna C, na grade e na tampa do porta-malas.
A logo da FFF aparece nos para-lamas e na plaqueta instalada no console central, que traz o número da unidade. Ele é baseado no ID.4 Pro Life Max, o modelo de maior autonomia que pode rodar até 550 km com uma carga.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|