Volkswagen confirma Polo Track, de entrada: Gol e Fox vão sair de linha?
Com a reestilização da linha Polo, prevista para 2021, fabricante deverá manter uma configuração mais despojada, com visual antigo
Com a reestilização da linha Polo, prevista para 2021, fabricante deverá manter uma configuração mais despojada, com visual antigo
O diretor financeiro global da Volkswagen, Alexander Seitz, confirmou que a empresa produzirá uma versão de entrada do Polo, batizada de Track. Durante uma apresentação para investidores nesta quarta-feira (17), o executivo disse ainda que a novidade ocupará o posto de carro de entrada da marca. Essa notícia coloca em xeque o destino dos dois produtos mais acessíveis do fabricante atualmente: o Gol e o Fox.
Com a chegada do novo modelo, ambos devem sair de linha, pois ainda usam uma plataforma antiga, enquanto o Polo está alinhado com a gama mais moderna da marca, utilizando a MQB.
VEJA TAMBÉM:
A gama Polo passará por uma reestilização global no segundo semestre deste ano. Inicialmente, o hatch será apresentado na Europa: a chegada ao Brasil deve ocorrer somente em meados de 2022. É justamente nesse período que a Volkswagen deve lançar o Polo Track, mantendo o visual antigo e a motorização 1.0 MPI.
Assim, a linha terá versões com diferentes visuais, como já ocorreu com o Gol no passado: o Polo Track, de entrada, manterá o design atual, enquanto as demais configurações adotarão o facelift. Por outro lado, Gol e Fox devem sobreviver somente por cerca de um ano, até o lançamento do novo modelo. Já o destino do up! está traçado: com vendas em constante queda, o fabricante já anunciou que ele sairá de linha nas próximas semanas.
O Polo Track já havia sido antecipado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, onde o modelo será fabricado. Atualmente, a planta da Volkswagen naquela localidade ainda não produz nenhum veículo baseado da plataforma MQB: essa é a arquitetura de praticamente toda a gama atual da marca, com exceção justamente de Gol, Fox e up!. Os investimentos na unidade paulista estão incluídos em um pacote anunciado em 2017.
No ano passado, no início da crise provocada pela pandemia, o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo di Si, anunciou o congelamento de todos os projetos locais da multinacional. Embora não tenha especificado quais seriam esses novos produtos, pelo menos um deles seria a próxima geração do Gol: ela também se basearia na plataforma MQB, mas teria padrão de construção mais simples que o do Polo.
Por enquanto, ainda não há informações sobre o descongelamento desse projeto. Mas isso poderá ocorrer, dependendo da recuperação do mercado. O caso é que, enquanto a situação não se resolve, é possível que a Volkswagen mude os próprios planos: em vez de um novo Gol, o desenvolvimento talvez se volte a outro modelo, como um SUV compacto de entrada, para dividir a linha de montagem de Taubaté com o Polo Track.
Atualmente, os preços das versões de entrada dos dois modelos não estão distantes: isso que indica que há viabilidade de uma redução de equipamentos e, consequentemente, de custos para o Polo, de modo a colocá-lo com valor ainda mais próximo ao do Gol, que parte hoje de R$ 57.030. Já o Polo custa a partir de R$ 63.490. Por sua vez, o Fox está no meio do caminho, com valor de entrada de R$ 58.190.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu gostaria de saber se, mesmo saindo de linha, se vai haver peça de reposição para o FOX. Tenho um há mais de 11 anos, sempre revisado e “carro de garagem” .. com apenas 62 mil km. Carro super bom .. motor VW imbatível, a meu ver … Se o FOX sair de linha, mas CONTINUAR TENDO PEÇA DE REPOSIÇÃO, não há motivo nenhum para trocar de carro. A gente muda de carro, o seguro triplica, o IPV quadruplica, a revisão aumenta …. A indústria deixa o cliente na mão e não está nem aí. Quem deveria vigiar pra evitar isso, não está nem aí para o cliente … Quero manter meu FOX, sempre bem cuidado e que me atende super bem. Carrinho que voa
Até hoje só tive vw gol, se a vw encerrar o gol eu mesmo vou adquirir um onix plus pra mim, polo é sem graça, derivado do gol, engenheiro da vw não faz faculdade faz ensino médio e olha lá ainda.
já tive 4 carros gol e estou a procura para comprar o quinto ruim se sai de linha.
Muito.triste. Gol sair. De. Linha polo. Era. Para ser Gol. Muito. Parecidos já. Tive. 5. Gol tinha. Q. Muda. Mas. Sai. De. Linha
afinal, fox vai mesmo sair de linha? q pena, gosto muito!
A VW demorou pra tirar o Gol e o Voyage de linha e incluir a Saveiro na família Polo.
Falta de respeito é não evoluir e manter o Gol.
Polo é perfeito e assumindo como carro de entrada só tem a somar para a marca.
A Saveiro derivada da família Polo vai dar um banho na concorrente.
VW – evoluir sempre!
Nós Brasileiros temos o gol como um carro de referência no mercado, não vejo razão pra VW tirar de linha, isso seria uma falta de respeito com o consumidor brasileiro.
GOL É CARROCA TEM QUE SAIR LOGO ESSE LIXO.
Infelizmente já chegou a hora do Gol. Quase todo Brasileiro nascido apartir da década de 60 teve ou tem alguma história com o modelo. Com certeza deixou sua marca que possivelmente não será superada, como mais vendido e mais exportado. Assim como o Opala vai virar lenda, porém em sua despedida ao invez de carreata em frente a fábrica, vai ter um agradecimento individual em pensamento.