Volkswagen Polo Track ou MPI? Veja qual é melhor para você

O novo Volkswagen Polo Track veio para substituir o Gol, mas seu maior rival acaba sendo o modelo MPI que custa R$ 4.500 a mais e traz itens importantes

volkswagen polo track 2023 prata pardo em rua de paralelepipedos
Nova versão é R$ 4.500 mais barata, mas vale a pena? (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 21/02/2023 às 09h02

Muitos achavam que o Volkswagen Polo perderia a opção do motor 1.0 aspirado com a chegada do modelo de entrada Track, mas isso não ocorreu. Hoje temos duas versões do hatch compacto com a mesma motorização e separados por apenas R$ 4.500.

Mas afinal, vale a pena economizar essa cifra para levar o Polo Track ou a diferença fica pequena frente às vantagem da versão mais cara? É o que veremos a seguir nesse rápido comparativo entre o sucessor do Gol e o Polo MPI.

Versão Preço
Polo Track  R$ 79.990
Polo MPI  R$ 84.490

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Mesmo motor, muda a suspensão

O motor 1.0 aspirado de três cilindros da Volkswagen estreou com o Up no Brasil. Hoje ele produz 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina a 6.450 rpm. O torque é de 10,3 kgfm com o combustível vegetal e 9,6 kgfm com o derivado de petróleo, a 3.000 rpm.

Esse motor aliado ao câmbio manual MQ200 formam um belo conjunto, o torque máximo em rotação mais baixa torna a condução urbana mais agradável que nos antigos 1.0 de quatro cilindros. Porém na estrada é preciso esticar as marcas para poder desenvolver.

No Polo Track a aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em 13,4 segundos, 0,1s mais rápido que o MPI. Uma diferença irrisória no mundo real, já que ambos compartilham relações de marcha e pneus.

O que muda mecanicamente entre os modelos é a suspensão: Polo Track traz vão livre 1,6 cm maior. Essa mudança não muda a boa estabilidade do compacto, mas em toda a linha 2023 do Polo veio um ganho em conforto devido aos amortecedores novos.

Uma mudança técnica do Track em relação ao resto da linha é prender as rodas com quatro parafusos no lugar de cinco. Na prática isso muda nada, já que cinco parafusos soam como excesso de zelo para um 1.0.

O Polo MPI tem uma leve vantagem no consumo. O responsável por isso deve ser a suspensão mais baixa, que traz uma vantagem em aerodinâmica. Confira abaixo a tabela de consumo segundo o padrão do Inmetro:

Versão Consumo urbano Consumo rodoviário
Polo Track 13,5 km/l (G) 9,3 km/l (E) 15 km/l (G) 10,5 km/l (E)
Polo MPI 13,8 km/l (G) 9,5 km/l (E)  15,5  km/l (G) 10,9 km/l (E)

Polo MPI traz equipamentos que fazem falta no Track

É aqui que a decisão de economizar, ou não, os R$ 4.500 será feita de verdade. Nesse primeiro momento o Polo Track será vendido já equipado com rádio, quatro alto-falantes e volante multifuncional, mas adiante poderá ser adquirido sem esses itens por um valor R$ 900 menor.

De série o modelo de entrada já traz direção com assistência elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, quatro airbags, assistente de partida em rampa, vidros elétricos na dianteira (sem one touch), travas elétricas e monitor da pressão dos pneus.

O Polo MPI adiciona a esse pacote a central multimídia Composition Touch, faróis em LED, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, revestimento das portas em tecido, alarme, vidros elétricos na dianteira com função one touch e sistema antiesmagamento.

Ambos pecam em não oferecer itens de conforto básicos que vêm na concorrência, como o ajuste da coluna de direção em altura e profundidade, retrovisores com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido e vidros elétricos na traseira.

Mais bonito e mais equipado

volkswagen polo mpi 2023 interior painel
Central multimídia traz espelhamento via cabo

Por fim, existem as diferenças estéticas: o Polo Track traz calotas pintadas em preço brilhante, maçanetas e retrovisores em plástico sem pintura, faróis mais simples e oferece apenas as cores preto, prata, cinza e branco. Quem quiser um tom mais vivo terá que ir no MPI, que oferece o vermelho metálico.

A diferença de R$ 4.500 parece pequena diante de itens como a central multimídia e os faróis em LED do Polo MPI. Por isso, o Polo Track ser mais focado nas vendas diretas ou para moradores de cidades do interior onde a suspensão mais alta fará diferença.

Ambos trazem em comum o bom espaço interno, entre os maiores da categoria e comparável com alguns carros médios. O porta-malas comporta 300 litros no padrão VDA.

Fotos: Volkswagen | Divulgação

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