Saveiro Pepper CE 1.6: confira preço, desempenho e equipamentos
Picape baseada na versão Highline tem preço de R$ 67.810; são somados ao modelo acabamentos e opcionais esportivos
Picape baseada na versão Highline tem preço de R$ 67.810; são somados ao modelo acabamentos e opcionais esportivos
Desde que as picapes passaram a ser utilizadas também como carro de passeio, fabricantes se esmeram para antecipar tendências de estilo e de customização para vender mais. A Volkswagen Saveiro Pepper não é diferente.
A linha Pepper (“pimenta” em inglês) abrange, além da compacta, os modelos Fox e up!. A receita simples vai desde adesivo nas laterais, interior forrado em preto, capa superior dos retrovisores na cor vermelha, friso vermelho na grade frontal, contornos vermelhos nas saídas de ar do painel, até costuras e arremates em vermelho nos bancos forrados em couro sintético e no volante.
A Saveiro Pepper é baseada na configuração Highline, a topo de linha, com motor 1.6 de oito válvulas. A Saveiro é derivada do Gol e carrega qualidades e pecados do carro que lhe deu origem. Mesmo em um projeto de anos, as linhas da carroceria são agradáveis.
A Saveiro Pepper tem preço sugerido de R$ 67.810. Os opcionais são o teto preto sólido (R$ 1.400) e o módulo navegação (R$ 2.690), que inclui câmera de ré, Discover Media com tela tátil, Bluetooth, comando de voz, navegação e App-Conect. Preço total: R$ 71.900.
Como se trata de versão topo de linha, a lista de equipamentos de série inclui:
A parte frontal da Saveiro Pepper é bem dividida e equilibrada, com a grade no centro, e faróis retangulares proporcionais. Auxiliares de neblina estão nas extremidades da entrada de ar harmonizando o conjunto. Beleza pesa na escolha do carro.
Linha de cintura alta e ascendente no sentido da traseira. Esse estilo invocado prejudica a visibilidade. Vê-se muito pouco pelo retrovisor interno por conta da elevação da caçamba.
Tampa traseira da Saveiro Pepper é leve e fácil de abrir por meio do logotipo no centro da tampa. Caçamba tem iluminação e capota marítima é de fácil manuseio.
Há também proteção da cabine para transporte de carga alta. Estepe embaixo fica muito exposto e é fácil de ser furtado. Isso significa estacionar sempre em local seguro para evitar dissabor.
Internamente, a Saveiro Pepper é o Gol. Painel renovado de plástico duro, de aspecto aceitável, e bastante limpo. Sem rebuscamento, que é a nova linguagem das marcas do Grupo Volkswagen no mundo.
Atrás dos bancos há bom espaço para volumes médios e pequenos, como bolsas e malas para viagem. Fabricante declara capacidade de 300 litros. Vantagem da cabine estendida, mas perde espaço na caçamba.
Quadro de instrumentos bastante legível, todos de bom tamanho e com o pouco lembrado indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Substituído em muitos modelos pela luz espia, que quando acende (na maioria das vezes) o prejuízo está consumado.
Incomoda muito o facho curto do farol com caçamba vazia, que obriga o motorista a lampejar o alto para poder enxergar um pouco mais à frente na estrada. O farol não tem nenhum tipo de regulagem.
Mesmo na melhor posição de dirigir, o pedal da embreagem fica afastado, exigindo esforço da musculatura da perna. Falha ergonômica.
Bancos são esportivos com abas laterais nos encostos e há regulagem de altura para o motorista. Volante multifuncional, com comandos de som e telefonia, tem ótima pega e é forrado em material rugoso de couro que evita deslizamento das mãos.
A coluna de direção da Saveiro Pepper 1.6 CE tem apenas regulagem de altura. A assistência da direção é hidráulica. Porém, muito bem calibrada. Leve em baixa e com peso suficiente em alta. Incomoda o diâmetro de giro grande (12,4 m), exigindo mais manobras ao estacionar em espaço menor.
Retrovisores externos bicolores com luzes de sinalização no meio inferior têm bom campo visual.
O câmbio tem engates curtos, precisos e macios. Mas, na unidade avaliada, o trambulador fez barulho.
O motor 1.6 com cabeçote simples (duas válvulas por cilindro) tem potência e torque razoáveis para os 1.053 kg da Saveiro.
A diferença de desempenho do álcool para gasolina é praticamente imperceptível, com apenas 3 cv e 0,02 kgfm a mais no etanol.
As acelerações são vigorosas, mas falta fôlego nas retomadas (ultrapassagens) na estrada. Na cidade, a Saveiro fica muito agradável de dirigir, com torque máximo a 2.500 rpm, pois tem agilidade o tempo todo.
O rodar da Saveiro Pepper é bem parecido com o de automóvel em piso liso, sendo duro, com caçamba vazia, sobre remendos de asfalto e costelas. Pneus são para asfalto. Nada de uso misto.
O comportamento dinâmico de automóvel acaba quando a traseira escapa em superfície irregular e, mais uma vez, com caçamba vazia. É por isso que caminhonete roda melhor com peso na caçamba. A da Saveiro é totalmente forrada e tem ganchos para prender carga eventual. O estorvo do tanquinho de partida a frio permanece.
Segundo a Volkswagen, a Saveiro é a picape compacta mais vendida diretamente aos consumidores. A líder Fiat Strada tem melhor desempenho nas vendas indiretas, aquelas para pessoa jurídica (produtor rural, frotista, entre outros).
Componente | Característica |
---|---|
Motor | quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, flex |
Potência | 104 cv (etanol)/101 cv (gasolina) a 5.250 rpm |
Torque | 15,6 kgfm (etanol) e 15,4 kgfm (gasolina) a 2.500 rpm |
Transmissão | manual de cinco velocidades, tração dianteira |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica |
Freios | Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira |
Suspensão | Independente na dianteira e eixo de torção na traseira |
Rodas/ Pneus | 6×15" de liga leve/ 205/60 R15 |
Peso da Saveiro Pepper | 1.053 kg |
Carga útil (passageiros mais bagagem) | 687 kg |
Dimensões | 4,47 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,52 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos |
Altura do solo | 19,7 cm |
Caçamba da Saveiro Pepper | 734 litros |
Velocidade máxima | 173 km/h (etanol)/ 171 km/h (gasolina) |
0 a 100 km/h | 10,8 segundos (e)/ 11,2 segundos (g) |
Consumo: 7,5 km/l (e) e 8,8 km/l (g) na cidade | 10,9 km/l (a) e 12,8 km/l (g) na estrada |
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