Volkswagen Saveiro Pepper CE 1.6

Firulas apimentadas

Por Paulo Eduardo13/09/17 às 10h18

Desde que as picapes passaram a ser utilizadas também como carro de passeio fabricantes se esmeram para antecipar tendências de estilo e de customização para vender mais. A linha Pepper (“pimenta” em inglês) abrange além da compacta Saveiro, Fox e up!. A receita simples vai desde adesivo nas laterais, interior forrado em preto, capa superior dos retrovisores na cor vermelha, friso vermelho na grade frontal, contornos vermelhos nas saídas de ar do painel, e ainda costuras e arremates em vermelho nos bancos forrados em couro sintético, e no volante. Há ainda como opcional a pintura externa do teto da cabine na cor preta. Custa R$ 1.400. E é sólida.

A versão Pepper é baseada na Highline, a topo de linha, com motor 1.6 de oito válvulas. A Saveiro é derivada do Gol e carrega qualidades e pecados do carro que lhe deu origem. Mesmo em um projeto de anos, as linhas da carroceria são agradáveis. A parte frontal bem dividida e equilibrada, com a grade no centro, e faróis retangulares proporcionais. Auxiliares de neblina estão nas extremidades da entrada de ar harmonizando o conjunto. Beleza pesa na escolha do carro.

VW Saveiro Pepper

Linha de cintura alta e ascendente no sentido da traseira. Esse estilo invocado prejudica a visibilidade. Vê-se muito pouco pelo retrovisor interno por conta da elevação da caçamba. Tampa traseira é leve e fácil de abrir por meio do logotipo no centro da tampa. Caçamba tem iluminação e capota marítima é de fácil manuseio. Há também proteção da cabine para transporte de carga alta. Estepe embaixo fica muito exposto e é fácil de ser furtado. Isso significa estacionar sempre em local seguro para evitar dissabor.

VW Saveiro Pepper

Internamente, a Saveiro é o Gol. Painel renovado de plástico duro, de aspecto aceitável, e bastante limpo. Sem rebuscamento, que é a nova linguagem das marcas do Grupo Volkswagen no mundo. Atrás dos bancos há bom espaço para volumes médios e pequenos, como bolsas e malas para viagem. Fabricante declara capacidade de 300 litros. Vantagem da cabine estendida, mas perde espaço na caçamba. Quadro de instrumentos bastante legível, todos de bom tamanho e com o pouco lembrado indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Substituído em muitos modelos pela luz espia, que quando acende (na maioria das vezes) o prejuízo está consumado. Incomoda muito o facho curto do farol com caçamba vazia, que obriga o motorista a lampejar o alto para poder enxergar um pouco mais à frente na estrada. O farol não tem nenhum tipo de regulagem.

VW Saveiro Pepper

Mesmo na melhor posição de dirigir, o pedal da embreagem fica afastado, exigindo esforço da musculatura da perna. Falha ergonômica. Bancos são esportivos com abas laterais nos encostos e há regulagem de altura para o motorista. Volante multifuncional, com comandos de som e telefonia, tem ótima pega e é forrado em material rugoso de couro que evita deslizamento das mãos.  A coluna de direção tem apenas regulagem de altura. A assistência da direção é hidráulica. Porém, muito bem calibrada. Leve em baixa e com peso suficiente em alta. Incomoda o diâmetro de giro grande (12,4 m), exigindo mais manobras ao estacionar em espaço menor.

VW Saveiro Pepper

Retrovisores externos bicolores com luzes de sinalização no meio inferior têm bom campo visual. O câmbio tem engates curtos, precisos e macios. Mas, na unidade avaliada, o trambulador fez barulho. O motor 1.6 com cabeçote simples (duas válvulas por cilindro) tem potência e torque razoáveis para os 1.053 kg da Saveiro. A diferença de desempenho do álcool para gasolina é praticamente imperceptível, com apenas 3 cv e 0,02 kgfm a mais no etanol. As acelerações são vigorosas, mas falta fôlego nas retomadas (ultrapassagens) na estrada. Na cidade, a Saveiro fica muito agradável de dirigir, com torque máximo a 2.500 rpm, pois tem agilidade o tempo todo.

VW Saveiro Pepper

O rodar é bem parecido com o de automóvel em piso liso, sendo duro, com caçamba vazia, sobre remendos de asfalto e costelas. Pneus são para asfalto. Nada de uso misto. O comportamento dinâmico de automóvel acaba quando a traseira escapa em superfície irregular e, mais uma vez, com caçamba vazia. É por isso que caminhonete roda melhor com peso na caçamba. A da Saveiro é totalmente forrada e tem ganchos para prender carga eventual. O estorvo do tanquinho de partida a frio permanece.

A Saveiro Pepper tem preço sugerido de R$ 67.810. Os opcionais são o teto preto sólido (R$ 1.400) e o módulo navegação (R$ 2.690), que inclui câmera de ré, Discover Media com tela tátil, Bluetooth, comando de voz, navegação e App-Conect. Preço total: R$ 71.900. Como se trata de versão topo de linha, a lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, capota marítima, forração em couro e alarme, entre outros.

Segundo a Volkswagen, a Saveiro é a picape compacta mais vendida diretamente aos consumidores. A líder Fiat Strada tem melhor desempenho nas vendas indiretas, aquelas para pessoa jurídica (produtor rural, frotista, entre outros).

VW Saveiro Pepper

Ficha técnica

Motor: quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, flex

Potência: 104 cv (etanol)/101 cv (gasolina) a 5.250 rpm

Torque: 15,6 kgfm (etanol) e 15,4 kgfm (gasolina) a 2.500 rpm

Transmissão: manual de cinco velocidades, tração dianteira

Direção: tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Freios: Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão: Independente na dianteira e eixo de torção na traseira

Rodas/ Pneus: 6×15” de liga leve/ 205/60 R15

Peso: 1.053 kg

Carga útil (passageiros mais bagagem): 687 kg

Dimensões: 4,47 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,52 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos

Altura do solo: 19,7 cm

Caçamba: 734 litros

Velocidade máxima: 173 km/h (etanol)/ 171 km/h (gasolina)

0 a 100 km/h: 10,8 segundos (e)/ 11,2 segundos (g)

Consumo: 7,5 km/l (e) e 8,8 km/l (g) na cidade; 10,9 km/l (a) e 12,8 km/l (g) na estrada

VW Saveiro Pepper
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário