Volkswagen Taos aposta em espaço e segurança para enfrentar o Compass
SUV médio chega ao mercado no segundo trimestre: ele promete ser o principal lançamento da marca alemã em 2021
SUV médio chega ao mercado no segundo trimestre: ele promete ser o principal lançamento da marca alemã em 2021
O Volkswagen Taos já tem período certo para chegar ao mercado brasileiro: será lançado no segundo trimestre deste ano. O modelo, que tem porte médio e foi desenvolvido com a finalidade de concorrer com o Jeep Compass, é a maior novidade da marca alemã para 2021.
VEJA TAMBÉM:
A Volkswagen promete que o Taos será um dos SUVs mais espaçosos do segmento. O porta-malas tem498 litros e, embora o fabricante não tenha revelado as medidas internas, promete acomodações folgadas para cinco ocupantes.
A julgar pelas dimensões externas, o Taos deve sim, ser espaçoso. O modelo tem 2,680 m de entre-eixos, 1,841 m de largura e 4.461 m de comprimento, além de 1,626 m de altura. Todas as medidas são superiores às do Jeep Compass, especialmente o volume do porta-malas: no concorrente, são 410 l. Já a capacidade do tanque de combustível é de 51 litros.
Não deverá existir opção de tração integral, o que restringirá uso off-road: ainda assim, a Volkswagen afirma que o Taos está apto a algumas aventuras. O vão livre do solo chega a 246 mm, com ângulo de entrada de 19°, ângulo de saída 26,3° e ângulo de rampa de 20,1°. Isso faz com que o modelo seja classificado como SUV pelo Inmetro. O conjunto de rodas de 18 polegadas com pneus 215/55 R18, porém, parece mais apto ao asfalto mesmo.
O Taos é o quarto integrande de uma ofensiva de SUVs que a Volkswagen preparou ára o mercado brasileiro. Ele será posicionado entre o T-Cross e Tiguan Allspace tanto em porte quanto em preço. Abaixo de todos esses modelos, há ainda o Nivus.
Os preços do Taos ainda não foram divulgados pela Volkswagen, tampouco o leque de versões. Porém, seguindo essa premissa de posicionamento entre T-Cross e Tiguan Allspace, nosso palpite é que os valores ficarão entre R$ 130 e R$ 150 mil.
O design é típico do fabricante alemão, com linhas discretas e funcionais. O maior destaque, nesse sentido, é a grade dianteira com um filete luminoso, como nos veículos elétricos da linha ID. A julgar pelos comentários dos leitores do AutoPapo em outras matérias sobre o SUV, esse elemento deve dividir opiniões.
Por dentro, o atrativo do Volkswagen Taos deve ser a conectividade. No painel, há a conformação que o fabricante passou a chamar de ‘ilha digital’, com duas telas de 10 polegadas cada. Uma delas mostra os instrumentos do painel, que são configuráveis; do lado, há a central multimídia VW Play, com direito a loja de aplicativos e HD interno de 10 GB.
Na parte mecânica, o maior diferencial do Volkswagen Taos fica por conta da suspensão traseira independente, com arquitetura multilinlk. O conjunto dianteiro, como de praxe, é do tipo McPherson.
No mais, o SUV traz motor e câmbio já bastante conhecidos: sob o capô, há a tradicional unidade 1.4 turbo que o fabricante chama de 250 TSI, capaz de gerar 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Associado a ela, há uma caixa automática de seis marchas, com borboletas para trocas sequenciais no volante.
Essa mecânica vai equipar todas as versões, ao menos inicialmente. A Volkswagen afirma que o Taos é leve para seu porte, com apenas 1.420 kg: assim os números seriam suficientes para acelerar de zero a 100 km/h em 9,3 segundos e para atingir a velocidade máxima de 194 km/h. Porém, vale lembrar que, também em 2021, o Jeep Compass deverá ganhar um inédito motor 1.3 turbo com potência na casa dos 170 cv.
O pacote de segurança será um dos pontos altos do Volkswagen Taos. O SUV será equipado com Controlador Adaptativo de velocidade de Cruzeiro, capaz até de imobilizar totalmente o veículo autônomo e de arrancar novamente dentro de 3 segundos, automaticamente, de modo a acompanhar o tráfego à frente. O pacote de tecnologias semiautônimas inclui sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres.
O modelo também virá equipado com câmera de ré com detector de tráfego traseiro e retrovisores com detector de ponto cego. Há ainda detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem pós-colisão, além de controle eletrônico de estabilidade.
Entre os equipamentos confirmados, está também o ar-condicionado com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro. No Brasil o Taos será o primeiro Volkswagen equipado com um novo volante multifuncional, herdado do Golf de oitava geração. Há ainda iluminação ambiente personalizável, com 10 opções de cores. Não faltam sistema de chave presencial e teto solar panorâmico.
O Taos será produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjuntamente por equipes na América do Sul e na América do Norte. O modelo já está sendo produzido também em Puebla, no México, para abastecer o mercado local, além de Estados Unidos e Canadá.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Um carro chega para ser opção ao Compass com preço superior, o que esperar? Porque não será fabricado no Brasil? Pra 2 pontos “negativos que não me convence a compra-lo, vou seguir com os da linha Honda ou Jeep…