A engenharia por trás do VW Taos, o único cinco estrelas do Latin NCAP

SUV foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima nos novos protocolos de testes de impacto, que avaliam proteção de ocupantes, pedestres e assistências

volkswagen taos visto de frente estacionado em estrada de terra
O Taos é equipado com sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 20/04/2022 às 09h03

O Volkswagen Taos foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima no novo protocolo de testes de impacto do Latin NCAP. As duas versões do SUV foram aprovadas considerando a proteção de adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

O AutoPapo conversou com Antonio Carnielli Jr, diretor adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen, que explica como os especialistas pensaram e executaram um modelo mais seguro para o Brasil e demais países da América Latina.

Vale ressaltar que o Taos conta com sistema de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra, que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando.

VEJA TAMBÉM

Conheça um pouco mais sobre os sistemas de segurança assistindo o vídeo abaixo:

Desenvolvido com base na plataforma MQB, o Volkswagen ainda é equipado com:

  • Detector de fadiga;
  • Sistema de frenagem pós-colisão;
  • 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina);
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); e
  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.
sistemas de seguranca do volkswagen taos
Na imagem, alguns dos equipamentos e sistemas de segurança que foram responsáveis pelas cinco estrelas do Taos

Para as crianças, o SUV médio oferece os sistemas ISOFIX® e top-Tether, que garantem mais proteção e facilidade para fixação e instalação de cadeirinhas infantis.

Engenharia e segurança veicular no Taos

Carnielli destaca que todo o desenvolvimento da segurança veicular do Taos foi realizado no Brasil. O que garante que o veículo foi fabricado para atuar com eficiência nas nossas condições específicas de clima, temperatura e estrutura urbana.

Outra questão salientada é o compromisso da Volkswagen com a segurança: os critérios mais rígidos aplicados ao Taos vão de encontro ao DNA da marca. A fabricante é responsável pela maior quantidade de veículos com nota máxima no Latin Ncap da América Latina.

No que o Taos se difere da concorrência?

“O radar de ponto cego do Volkswagen é um exemplo. Ele capta sinais de longa distância e emite alertas no retrovisor”, afirma o diretor adjunto. O sistema é diferente de outros modelos, que possuem sensores de curta distância e que em muitas situações só conseguem avisar o condutor que há uma pessoa ou objeto por perto quando não existe mais tempo para realização de uma manobra.

Ainda de acordo com Antonio Carnielli Jr, o painel do Taos foi construído para ser capaz de absorver os impactos de uma colisão frontal sem transferi-los para o motorista. A prova disso é que o SUV apresenta boa proteção para as pernas do condutor sem a necessidade de airbags de joelho.

Os sistemas de segurança do Taos são capazes de compreender, em 25 milésimos de segundos – um quarto do tempo para um piscar de olhos – se o carro está sofrendo um impacto e acionar os sistemas de cintos de segurança e airbags. Essa agilidade, superior à reação humana, garante a proteção dos ocupantes do veículo.

No momento em que um acidente acontece, os cintos de segurança do SUV da VW são tensionados, os airbags acionados e o sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão ativa automaticamente os freios do veículo, evitando que ele cause outro impacto.

O Volkswagen Taos também atende a legislação de proteção a pedestres, que começará a ser exigida no Brasil a partir de 2025. Além do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, a dianteira do SUV foi desenvolvida para, em caso de atropelamento, impulsionar a vítima para cima, mitigando o nível de lesões no pedestre.

O capô também tem chapas capazes de absorver impacto e que estão posicionadas acima de um espaço calculado para proteger o pedestre das estruturas mecânicas que podem machucá-lo.

Resultados dos crash tests

Nos testes de impacto frontal do Latin Ncap, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro do Taos foi boa. A estrutura do SUV da Volkswagen foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas.

Nos testes de impacto lateral, cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção.

Ainda de acordo com a instituição, todas as versões do modelo atendem os requisitos estruturais de impacto traseiro.

Com o uso do sistema de Retenção Infantil (SRI), a proteção lateral de crianças foi boa, atingindo a pontuação mais alta. Todos os SRIs avaliados para instalação foram aprovados.

Sobre o Volkswagen Taos

O motor do Taos é o 1.4 250 TSI da Volkswagen, capaz de produzir 150 cv de potência e 25,5 kgfm torque. A transmissão do modelo é sempre automática de seis marchas. O SUV acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos.

A sua suspensão dianteira é McPherson e a traseira é independente do tipo multilink.

Conforto para toda a família

Outro destaque do Taos é o espaço interno. O modelo tem 2,68 m de entre eixos e 1,84 m de largura. Além do conforto garantido pelas dimensões, os passageiros do banco traseiro contam com saídas de ar-condicionado.

Por fim, o Volkswagen oferece um porta-malas de 498 litros.

No quesito tecnologia, o modelo entrega o painel digital Active Info Display, que permite personalização com as informações preferidas do motorista em uma tela digital de 10,25 polegadas.

Também está presente no modelo o VW Play, nova plataforma de entretenimento composta 100% por botões virtuais e sensíveis ao toque. O Taos possui carregador de celular sem fio.

Quanto ao design, o SUV estreou a nova linguagem visual da Volkswagen no Brasil, que inclui a iluminação em LED na grade e os detalhes pintados em preto brilhante na dianteira.

Fotos: Volkswagen | Divulgação

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