A engenharia por trás do VW Taos, o único cinco estrelas do Latin NCAP
SUV foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima nos novos protocolos de testes de impacto, que avaliam proteção de ocupantes, pedestres e assistências
SUV foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima nos novos protocolos de testes de impacto, que avaliam proteção de ocupantes, pedestres e assistências
O Volkswagen Taos foi o primeiro modelo a conquistar nota máxima no novo protocolo de testes de impacto do Latin NCAP. As duas versões do SUV foram aprovadas considerando a proteção de adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.
O AutoPapo conversou com Antonio Carnielli Jr, diretor adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen, que explica como os especialistas pensaram e executaram um modelo mais seguro para o Brasil e demais países da América Latina.
Vale ressaltar que o Taos conta com sistema de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra, que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando.
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Conheça um pouco mais sobre os sistemas de segurança assistindo o vídeo abaixo:
Desenvolvido com base na plataforma MQB, o Volkswagen ainda é equipado com:
Para as crianças, o SUV médio oferece os sistemas ISOFIX® e top-Tether, que garantem mais proteção e facilidade para fixação e instalação de cadeirinhas infantis.
Carnielli destaca que todo o desenvolvimento da segurança veicular do Taos foi realizado no Brasil. O que garante que o veículo foi fabricado para atuar com eficiência nas nossas condições específicas de clima, temperatura e estrutura urbana.
Outra questão salientada é o compromisso da Volkswagen com a segurança: os critérios mais rígidos aplicados ao Taos vão de encontro ao DNA da marca. A fabricante é responsável pela maior quantidade de veículos com nota máxima no Latin Ncap da América Latina.
“O radar de ponto cego do Volkswagen é um exemplo. Ele capta sinais de longa distância e emite alertas no retrovisor”, afirma o diretor adjunto. O sistema é diferente de outros modelos, que possuem sensores de curta distância e que em muitas situações só conseguem avisar o condutor que há uma pessoa ou objeto por perto quando não existe mais tempo para realização de uma manobra.
Ainda de acordo com Antonio Carnielli Jr, o painel do Taos foi construído para ser capaz de absorver os impactos de uma colisão frontal sem transferi-los para o motorista. A prova disso é que o SUV apresenta boa proteção para as pernas do condutor sem a necessidade de airbags de joelho.
Os sistemas de segurança do Taos são capazes de compreender, em 25 milésimos de segundos – um quarto do tempo para um piscar de olhos – se o carro está sofrendo um impacto e acionar os sistemas de cintos de segurança e airbags. Essa agilidade, superior à reação humana, garante a proteção dos ocupantes do veículo.
No momento em que um acidente acontece, os cintos de segurança do SUV da VW são tensionados, os airbags acionados e o sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão ativa automaticamente os freios do veículo, evitando que ele cause outro impacto.
O Volkswagen Taos também atende a legislação de proteção a pedestres, que começará a ser exigida no Brasil a partir de 2025. Além do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, a dianteira do SUV foi desenvolvida para, em caso de atropelamento, impulsionar a vítima para cima, mitigando o nível de lesões no pedestre.
O capô também tem chapas capazes de absorver impacto e que estão posicionadas acima de um espaço calculado para proteger o pedestre das estruturas mecânicas que podem machucá-lo.
Nos testes de impacto frontal do Latin Ncap, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro do Taos foi boa. A estrutura do SUV da Volkswagen foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas.
Nos testes de impacto lateral, cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção.
Ainda de acordo com a instituição, todas as versões do modelo atendem os requisitos estruturais de impacto traseiro.
Com o uso do sistema de Retenção Infantil (SRI), a proteção lateral de crianças foi boa, atingindo a pontuação mais alta. Todos os SRIs avaliados para instalação foram aprovados.
O motor do Taos é o 1.4 250 TSI da Volkswagen, capaz de produzir 150 cv de potência e 25,5 kgfm torque. A transmissão do modelo é sempre automática de seis marchas. O SUV acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos.
A sua suspensão dianteira é McPherson e a traseira é independente do tipo multilink.
Outro destaque do Taos é o espaço interno. O modelo tem 2,68 m de entre eixos e 1,84 m de largura. Além do conforto garantido pelas dimensões, os passageiros do banco traseiro contam com saídas de ar-condicionado.
Por fim, o Volkswagen oferece um porta-malas de 498 litros.
No quesito tecnologia, o modelo entrega o painel digital Active Info Display, que permite personalização com as informações preferidas do motorista em uma tela digital de 10,25 polegadas.
Também está presente no modelo o VW Play, nova plataforma de entretenimento composta 100% por botões virtuais e sensíveis ao toque. O Taos possui carregador de celular sem fio.
Quanto ao design, o SUV estreou a nova linguagem visual da Volkswagen no Brasil, que inclui a iluminação em LED na grade e os detalhes pintados em preto brilhante na dianteira.
Fotos: Volkswagen | Divulgação
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