Volvo EX90 é confirmado para o Brasil no primeiro trimestre de 2024
Elétrico, Volvo EX90 foi apresentado lá fora e deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2024 para substituir o XC90
Elétrico, Volvo EX90 foi apresentado lá fora e deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2024 para substituir o XC90
Há alguns meses, a Volvo confirmou o lançamento do novo SUV elétrico EX90 que vem para substituir o XC90, que continuará sendo vendido na versão híbrida plug-in. O novo modelo foi apresentado nesta quarta-feira (09), lá fora. E a boa nova é que deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2024.
O SUV de sete lugares é fabricado nos Estados Unidos e China e chega para ser um dos carros mais tecnológicos e seguros do mundo. Inclusive fará a estreia do novo chip Drive Orin, da Nvidia, que monitora diversos parâmetros do carro, substituindo dezenas de sensores que seriam necessários para executar o monitoramento do motor, central multimídia, airbags, recursos de auxílio à direção, pressão dos pneus entre outros.
VEJA TAMBÉM:
A marca sueca tem como um de seus compromissos lançar um modelo elétrico por ano. O plano é converter toda gama para elétricos até 2030. Tudo isso faz parte da meta de neutralizar toda operação da marca até 2040.
. “O Volvo EX90 é totalmente elétrico com uma autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança, o primeiro carro Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e aos seus outros dispositivos. O Volvo EX90 é o início de algo novo para a Volvo Cars em muitos aspectos”. disse o chefe executivo, Jim Rowan.
O nível de segurança do Volvo EX90 é maior do que qualquer carro da marca antes visto. Ele foi projetado para entender tudo ao seu redor e manter os ocupantes seguros. O SUV também pode ficar mais seguro e inteligente com o decorrer do tempo, pois aprende com os dados e novas atualizações.
Sensores de última geração, como câmeras, radares e LIDAR, estão conectados aos computadores principais de alto desempenho do carro, onde a Nvidia DRIVE executa o software interno da Volvo Cars para criar uma visão em tempo real de 360 graus do mundo.
A tecnologia LIDAR pode detectar pedestres a 250 metros de distância e pequenos objetos a 120 metros de distância. A expectativa da Volvo é que projeção consiga reduzir os acidentes com mortes ou ferimentos graves em 20% conforme o sistema for sendo atualizado com os dados do mundo real.
Também está presente no Volvo EX90 o sistema de segurança interna que impede o motorista de cochilar ao volante, observando se o condutor está com os olhos fechados ou desatento. Esse sistema já existia em outros modelos da marca, mas ela promete que ele vai funcionar como nunca antes visto.
A versão inicial conta com dois motores de ímã permanente (um para cada eixo) que combinados entregam 524 cv de potência e 92,8 kgfm de torque. Conta também com uma bateria de 111 kWh com autonomia de mais de 600 KM em ciclo WLTP.
O Volvo EX90 é o primeiro modelo da marca que conta com o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional. Essa tecnologia permite que você use o carro para carregar outros aparelhos, carros ou até mesmo manter a energia elétrica da casa por semanas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |