Volvo FH 2025: caminhão mais vendido do Brasil ganha melhorias

A mudança de calendário no caminhão pesado da marca sueca foi marcada por melhorias pequenas, porém significativas

Volvo fh 540 2025 azul frente em moviemnto rodovia
A mecânica já havia sido atualizada em 2022 com a linha Euro 6 (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 10/09/2024 às 12h30

A Volvo caminhões anunciou a linha 2025 do FH produzido no Brasil com atualizações que o deixa alinhado com o modelo recém apresentado na Europa. O pesado mais vendido do país recebeu recursos tecnológicos que melhoram a vida a bordo, segurança e eficiência.

Um recurso que chama a atenção e que está ficando popular nos caminhões mais caros é o retrovisor por câmera. Ele já é disponível no Mercedes-Benz Actros vendido no Brasil e agora está disponível no Volvo FH 2025 como opcional.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a montadora sueca, os retrovisores externos por câmera trazem uma vantagem considerável na redução do consumo de combustível e no ruído interno. No lugar das peças grandes e planas ao lado da cabine entram suporte menores e mais aerodinâmicos onde são montados as câmeras, produzindo um arrasto menor.

O Volvo FH 2025 recebeu outras mudanças externas que ajudaram a melhorar a aerodinâmica. Para finalizar as melhorias estéticas está um novo painel dianteiro com a logo atualizada da montadora, o letreiro Globetrotter redesenhado e novos emblemas de potência do motor.

As novas tecnologias do Volvo FH 2025

O câmbio automatizado I-Shift já é padrão na linha FH há alguns anos, para ajudar na eficiência a Volvo desenvolveu o I-See. Esse sistema utiliza dados de navegação para adiantar as trocas de marchas com base na topografia.

Em um caminhão pesado qualquer mudança de relevo afeta o ritmo e recuperar a velocidade leva tempo — e gasta mais óleo diesel. Com o I-See a caixa já sabe que uma subida está a caminho e reduz as marchas antecipadamente para manter o passo e não desperdiçar combustível.

Esses sistema foi atualizado na linha 2025 do Volvo FH. Agora o I-See antecipa curvas e rotatória, tornando o funcionamento da caixa I-Drive ainda mais previsível e eficiente. Ele também utiliza dados armazenados em nuvem, algo inédito no Brasil.

Outra novidade introduzida na linha 2025 do Volvo FH foi o monitoramento de pressão dos pneus que também é capaz de informar a temperatura. O operador pode programar os valores-limites para que o aviso de baixa pressão seja feito na cabine. Esses dados também podem ser acompanhados de forma remota pelo gestor de frotas através do Volvo Connect.

Finalizando o pacote de novidades estão algumas melhorias de vida a bordo na cabine do Volvo FH 2025: nova base do banco com ajustes melhores e entradas USB-C para carregamento rápido de smartphone e outros aparelhos. O caminhão já está disponível na rede oficial de concessionários.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário