Volvo FH 30 anos: Conheça a história do poderoso FH 565
O Volvo FH celebra 30 anos sendo o sucesso de vendas em diversos mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil
O Volvo FH celebra 30 anos sendo o sucesso de vendas em diversos mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil
Neste ano de 2023, o Volvo FH celebra os seus 30 anos de mercado. Líder de vendas entre os pesados, no mercado brasileiro, o modelo chegou estreou por aqui no mesmo ano que foi apresentado na Europa, em 1993. A simultaneidade se deu pela abertura das importações. O FH12 foi o primeiro caminhão com motor eletrônico do mercado.
VEJA TAMBÉM:
Com o FH, a Volvo queria expandir suas operações no mercado australiano, já em 2000. Mas para ganhar mercado por lá era preciso ajustar o caminhão, principalmente no motor. O mercado australiano é um mercado que necessita de caminhões com potência elevada, principalmente para as aplicações de Road Trains que já falamos aqui. Isso sem contar o clima da ilha, que faz com que o caminhão trabalhe em condições extremas.
A primeira geração do FH sempre trazia um número após as letras, que correspondia à capacidade volumétrica do motor. Então, o FH12 era equipado com motores de 12 litros e o FH16 com motores de 16 litros. Esses blocos entregavam 470 ou 520 cv naquela época.
Hoje em dia pode parecer potências baixas para um motor de 16 litros. Mas há quase 25 anos era um feito impressionante. Mas não para o mercado australiano, que já estava acostumado com motores bem mais potentes.
Outro problema enfrentado pela Volvo era a confiabilidade de seus motores de 16 litros, que ainda não apresentavam grande performance. Fatores como o clima extremamente quente comprometeram a durabilidade dos propulsores. A solução foi instalar motores Cummins.
Os modelos da série ISX já eram utilizados pela Volvo para o modelo VNL nos Estados Unidos. Então de certa forma, já havia conhecimento de como esses motores iriam se comportar tanto no Volvo FH como no NH (que também era ofertado na Austrália).
Com a adoção dos motores, o Volvo FH ganhou o nome de 565 Signature, que representava que aquele modelo usava o Cummins. O uso dos motores começaram por volta dos anos 2000 e foi até 2007, chegando a segunda geração do pesado FH, apelidada de Chinês.
Porém esses são mais raros, já que a Volvo já havia resolvido os problemas e voltado a ofertar os seus motores próprios de 16 litros com 550 e 610 cv. Desde então, a Volvo tem obtido sucesso com a linha FH16, que atualmente conta com variações com até 700 cv e cabine XXL.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |