Volvo lança FH Aero e apresenta novo FH16 de 780 cavalos
Nova linha aproveita novas regras da União Europeia e tem a frente da cabine maior do que o FH atualmente em produção
Nova linha aproveita novas regras da União Europeia e tem a frente da cabine maior do que o FH atualmente em produção
A Volvo Caminhões continua a apresentar novos modelos: depois do VNL para o mercado norte-americano a nova linha VNL com foco total em aerodinâmica, agora o mercado europeu, e em breve outros mercados, recebem o Volvo FH Aero.
O Volvo FH Aero foi desenvolvido junto a Diretiva 96/53/EC da União Europeia que permite que as cabines dos caminhões sejam aumentada em 90 centímetros, desde que parte desse acréscimo seja usado para criar uma frente aerodinâmica e mais segura.
VEJA TAMBÉM:
A nova frente do Volvo FH Aero, é 24 centímetros maior do que FH tradicional, e junto a outras melhorias em aerodinâmica, a montadora garante que dependendo da aplicação, carga e demais fatores o FH Aero pode ser até 5% mais econômico. Além da melhoria aerodinâmica, a nova frente também carrega as duas novas assinaturas da Volvo Caminhões: a Volvo Iron Mark e a Volvo Spread Word Mark.
Além da nova frente, outra novidade do Volvo FH Aero é o sistema de retrovisores digitais, que garante melhor visibilidade, tem fácil integração com sistemas de alerta de ponto cego. O retrovisor digital também consegue ajudar na economia de combustível, já que causa menos arrasto aerodinâmico. Outro detalhe é a função panorâmica automático: quando o caminhão está engatado, ou seja, com uma carreta atrás, o retrovisor acompanha o implemento nas curvas, dando maior visibilidade.
No interior do novo Volvo FH Aero, as novidades são bem limitadas, de acordo com a montadora. Apesar de não ser citado em seu comunicado, nas fotos podemos notar que o modelo recebe um novo volante, o mesmo apresentado no Volvo VNL.
As outras novidades são um novo sistema de som, entradas USB do tipo C, novo micro-ondas de fábrica e um novo sistema de navegação integrado com mapas aprimorados e com atualizações automáticas.
Ainda falando do interior, uma das novidades aguardadas era a nova cabine Globetrotter XXL que conta com mais espaço e uma cama maior com 213 cm de comprimento por 105 cm de largura.
Se você não está familiarizado com a nomenclatura dos caminhões, na Volvo é relativamente simples. Quando foi apresentada no início dos anos 90, o Volvo FH era batizado de FH12, ou seja, FH = Forward control High entry e o 12 era a litragem do motor – o Volvo FH16 era o modelo equipado com motor de 16 litros.
Pois bem, junto ao lançamento da nova linha Aero, a Volvo apresenta o novo motor de 17 litros, o D17 que chega nas potências de:
Apesar de ser um motor de 17 litros, a Volvo mantém o nome 16, sendo assim os novos Volvo FH16 Aero passam a ter motor de 17 litros nas três potências citadas acima. Ainda vale ressaltar que com o novo Volvo FH16 780, a montadora desbanca o Scania 770 V8 na briga das potência com 10 cv de bantagem.
O Volvo FH Aero é lançado nas versões FH Aero (com motores de 13 litros) Volvo FH16 AERO (motores de 17 litros) Volvo FH Aero Gas Powered (motor 13 litros a GNL) e por fim Volvo FH Aero Eletric (100% elétrico).
A nova linha Volvo FH Aero vai contemplar 4 variantes do pesado FH e será lançada em etapas em alguns mercados durante os anos de 2024 e 2025. Ainda não há informações do modelo para o nosso mercado, já que a Volvo Caminhões no Brasil não participou da campanha de divulgação de teaser.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |