Volvo VM troca MWM por motor próprio para a linha 2023: qual a vantagem?
O novo motor Volvo D08K é um motor de 8 litros equipado com novo sistema de turbo de alta performance e injeção common rail
O novo motor Volvo D08K é um motor de 8 litros equipado com novo sistema de turbo de alta performance e injeção common rail
A Volvo Caminhões apresentou diversas novidades para a sua linha de caminhões tanto para os semipesado e pesados no Brasil, para atender a nova regulamentação de emissões Euro6/Proconve P8 que entra em vigor em 2023. Entre os destaques, está a adoção do motor próprio na linha VM, deixando assim de usar os propulsores produzidos pela MWM.
O novo Volvo D08K é um motor de 8 litros equipado com novo sistema de turbo de alta performance e injeção common rail, que para o modelo VM vai entregar duas faixas de potência e torque. A primeira é de 290 cavalos e 1.050 Nm de torque, enquanto a segunda é de 360 cv e 1.400 Nm de torque. Além disso, de acordo com a montadora, o novo motor proporciona economia de até 10% quando comparado aos motores MWM Euro5.
VEJA TAMBÉM:
A produção do novo motor D08K será na unidade de motores, instalada dentro da fábrica de caminhões da Volvo em Curitiba (PR).
Junto ao novo motor, outra novidade para a linha Volvo VM 2023 está na adoção da caixa automática I-Shift de 7ª geração, que equipará toda a linha (FH, FM e FMX). Para o VM, a ela ganhou a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas.
A caixa I-Shift de 7ª geração tem sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives – tudo feito automaticamente, seja numa operação rodoviária ou vocacional.
Além disso, para maior produtividade e disponibilidade, a Volvo colocou novas relações de diferencial dos eixos traseiros e introduziu novas tomadas de força na transmissão I-Shift, para mais versatilidade no trabalho de implementação.
A transmissão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City.
Outra mudança na linha VM foi a adoção de algumas tecnologias já presentes na linha F (FH, FM e FMX) principalmente no aspecto de segurança. A primeira é o I-Roll, que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança.
A função I-Roll dos caminhões Volvo coloca, automaticamente, a caixa a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.
Outra novidade do Volvo VM 2023 está no acelerador inteligente: algoritmos identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultraprecisa, durante a utilização do pedal do acelerador. Assim de acordo com a montadora, a economia de combustível aumenta consideravelmente.
Com a sua missão de Zero Acidentes, a Volvo incorporou novos itens de segurança no VM 2023, sendo esses:
O novo Volvo VM Euro 6 com motor próprio, o D08K começa a ser vendido em 1º de janeiro de 2023, com os primeiros pedidos que serão realizados na Fenatran 2022, que ocorre entre 7 e 11 de novembro no São Paulo Expo.
Gostou do Volvo? Confira também o Mercedes-Benz Arocs 8×4 em ação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sou nais um Mercedao mesmo….pega um 2536 que é um motor de 12 litros e pra quem entende sabe que quanto mais lotragem no motor ele pichq mais peso pois torque e muito maior….esses ai sao bons pra Bitruck só…botar eles pra puxar bau com 27 toneladas nao vira não…ele nao sobe morro bem não e acaba pela velocidade média mais baixa gastando mais numa viagem…. agora se for tiro curto e retão ai da pra encarar…. MB 2544 é o caminhão que nao quebra irmão. Tudo nele é barato de peças e motor dura mais de 1 milhão de quilometros….ta dado o recado de amigo…
Agora pode ser que o VW 360 puxe uma carreta 3 eixos sem problemas.
Já devem terem feito isso, para além de cumprir a legislação ambiental, compensar a suba dos preços. No início da pandemia comprava um FH de entrada por x reais, depois pelo mesmo valor comprava um FM, agora compra um VM com esse valor. A suba no valor de qualquer veículo foi surreal, muito além de inflação.
Os preços desses novos caminhões VM Euro 6 (P8) subirão cerca de 20% e fará com que os transportadores adiantem suas compras com modelos atuais Euro 5 (P7) por serem mais baratos !
Deve ser um ótimo motor. Mas custo de manutenção aumenta? A conferir…