Volvo apresenta nova linha VNL para o mercado norte-americano

Para a construção do novo modelo, foram investido 400 milhões de dólares na planta da montadora em Dublin Virginia

all new volvo vnl configurations lineup
Bicuda, a nova linha VNL da Volvo é do jeito que o motorista norte-americano gosta (Fotos: Volvo | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 23/01/2024 às 19h02

A Volvo apresentou a nova linha VNL, para o mercado norte-americano, que chega com mudanças significativas em visual, segurança ativa e passiva e trem de força. Montado nos Estados Unidos, a planta da montadora em Dublin, no estado da Virginia, o desenvolvimento do VNL levou 6 anos para ser concluído. A instalação recebeu uma nova unidade para a fabricação das cabinas e com isso também gerou novos postos de trabalho.

VEJA TAMBÉM:

“O novo Volvo VNL foi concebido para mudar tudo. No entanto, a mudança não vem apenas com um caminhão redesenhado – a introdução deste produto é o início de uma nova era para a Volvo Trucks, nossos clientes e seus motoristas – um salto quântico em frente”, explica Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

all new volvo vnl on the road
Design da carroceria foi projetado para oferecer a melhor aerodinâmica e resultou em 10% menos consumo

“Iniciamos este projeto com uma folha de papel em branco e analisamos minuciosamente as tendências e transformações que impactarão a indústria e as necessidades de nossos clientes, incluindo as demandas de sustentabilidade e transporte do futuro. Quando lançámos o Volvo VN em 1996, o seu estilo de carroçaria aerodinâmico ‘não convencional’ estabeleceu um novo padrão para a indústria de transporte rodoviário norte-americana. Fizemos o impensável em 2007, quando introduzimos o Volvo I-Shift e estimulamos a transição da indústria para transmissões manuais para as automatizadas. Ao trazermos o novo Volvo VNL ao mercado, estamos entusiasmados em apresentar mais uma vez inovações que mudarão o futuro da indústria de transportes nos próximos anos.”

Para otimizar a eficiência, o projetou levou em consideração a aerodinâmica do caminhão. A marca garante redução de consumo em 10% quando comparado com a atual linha VNL. Esse número foi alcançado devido a nova cabine em forma de cunha e um para-brisa que conta com uma maior inclinação. Outro detalhe foi diminuir os “gaps” entre roda e para-choques e capô, por exemplo. Por fim, as carenagens laterais foram desenhadas para auxiliar na aerodinâmica.

Novo interior

Diferente do que vinha acontecendo nas gerações anteriores do VNL, que basicamente ainda era o painel do Volvo FH de segunda para terceira geração, a Volvo finalmente trouxe um interior totalmente novo para o modelo. Após o Volvo FH receber um painel digital, o Volvo VNL 2024 passa a contar com mesmo recurso e central multimídia integrada como opcional. O modelo também recebe um novo volante.

Outra novidade também está na cama que pode ser recolhida, dando mais espaço para o motorista. Como novidade, a montadora apresenta o sistema Volvo Parking Cooler, no qual permite o uso de ar-condicionado ou aquecedor com caminhão desligado por até 8 horas.

all new volvo vnl interior cab view
Maior cabine, airbags laterais e serviços conectados são algumas das novidades do VNL

Na parte da segurança, uma das assinaturas da marca sueca, a cabine é construída em aço de alta resistência, mas como novidade, a montadora agora passa a oferecer airbag de cortina lateral, com opções de bolsas somente para motorista ou para motorista e passageiro. Por fim, a empresa também apresenta um recurso inédito, chamado de E-Call que, em caso de acionamento dos airbags ou tombamento, o caminhão automaticamente realiza uma chamada para a emergência. Além da ligação, a localização do modelo é informada de forma precisa. Claro que vale lembrar que para o sistema funcionar, deve haver sinal de celular.

Conectividade do Volvo VNL

Assim como acontece no setor automotivo onde algumas fabricantes de carros atualizam seus modelos via internet, o recurso está presente no novo VNL. Além disso, o caminhão também já vem com integração ao Volvo Connect, um portal de gestão de frotas completo que consegue centralizar todos os serviços digitais da Volvo Trucks, como insights de dados de veículos, diagnósticos, programação remota, relatórios de economia de combustível, relatórios de segurança e serviços de localização. Preço, configurações e demais detalhes ainda não foram revelados pela montadora.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário