VW Tera começa a ser fabricado em Taubaté (SP)
O modelo compacto promete chegar por um preço bem competitivo e bater em vendas os outros SUVs da fabricante alemã
O modelo compacto promete chegar por um preço bem competitivo e bater em vendas os outros SUVs da fabricante alemã
Anunciado durante o carnaval do Rio de Janeiro, em meio a Sapucaí, o novo SUV VW Tera acaba de iniciar produção na fábrica brasileira da marca alemã, em Taubaté, São Paulo. O modelo que promete aquecer o mercado dos utilitários compactos movimentou a cadeia de fornecedores e contratou mais trabalhadores para a planta.
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O SUVW Tera simboliza um momento histórico para a Volkswagen na Região América do Sul e para a fábrica de Taubaté. É um carro do Brasil para o mundo, que democratiza o segmento de SUVs e será exportado para mais de 25 países, com impacto importante na economia brasileira. O Novo Tera tem índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil) e contará com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras. O novo SUV de entrada da Volkswagen do Brasil demandará um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças neste ano, valor que representa 12% do total de compras de peças previsto para a marca em 2025 (R$ 26,3 bilhões)”, afirma Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul.
A chegada do Tera também movimentou o mercado de trabalho na região paulista. A Volkswagen contratou 260 trabalhadores diretos na unidade, dos quais 40% são mulheres.
As novas contratações na fábrica de Taubaté tiveram início em janeiro e seguem até abril deste ano. Atualmente são 2.900 colaboradores Volkswagen trabalhando na unidade que fará o SUV Tera e onde já é fabricado o VW Polo.
A unidade da Volkswagen em Taubaté recebeu diversos upgrades para a produção do Tera. A área de estamparia – responsável pela fabricação das peças metálicas – teve um aumento de 80,6% no número de ferramentas, totalizando agora 354 unidades. Além disso, a empresa investiu em um novo sistema de medição automática de peças.
Na montagem final, a fábrica ampliou sua capacidade produtiva e aumentou o nível de automação. Entre as novidades, estão equipamentos para o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System) e processos de montagem aprimorados para garantir maior eficiência e qualidade.
O número de caminhões para logística também cresceu com a chegada do Tera e a fábrica agora recebe 65 pesados extras por dia, totalizando uma movimentação diária de 345 veículos de carga.
Na estética o SUV compacto chega robusto e com uma cara mais “tronchuda” que seu irmão maior, o Nivus, e nesse aspecto lembra mais o T-Cross. Mesmo na variante top de linha ela não deixa de lado um ar um pouco mais aventureiro contando com detalhes em peto fosco nas linhas baixas laterais.
O motor o SUV chega com um 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv e 17 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de 6 velocidades. Na versão mais simples ele provavelmente virá com um 1.0 aspirado de 84 cv e câmbio manual de 5 marchas.
As cores do novo VW Tera contam com as opções de: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico.
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