VW Tera MPI: o que a versão mais barata oferece?

Confira tudo sobre o Volkswagen Tera MPI 1.0, que chega com preço promocional de R$ 99.990 para abalar reinado do Pulse

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VW Tera MPI é a única opção com rodas de aço, que foram propositalmente pintadas em preto (Fotos: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 26/05/2025 às 08h00
Atualizado em 26/05/2025 às 09h55

O Volkswagen Tera acaba de estrear no mercado brasileiro. E a grande novidade é a versão de entrada, MPI 1.0, a mais barata e que se posiciona na base da linha, oferecido por R$ 99.990.

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Mas o valor é promocional e é válido para as primeiras 999 unidades da versão. Depois disso, o Tera MPI sobe para R$ 103.990.

Visual do Tera MPI 1.0

Visualmente, o Tera MPI traz elementos que estão presentes nas versões mais sofisticadas. Ele oferece assinatura em LED, lanternas em LED e capa dos retrovisores na cor da carroceria.

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O visual da versão de entrada do Tera é limpo, sem detalhes em destaque ou rodas grandes, mas o conjunto não deixa transparecer simplicidade

No entanto, tem acabamento simplificado, com grades e peças de acabamento plástico fosco. Mas o que chama atenção são as rodas de aço estampado de 15 polegadas.

O Tera foi desenhado para acomodar rodas de diâmetros maiores, como 16 e 17 polegadas. Mas para a opção de acesso, foi adotada a roda de aço. Para disfarçar a proporção menor das jantes (como dizem os patrícios), elas foram pintadas de preto, assim como as calotas. Assim, elas se mesclam aos pneus. Um truque visual inteligente.

Por dentro, a simplicidade impera no Tera MPI. A lembrança com Polo Track e o finado Gol é imediata. Mas não se pode exigir refinamento na versão de acesso.

O Tera MPI é a opção de largada e seu preço inicial é o principal cartão de visitas para levar o consumidor à concessionária. Ou seja, a versão tem apelo publicitário, pois seu preço é quase metade do que é cobrado pela versão topo de linha. Afinal, a versão topo de linha é 42% mais cara e tem preços que esbarram em SUVs mais qualificados.

O motor do Tera aspirado é mais esperto com álcool

A versão de entrada do Tera é equipada com a unidade MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão manual de cinco marchas.

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O desempenho do Tera MPI vai de encontro com o que é esperado de um compacto 1.0 aspirado

Segundo a VW, a aceleração do Tera MPI, no 0 a 100 km/h, é de 14,3 segundos, com gasolina. Ao usar etanol, o tempo cai para 13,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 158 km/h (gasolina) e 162 km/h (etanol).

Consumo do Tera 1.0 MPI

Com etanol, o consumo do Tera 1.0 MPI, o mais barato da linha, é de 9,1 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada. Com gasolina, o consumo do Tera 1.0 MPI é de 10,2 km/l na cidade e de 14,7 km/l na estrada. A autonomia, com esses valores é de até 735 km.

Itens de série do VW Tera MPI 2026

O pacote de equipamentos do Tera de entrada oferece bons recursos de comodidade. Mas o principal atrativo são as seis bolsas infláveis. Além disso, a versão ainda conta com frenagem emergencial autônoma. Confira a lista completa:

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Apesar de ser a versão mais simples, o SUV de entrada oferece recursos como cluster digital, seis airbags e multimídia flutuante
  • Airbags frontais (2), laterais (2)
  • Airbags de cortina (2)
  • Alto-falantes (4)
  • AEB – Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de cinto de segurança dianteiro e traseiro
  • Antena no teto
  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
  • Hill Hold Control (HHC)
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível
  • Capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo
  • Cintos com regulagem de altura e pré-tensionador (dianteiros)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Computador de bordo
  • ESC, ASR, EDS (estabilidade, tração e bloqueio eletrônico do diferencial)
  • Direção elétrica
  • Retrovisores elétricos com luzes de direção e função tilt down (lado direito)
  • Faróis de LED com luz diurna de LED
  • ISOFIX e Top Tether
  • Freios ABS com EBD
  • Lanternas traseiras em LED
  • Painel de instrumentos digital de 8”
  • Para-choques na cor do veículo
  • Para-sol com espelho apenas para passageiro
  • Piloto automático
  • Rack de teto longitudinal
  • Rodas de aço aro 15” com pneus 185/65 R15 e supercalotas
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Alarme com comando remoto (keyless)
  • Pós-colisão – sistema de frenagem automática
  • Sistema multimídia VW Play 10,1” touchscreen com App-Connect
  • Detector de fadiga do motorista
  • Controle de pressão dos pneus
  • Tomadas USB tipo C dianteiras
  • Vidros elétricos nas quatro portas (one touch nos dianteiros)
  • Travamento elétrico e remoto
  • Volante multifuncional

Quem são os rivais do Tera MPI?

O Tera MPI 1.0 concorre na base do segmento. Seus rivais diretos são Citroën Basalt Feel 1.0 e Fiat Pulse Drive 1.3, que também utilizam motores aspirados. O Kardian “manual” concorre com a versão TSI MT5 do Tera, já que combina a caixa com embreagem e motores 1.0 turbo.

Citroën Basalt azul traseira em movimento
Citroën Basalt de entrada tem motor mais fraco que o Tera MPI, mas se dá melhor no porta-malas (Foto: Citroën | Divulgação)

O SUV cupê francês tem preço sugerido de R$ 100.490. Mas é ofertado no site da Citroën por R$ 92.990 promocionais. Seu motor é o Firefly 1.0 de 75 cv e 10 kgfm, combinado com transmissão manual de cinco marchas. Seu principal atributo é o porta-malas de 490 litros.

Já o Pulse Drive 1.3 MT, que acaba de voltar ao mercado, deverá ter seu preço anunciado nesta segunda-feira (26), já que a Fiat aguardava o preço final do Tera. A expectativa é que fique pelo menos R$ 1 mil mais barato. Na VW, executivos sopraram ao pé do ouvido que o rival italiano deverá ser posicionado em R$ 98,5 mil, mas não menos que isso.

Fiat Pulse Drive MT 2026 (1)
De cara nova, Pulse Drive (manual) está de volta para tumultuar a vida do Tera MPI (Foto: Fiat | Divulgação)

O SUV derivado do Argo tem como principal atributo o motor Firefly 1.3 de 107 cv 13,7 kgfm de torque. O italiano acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atinge 174 km/h de máxima.

Medidas e Capacidades do Tera MPI

O Tera tem medidas

  • Peso em ordem de marcha: 1186 kg
  • Peso bruto total (PBT): 1986 kg
  • Carga útil: 770 kg
  • Comprimento: 4,14 m
  • Largura (sem retrovisores): 1,77 m
  • Largura (com retrovisores): 2,00 m
  • Altura: 1,53 m
  • Distância entre eixos: 2,56 m
  • Peso em ordem de marcha: 1.186 kg
  • Peso bruto total (PBT): 1.986 kg
  • Carga útil: 770 kg
  • Pneus: 185/65 R15
  • Porta-malas: 350 litros (padrão VDA)
  • Porta-malas: 407 litros (volume teórico máximo)
  • Tanque de combustível: 49 litros
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1 Comentário
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Polvo 26 de maio de 2025

Pulse é mais negócio, só em saber que utilizará um motor 1.3 aspirado, é bem mais adequado para a proposta, tanto em desempenho, quanto em consumo. No caso do Tera, só de ver pelos números, o desempenho deve ser inferior ao do Polo, pois deverá ser mais alto e pesado que o hatch.

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