Confira tudo sobre o Volkswagen Tera MPI 1.0, que chega com preço promocional de R$ 99.990 para abalar reinado do Pulse
O Volkswagen Tera acaba de estrear no mercado brasileiro. E a grande novidade é a versão de entrada, MPI 1.0, a mais barata e que se posiciona na base da linha, oferecido por R$ 99.990.
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Mas o valor é promocional e é válido para as primeiras 999 unidades da versão. Depois disso, o Tera MPI sobe para R$ 103.990.
Visualmente, o Tera MPI traz elementos que estão presentes nas versões mais sofisticadas. Ele oferece assinatura em LED, lanternas em LED e capa dos retrovisores na cor da carroceria.
No entanto, tem acabamento simplificado, com grades e peças de acabamento plástico fosco. Mas o que chama atenção são as rodas de aço estampado de 15 polegadas.
O Tera foi desenhado para acomodar rodas de diâmetros maiores, como 16 e 17 polegadas. Mas para a opção de acesso, foi adotada a roda de aço. Para disfarçar a proporção menor das jantes (como dizem os patrícios), elas foram pintadas de preto, assim como as calotas. Assim, elas se mesclam aos pneus. Um truque visual inteligente.
Por dentro, a simplicidade impera no Tera MPI. A lembrança com Polo Track e o finado Gol é imediata. Mas não se pode exigir refinamento na versão de acesso.
O Tera MPI é a opção de largada e seu preço inicial é o principal cartão de visitas para levar o consumidor à concessionária. Ou seja, a versão tem apelo publicitário, pois seu preço é quase metade do que é cobrado pela versão topo de linha. Afinal, a versão topo de linha é 42% mais cara e tem preços que esbarram em SUVs mais qualificados.
A versão de entrada do Tera é equipada com a unidade MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão manual de cinco marchas.
Segundo a VW, a aceleração do Tera MPI, no 0 a 100 km/h, é de 14,3 segundos, com gasolina. Ao usar etanol, o tempo cai para 13,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 158 km/h (gasolina) e 162 km/h (etanol).
Com etanol, o consumo do Tera 1.0 MPI, o mais barato da linha, é de 9,1 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada. Com gasolina, o consumo do Tera 1.0 MPI é de 10,2 km/l na cidade e de 14,7 km/l na estrada. A autonomia, com esses valores é de até 735 km.
O pacote de equipamentos do Tera de entrada oferece bons recursos de comodidade. Mas o principal atrativo são as seis bolsas infláveis. Além disso, a versão ainda conta com frenagem emergencial autônoma. Confira a lista completa:
O Tera MPI 1.0 concorre na base do segmento. Seus rivais diretos são Citroën Basalt Feel 1.0 e Fiat Pulse Drive 1.3, que também utilizam motores aspirados. O Kardian “manual” concorre com a versão TSI MT5 do Tera, já que combina a caixa com embreagem e motores 1.0 turbo.
O SUV cupê francês tem preço sugerido de R$ 100.490. Mas é ofertado no site da Citroën por R$ 92.990 promocionais. Seu motor é o Firefly 1.0 de 75 cv e 10 kgfm, combinado com transmissão manual de cinco marchas. Seu principal atributo é o porta-malas de 490 litros.
Já o Pulse Drive 1.3 MT, que acaba de voltar ao mercado, deverá ter seu preço anunciado nesta segunda-feira (26), já que a Fiat aguardava o preço final do Tera. A expectativa é que fique pelo menos R$ 1 mil mais barato. Na VW, executivos sopraram ao pé do ouvido que o rival italiano deverá ser posicionado em R$ 98,5 mil, mas não menos que isso.
O SUV derivado do Argo tem como principal atributo o motor Firefly 1.3 de 107 cv 13,7 kgfm de torque. O italiano acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atinge 174 km/h de máxima.
O Tera tem medidas
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Pulse é mais negócio, só em saber que utilizará um motor 1.3 aspirado, é bem mais adequado para a proposta, tanto em desempenho, quanto em consumo. No caso do Tera, só de ver pelos números, o desempenho deve ser inferior ao do Polo, pois deverá ser mais alto e pesado que o hatch.