Picape intermediária da Volkswagen, que chega para cumprir a promessa feita há sete anos com a Tarok, já roda sob carroceria do Tiguan
A Volkswagen finalmente irá lançar sua picape de porte intermediário para concorrer com a Fiat Toro. E não estamos falando da Tarok, conceito apresentado em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo, mas da Therion, que pode chegar às ruas até 2027.
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Nossa reportagem flagrou a mula do modelo, junto com o jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, no interior de São Paulo, que aposta no nome para o modelo. O design final ainda não foi revelado, mas o carro em testes utilizava uma carroceria semelhante ao do SUV Tiguan para despistar olhos abelhudos.
No entanto, Vidal, conhecido como um dos mais experientes caçadores de segredos do país, já tinha informações que debaixo da carcaça de SUV rodava a picape, inclusive utilizando suspensão com feixe de molas. E ele explica a estratégia das montadoras para proteger seus futuros lançamentos.

“Mula é quando um protótipo já roda com sua plataforma final e com todas as suas medidas finais, como largura, altura, comprimento e distância de entre-eixos. Ela também já conta com motorização e conjunto de suspensões que serão usadas no futuro modelo. Porém, a carroceria nem sempre é a final. As mulas são usadas nos testes iniciais, quando o novo carro ainda não tem carroceria definitiva”, explica.
E na grande maioria das vezes, as mulas passam despercebidas em testes rodoviários, já que os detalhes que os desmascaram são bastante sutis. “No caso da picape Projeto Udara, eles estão usando uma carroceria do Tiguan, mas para-choque dianteiro e grade já não são os do SUV, algumas partes já podem ser do novo modelo”, analisa.
A Therion faz parte do projeto Udara e será a resposta da Volkswagen para o segmento de picapes intermediárias. O modelo será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e dividirá linha com T-Cross e Virtus

As expectativas da Volks para a picape são grandes. A picape se tornará o principal produto produzido na planta paranaense, uma vez que a nova geração do T-Cross, inspirado no conceito ID.Cross, será montado na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo.
A picape também será responsável pela estreia do novo motor 1.5 eletrificado eTSI, que utiliza módulo 48 volts. A unidade entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque e será combinada com transmissão de dupla embreagem de sete velocidades.
No Salão do Automóvel de 2018, a Volkswagen levou o conceito Tarok. A picape era uma espécie de caminhonete do T-Cross. Moderna e com uma engenhosa escotilha que permitia acessar a caçamba de dentro da cabine, o utilitário tinha tudo para ser a rival da Fiat Toro.

A matriz da VW chegou a divulgar material sobre o carro e os elementos da picape deixavam claro que se tratava de um carro em fase final de desenvolvimento. A marca divulgou todo esquema do conjunto mecânico da picape, que poderia vir com motor TSI ou até opção diesel, com direito a tração 4×4 e suspensão independente nas quatro rodas.
A expectativa era tamanha, que um executivo, numa conversa informal, chegou a dizer que 80% dos elementos do carro poderiam ser utilizados no carro final. Mas a pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos da VW.
A marca alemã deu prioridade ao Taos, que chegou ao mercado em maio de 2021. Naquele momento, a Volks queria se consolidar no segmento SUV com um modelo médio regional, uma vez que já tinha o T-Cross e o Nivus no cardápio.
Agora, finalmente a Toro da VW deverá chegar ao mercado, mas encontrará um segmento concorrido, pois ela deu tempo para que a Ford trouxesse a Maverick, assim como a GM desenvolvesse a Chevrolet Montana, enquanto a Renault prepara a segunda geração da Oroch. A marca ainda trabalha na segunda geração da Amarok e numa sucessora da veterana Saveiro.
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