VW up! 2021 cumpre a lei, mas coloca quinto ocupante em perigo
“Me engana que eu gosto”, pois, na prática, a linha 2021 o subcompacto vai levar o quinto passageiro sem cinto
“Me engana que eu gosto”, pois, na prática, a linha 2021 o subcompacto vai levar o quinto passageiro sem cinto
A legislação brasileira passou a exigir cintos de três pontos para todos os passageiros nos carros fabricados a partir de 2020. O VW up! foi homologado na Europa para quatro ocupantes, mas para cinco no Brasil.
Apesar de o VW up! ser o melhor subcompacto produzido no Brasil, não terá uma longa sobrevida no nosso mercado. A Volkswagen, espertamente, mudou a homologação do carro para quatro passageiros. E se esquivou de qualquer ilegalidade pespegando no centro do encosto do banco traseiro uma ridícula etiqueta avisando ser proibido se assentar ali.
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Ela sabe que a determinação jamais será cumprida, mas cabe ao motorista fazer cumprir a nova homologação que só permite levar quatro pessoas.
No “release” divulgado pela fábrica para comunicar o modelo 2021 do up!, que chega agora nas concessionárias (por R$ 59.990), veja o trecho em que a VW explica a “maracutaia”:
“Agora, o modelo produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté, interior de São Paulo, passa a transportar até quatro ocupantes, todos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo totalmente a legislação vigente.”
Para cumprir – a rigor – a “legislação vigente”, o correto seria a fábrica investir num cinto de três pontos no centro do banco traseiro, o que não compensaria financeiramente pois o carro terá vida reduzida. Mas ela o fez no Gol, Voyage e Fox.
1. Para cumprir a legislação que objetiva aumentar a segurança exigindo cintos de três pontos para os cinco passageiros, a Volkswagen fez o contrário: reduziu a segurança eliminando o cinto de dois pontos que havia no centro do banco traseiro;
2. Ao substituir o cinto por uma etiqueta, ela ainda reduziu seu custo, mas deixa o passageiro do centro do banco sem a proteção do cinto que existia até os modelos produzidos em 2019;
3. É óbvio, e a fábrica sabe que os usuários do novo VW up!, homologado agora para quatro passageiros, não deixarão de levar o quinto em função da ridícula etiqueta;
4. A fábrica transferiu para o motorista a responsabilidade de cumprir a legislação. Mas ele, por sua vez, sabe que poderá transgredi-la pois nenhum policial vai parar o vw up! com cinco passageiros só para conferir o ano de fabricação. (até 2019 era permitido)
5 . Se o up! 2021 foi homologado para quatro passageiros, a VW tinha a obrigação moral de desenvolver um novo banco traseiro que não permitisse o terceiro ocupante. O que custaria mais do que investir no cinto de três pontos. Então, a tortuosa solução foi a etiqueta.
A partir de agora, na linha 2021, o VW up! passa a ser vendido em versão única: a Xtreme TSI. O enxugamento da gama, aliás, é outro sinal de que o modelo dá os últimos suspiros no mercado brasileiro. Essa configuração é sempre equipada com o motor 1.0 de três cilindros turbo, com injeção direta, capaz de render 105 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina, além de 16,8 kgfm de torque com ambos os combustíveis.
O VW up! 2021 traz, de série, direção elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, computador de bordo, chave tipo canivete com comando remoto, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som e travas, vidros dianteiros e retrovisores elétricos.
Fotos: Volkswagen | Divulgação
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Tive o up! TSi 2018 … Vendie e comprei o ONIX TURBO 2020 ; mas motor do up! ainda hoje tenho saudades
VW surpreende cada vez mais para o pior. Carro feio e pobre desse custando a partir de 60 paus? E ainda não pode 3 pessoas no banco de trás, onde até um Chevete permite? Nem de graça teria esse carro.
É o cumulo do ridiculo né, idiota é quem compra essa m….. e a VW mais umas vez faz piada com o brasileiro.
E quem, ta defendendo o UP são as pessoas que acham que esse é o melhor carro do mundo, não duvido que seja bom, porem não vale nem de longe o que custa e é feio pra cacete!
O problema eh que vao tentar instalar o cinto do meio, mas o guarda numa blitz vai saber, pois no documento do veiculo consta capacidade maxima para 4 passageiros, infelizmente.
Ridículo esse texto! Desde quando o motorista médio brasileiro respeita a legislação? Ora, a coisa mais comum que existe são carros circulando com lotação acima da permitida.
Não há como uma montadora construir um produto que impeça o usuário de infringir a lei. Aliás, se um indivíduo precisa de algum tipo de tutela para respeitar a lei, esse indivíduo nem deveria ter acesso a meios de infringi-la visto que é incapaz de tomar decisões sensatas sozinho.
Se o carro foi homologado pra 4 pessoas então só podem quatro. É o mesmo de falar que num carro homologado pra 5 se apertar um pouquinho caberão mais pessoas. Tá errado e ponto. Se quiser um carro pra 5 ocupantes compra um mobi ou um kwid e segue a vida.
A questão é que o UP por 6 anos seguidos foi homologado pra 5 pessoas, de repente vira 4, só que o espaço do quinto ocupante ainda está lá
Eu tenho um Voyage modelo 2014, HIGHLINE, completíssimo, com rodas de 16”, faróis de milha e de neblina, inclusive um na traseira (um ‘olho-de-gato / outro led), capaz de marcar (embora seja irreal) 220 km/h ‘no ponteiro’, mas frágil, ultra frágil, conforme soe ser a linha Gol.
JÁ MEU up! NÃO TEM NADA DE FRÁGIL!
Ao contrário, ele é monolítico, inclusive no abrir-e-fechar das portas.
Além disto, o up! foi capaz de fazer 19,1 km/l com etanol.
O CARRO QUE DEVERIA SAIR DE LINHA, PORQUNTO AGORA EXISTE A PLATAFORMA DO up!, SERIA O GOL E SUA FAMÍLIA ARCAICA.
A VW sempre dá um passo à frente e dois atrás!
Ora vejam!
Parece sina, parece com o Füher!
A VW só errou com o Up desde o início. Aumentou demais o preço e o mercado deixou de comprar o modelo, indo para a concorrência. Nunca houve uma ação de venda ou desconto. Matou o próprio modelo. O carro é Ótimo, a política foi a pior que já vi. O modelo agoniza nas vendas, e essa retirada do cinto é a última pá de cal.
Vai ser mais um caso semelhante à Strada e Saveiro cabine estendida, que sabemos que muita gente levava passageiros na extensão da cabine, e hoje em dia ainda vendem-se aqueles bancos feitos sob medida, então… mas estava pensando, acredito ser fácil soldar o ponto de fixação do cinto abdominal do Up, inclusive deve ter ficado a marcação do ponto lá, enfim… o brasileiro é especialista em dar jeitinho em tudo.
Para início de conversa, não existe comparativo entre UP! E Mobi no quesito espaço interno, quem tem um up sabe disso muito bem… O potinho como o chamamos é espaçoso, potente, um carro com uma pegada jovem.
Só troco o meu UP por outro dele, assim como só troco meu Onix por outro onix. Fato
Alguém já viu o tamanho do túnel central do UP, é uma divisória, na prática só cabem quatro pessoas mesmo. A realidade é que brasileiro é trouxa e os gringos vendem desde sempre cinco lugares neste tipo de carro, que cabem só quatro, como UP, kwid e Mobi.
Na Europa, carros do tamanho de Up! e Mobi são carros PARA QUATRO PASSAGEIROS, como de fato cabem de forma razoável neles. Creio ser o mesmo no japão com seus mini carros. Podem colocar quinto encosto de cabeça, cinto se segurança, mas o fato é que é um carro PARA QUATRO PESSOAS, NO MÁXIMO. Se não inventarem de levar cinco pessoas, não tem problema. SIMPLES! O problema éa invencionice da transformar um carro para algo para o que ele não tem capacidade. Hoje vi um Cobalt com SETE pessoas, com cinco atrás, duas no colo daqueles que estavam nas pontas. Tem chance de isso não dar merd@ num acidente? Carro homologado para quatro, leva quatro. Se precisa de mais espaço, considere outro modelo.
Ah, segundo a lei da metafísica, corroborada ao ético, a interferência da lua sob o efeito astrofísico, é possível ser ou não ser, eis a questão…
Ah, segundo a lei da metafísica, corroborada ao ético, a interferência da lua sob o efeito astrofísico, é possível se ou não ser, eis a questão…
É o amoooooooor….sic
Se a prática é não seguir a lei, a culpa e da marca?
Fiquei curioso. Na Europa ele eh homologado SOMENTE PARA 4 PESSOAS , entao como eh o banco traseiro ??? Obviamente tbem nao tem cindo para um 5o passageiro e o q mais ??? Tem pregos entre os bancos para ninguem sentar ????
Na Europa o UP tem entre-eixos menor, inclusive o vidro da porta traseira não desce. Com isso, o banco é mais estreito, praticamente entre as caixas de rodas traseiras. É similar ao nosso Ford Ka de primeira geração, que só levava dois no banco traseiro.
A VW deu um tiro no pé! Com isso está queimando a marca, como montadora que toma decisões antieticas. Perdeu muitos clientes no mundo inteiro com a fraude das emissões, anos atrás. Agora no Brasil, vem com essa atitude. Para economizar uns trocos, queima a imagem junto ao Publico consumidor.
Eu, por exemplo estava me enamorando por um Nivus, agora estou repensando, talvez optarei por um Tracker.
Como assim: “coloca quinto ocupante em perigo” ?
Não é para ter o quinto ocupante pois é só para quatro !
Na prática não funciona exatamente assim.