Virtus conversível do Lula: VW dá a receita da transformação

O conversível feito para a cerimônia com o presidente da república passou por várias mudanças e traz até motor mais potente

volkswagen virtus conversivel lula azul biscay frente parado
Montadora diz que o trabalho não foi apenas picotar o sedã (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/02/2024 às 12h02

A Volkswagen realizou uma cerimônia para celebrar seus novos investimentos no Brasil, contando com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Ele desfilou pela fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em um Virtus conversível.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Esse é o quarto conversível que a montadora alemã faz no Brasil para esse tipo de evento com governantes. No passado houveram Fusca, Polo Sedan e Fox modificados.

VEJA TAMBÉM:

A Volkswagen contou como fez o Virtus conversível do Lula, que agora faz parte de seu acervo na Garagem VW. O serviço não ficou apenas em cortar o teto, cerca de 30 pessoas das áreas de Desenvolvimento do Produto e da área de Qualidade trabalharam no projeto por seis semanas.

O Virtus que serviu de base para o conversível de Lula foi um Highline na cor Azul Biscay. Dentre as modificações está o motor 1.4 TSI do Exclusive no lugar do 1.0 TSI de três cilindros.

As rodas de 18 polegadas também vieram do topo de linha, assim como o acabamento do interior na cor preta. Os bancos dianteiro receberam os apoios de cabeça menores do assento traseiro, para permitir a barra onde os passageiros se apoiam quando estão de pé.

A remoção do teto e das colunas B, C e D do Virtus conversível trazem uma perda na rigidez torsional. Para compensar isso, a VW reforçou outras partes. O assoalho também foi modificado, o que obrigou a fazer um tanque de combustível menor.

Modificações forma feitas em detalhes pequenos, como o banco traseiro redesenhado, fechamento das portas e no gerenciamento eletrônico do carro. O que não foi feito é uma capota, já que o carro será usado apenas em eventos especiais.

O VW Virtus conversível usado por Lula ficará exposto no acervo da marca junto do Polo Sedan e do Fox conversíveis usados pelo presidente. Os Fuscas usados por JK e Itamar Franco não foram preservados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 6 de fevereiro de 2024

Governo destinando bilhões para as montadoras ,tá tudo ótimo , Senhor lobby Lula ,esse conhece.A que ponto chegamos um presidente condenado em 3 instâncias ,bilhões foram desviados e devolvidos ,repito devolvidos ,fato . Dinheiro rodando ,o dinheiro nao é dele aí é fácil .Volkswagen ?

Avatar
HAF 1 de março de 2024

So falaste verdades,… até quem votou nele já esta arrependido…

Avatar
Anderson 6 de fevereiro de 2024

Claro que para os fins que se propõe o carro está ok, um breve desfile indoor, mas para debater o estilo, conversível de 4 portas é muito feio né…. Se fossem para projetar um conversível para venda, como foi o Eos, teriam que refazer a estrutura toda do carro e deixá-lo com 2 portas. Mas para a utilidade que este serviu, está ótimo

Avatar
Deixe um comentário