Toyota lança SUV compacto para concorrer no segmento dominado pelo T-Cross e WR-V, tendo lastro da marca e conjunto híbrido como "ativos"
Demorou uma eternidade, mas finalmente a Toyota lançou o Yaris Cross. O SUV compacto era esperado há pelo menos cinco anos, quando a versão europeia chegou ao mercado. E para complicar a filial brasileira ainda teve que lidar com o temporal que arrasou a fábrica de motores de Porto Feliz (SP), de onde saem os conjuntos propulsores do modelo.
Depois de um esforço colossal, que envolveu uma equipe de cooperação global da Toyota, o carro chega para ser uma das estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo, que reabre suas portas depois de sete anos. Para lançar o carro, a Toyota precisou enviar parte do maquinário e ferramental para o Japão, assim como contar com montagens de partes dos motores em plantas de filiais, como a Turquia.
VEJA TAMBÉM:
Em um primeiro momento, a Toyota abrirá pré-venda, com 8,5 mil unidades iniciais. As entregas estão previstas para fevereiro. Trata-se do tempo que a filial brasileira consiga voltar a operar em patamares regulares.

O modelo chega para disputar terreno em um dos segmentos mais concorridos do mercado. O Yaris Cross terá como rivais modelos como o líder Volkswagen T-Cross, assim como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Caoa Chery Tiggo 5x, Honda HR-V, assim como o novíssimo WR-V. Isso sem contar os cupês Nivus e Fastback.
Mas as expectativas da Toyota são altas. A japonesa espera vender nada menos que 50 mil unidades anuais no Brasil. Ela também pretende exportar mais 20% desse total para o restante do mercado latino. A marca quer que o modelo se torne o charro-chefe no Brasil, superando os números de Corolla, Corolla Cross e poderosa Hilux.
O Toyota Yaris Cross será oferecido em quatro versões que se dividem em duas versões de acabamento: XRE e XRX, com opções a combustão e híbridas. Os preços de pré-venda são:
| Versão | Preço |
|---|---|
| Yaris Cross XRE | R$ 161.390 |
| Yaris Cross XRX | R$ 172.390 |
| Yaris Cross XRE Hybrid | R$ 178.990 |
| Yaris Cross XRE Hybrid | R$ 189.990 |
Elas serão equipadas com motor 1.5 (aspirado com injeção direta) de 122 cv e 15,3 kgfm de torque, combinada com uma transmissão automática D-CVT, com emulação de sete marchas pelas borboletas no volante.

Há também uma versão híbrida, que combina bloco 1.5 (e ciclo Atkinson) de 91 cv e 12,3 kgfm de torque, combinado a um módulo elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm de torque. A potência combinada é de 111 cv, pois os motores não atuam em sua potência máxima ao mesmo tempo. Já o torque combinado não foi divulgado. Assim como o Corolla, há um segundo motor elétrico que atua como gerador para a bateria.
O consumo de combustível do Yaris Cross, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, é:
| Motor | Combustível | Urbano | Rodoviário |
|---|---|---|---|
| 1.5 | Gasolina | 12,9 km/l | 14,3 km/l |
| 1.5 | Etanol | 8,8 km/l | 10,2 km/l |
| 1.5 Hybrid | Gasolina | 17,9 km/l | 15,3 km/l |
| 1.5 Hybrid | Etanol | 13,2 km/l | 10,7 km/l |
O Yaris Cross utiliza suspensão do tipo McPherson, independente, no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras. O modelo é equipado também com freios a disco nas quatro rodas, sendo ventilados (à frente) e sólidos (traseiros).
O Yaris Cross oferece pacote farto em todas versões, que conta com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, ar-condicionado digital, bancos revestidos com material sintético, partida sem chave, carregamento por indução, multimídia de 10 polegadas (com conexão para smartphones e câmera de ré), freio de estacionamento eletrônico, além de sensores de estacionamento traseiros.

O pacote de segurança conta com seis airbags, assistente de partida em rampa, assim como sistema Toyota Safety Sense, que agrega controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema pré-colisão frontal, monitor de permanência em faixa e farol alto automático.
Os faróis e lanternas são full LED em todas as versões. As rodas são de liga leve têm aro 17 polegadas (XRE) e 18 polegadas (XRX).
A opção de acabamento XRX, seja híbrida ou a combustão, adiciona abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, sensor de presença, teto panorâmico fixo, vidros antirruído, iluminação ambiente e serviços conectados. No pacote de segurança, a versão oferece monitor de ponto cego, visão 360°, além de sensores dianteiros e traseiros.

O Toyota Yaris Cross se posiciona no segmento B-SUV (compactos), com porte que se assemelha a modelos como Volkswagen T-Cross e novo Honda WR-V. O peso varia de acordo com a versão, em que as opções a combustão variam de 1.185 kg a 1.210 kg. As versões híbridas pesam entre 1.270 a 1.295 kg. As demais medidas são:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Não acredito que irá vender 50.000 nem em toda América do Sul.
…