Yaris Cross (feito na Tailândia) recebe duas estrelas no Latin NCAP

Latin NCAP dá duas estrelas para Toyota Yaris Cross vendido na Indonésia, mas que está aquém dos itens de segurança oferecidos na linha nacional

PO4525TYA2 oncrash Cam7
Yaris Cross feito na Ásia é avaliado pelo Latin NCAP, com menos equipamentos, que a versão feita no Brasil (Fotos: Latin NCAP | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 11/12/2025 às 21h00

O Latin NCAP acaba de divulgar os resultados dos testes de colisão feitos com o Toyota Yaris Cross. O instituto, com sede no Uruguai, deu apenas duas estrelas para o SUV japonês, que começará a ser distribuído em fevereiro de 2026.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O SUV passou por ensaios de impacto lateral, frontal e lateral de poste. Também foi avaliado efeito chicote da coluna cervical. Os testes também envolveram proteção para adultos, crianças e pedestres.

Curiosamente, os exemplares avaliados pelo Latin NCAP não são do modelo nacional. A entidade adquiriu unidades fabricadas na Tailândia e comercializadas na Indonésia. Ou seja, com especificações que podem não ser idênticas ao modelo fabricado no interior de São Paulo.

A proteção para adultos obteve 77% de pontuação, caindo para 69% na proteção para crianças, com dummies (bonecos) que simulam pequenos de 18 meses e três anos de idade. Com os dois bonecos, os testes foram satisfatórios.

No entanto, penalizou a sinalização de advertência, que não está de acordo com o protocolo do instituto (no carro feito para o mercado asiático) e não há desligamento completo do airbag frontal, que compromete a segurança caso a criança viaje no banco da frente.

Já a proteção para pedestres teve percentual de 56%, principalmente pelo formato do capô em que a parte mais elevada agrava impactos na região pélvica e pernas.

OD4325TYA1 oncrash Cam8
O SUV revelou boa proteção contra colisões tanto para adultos, quanto para crianças

Mas o que chama atenção é o percentual de 58% dos pontos para o tópico Sistemas de Assistência à Segurança. A justificativa do Latin NCAP é que nem todas as versões vendidas na América Latina, como por exemplo no Chile, não terão assistentes embarcados como itens de série, apenas como opcionais. Este fator compromete a pontuação pelo protocolo do instituto.

Em nota à imprensa, o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, disparou: “ao contrário de seus concorrentes, como a Renault com o Kardian e a Volkswagen com o Tera, a Toyota não parece priorizar a segurança na América Latina e no Caribe como era esperado. É surpreendente que, depois de ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e lançado no mercado modelos tão relevantes com apenas duas estrelas”.

No entanto, o carro que será vendido no Brasil conta com sistema Toyota Safety Sense, que é o como ela chama seu ADAS, de série em todas as versões. E a Toyota deverá distribuir o modelo nacional para o mercado latino, já que confirmou que espera vender 50 mil unidades no Brasil e pelo menos outras 10 mil no restante do continente.

Distorções do Latin NCAP

Discrepâncias nos testes do Latin NCAP não são novidade. Em 2021, a entidade testou uma unidade do Jeep Renegade, fora de linha, adquirida no Panamá, que não tinha os equipamentos presentes na linha atual da época, como seis airbags.

O resultado foi apenas uma estrela, com um carro que não condizia com a realidade do mercado. À época o Latin NCAP sugeriu repetir o teste mediante patrocínio de US$ 500 mil, que a Stellantis se recusou a pagar.

Questionamos o Latin NCAP a respeito da validade do teste Yaris Cross para o Brasil, uma vez que o carro nem chegou ao mercado e sua configuração diverge da unidade testada. No entanto, ainda não obtivemos retorno da entidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário