Zeekr tem vendas fracas no Brasil e, na China, solução são os híbridos

Zeekr, da Geely, vendeu apenas 261 elétricos no 1º semestre de 2025 no Brasil e mira híbridos para acelerar as vendas

Zeekr 001 Flagship prata frente parado
Zeekr 001 Flagship em apresentação no Brasil ((Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo))
Por Boris Feldman
Publicado em 20/07/2025 às 11h00

A marca chinesa Zeekr não consegue deslanchar no mercado brasileiro. Apesar de ter iniciado suas vendas no ano passado, o volume de carros comercializado neste primeiro semestre de 2025 foi pífio: apenas 261 unidades, menos de 50 mensalmente.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Para quem anunciava concorrer na faixa premium contra Porsche, Mercedes, BMW e Audi, ela ainda tem muito chão pela frente. Sua gama tem apenas dois modelos, a perua (shooting brake) 001 e o SUV X, dois modelos sofisticados, com muito desempenho e um acabamento superior.

VEJA TAMBÉM:

Know-how é que não falta ao fabricante dos carros da Zeekr, a poderosa Geely, dona da Volvo, Lotus e outras. Ela, aliás, já errou a mão no passado ao tentar desembarcar no Brasil quando ainda tinha produtos simplórios. Por mais competente que fosse, sua importadora (Grupo Gandini) não teve condições na época de emplacar a marca.

Hoje, a dificuldade que enfrenta é outra: mesmo com muita qualidade, é difícil tentar se impor diante de modelos premium tradicionais como os germânicos e já está em busca de novas soluções. A primeira, confirmada, é ampliar a linha, trazendo mais um modelo, o SUV 7X e talvez o sedã 009.

Fotos do Zeekr 001 Flagship, atual topo de linha da marca:

Sobram automóveis, faltam  concessionárias

A importadora da Zeekr no Brasil é o Grupo Carrera, de São Paulo, que representa outras marcas e nomeou várias concessionárias da chinesa em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e Vitória. Ou seja, para suas pretensões de participação mesmo no mercado premium, tem um número muito limitado de concessionários em apenas sete cidades da região Sudeste.

A importadora pretende consolidar a empresa importando veículos híbridos, pois a gama atual da Zeekr se concentra em carros elétricos. E o mercado brasileiro tem maior tendência pelos híbridos. Neste caso, a solução seria uma outra marca também da Geely na China, que só produz SUVs híbridos, a Lynk&Co, Segundo informações da Auto Esporte, já está definido que os dois primeiros modelos da subsidiária serão o 02 e o 08 .

lynk&co 08
Lynk&Co 08: primeiro modelo da marca no Brasil (Foto: Lynk&Co | Divulgação)

Zeekr com problema na China

Entretanto, a própria Zeekr enfrenta na China o mesmo problema em seus mercados, mais voltados para carros híbridos que para os elétricos. E já anunciou uma guinada de 180 graus em suas linhas: deixa de ser uma fábrica de carros elétricos e foca seus próximos lançamentos apenas em híbridos plug-in.

O primeiro, já apresentado, é o SUV 9X, seguido de outros modelos com a mesma configuração mecânica. Também na China a procura por carros híbridos vem aumentando sensivelmente e, com esta virada de chave da Zeekr, apenas duas fábricas se mantiveram produzindo exclusivamente carros elétricos, a Nio e a Tesla.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário