Zeekr, da Geely, vendeu apenas 261 elétricos no 1º semestre de 2025 no Brasil e mira híbridos para acelerar as vendas
A marca chinesa Zeekr não consegue deslanchar no mercado brasileiro. Apesar de ter iniciado suas vendas no ano passado, o volume de carros comercializado neste primeiro semestre de 2025 foi pífio: apenas 261 unidades, menos de 50 mensalmente.
Para quem anunciava concorrer na faixa premium contra Porsche, Mercedes, BMW e Audi, ela ainda tem muito chão pela frente. Sua gama tem apenas dois modelos, a perua (shooting brake) 001 e o SUV X, dois modelos sofisticados, com muito desempenho e um acabamento superior.
VEJA TAMBÉM:
Know-how é que não falta ao fabricante dos carros da Zeekr, a poderosa Geely, dona da Volvo, Lotus e outras. Ela, aliás, já errou a mão no passado ao tentar desembarcar no Brasil quando ainda tinha produtos simplórios. Por mais competente que fosse, sua importadora (Grupo Gandini) não teve condições na época de emplacar a marca.
Hoje, a dificuldade que enfrenta é outra: mesmo com muita qualidade, é difícil tentar se impor diante de modelos premium tradicionais como os germânicos e já está em busca de novas soluções. A primeira, confirmada, é ampliar a linha, trazendo mais um modelo, o SUV 7X e talvez o sedã 009.
Fotos do Zeekr 001 Flagship, atual topo de linha da marca:
A Zeekr no Brasil nomeou concessionárias apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e Vitória. Ou seja, para suas pretensões de participação mesmo no mercado premium, tem um número muito limitado de concessionários em apenas sete cidades da região Sudeste.
A importadora pretende consolidar a empresa importando veículos híbridos, pois a gama atual da Zeekr se concentra em carros elétricos. E o mercado brasileiro tem maior tendência pelos híbridos. Neste caso, a solução seria uma outra marca também da Geely na China, que só produz SUVs híbridos, a Lynk&Co, Segundo informações da Auto Esporte, já está definido que os dois primeiros modelos da subsidiária serão o 02 e o 08 .
Entretanto, a própria Zeekr enfrenta na China o mesmo problema em seus mercados, mais voltados para carros híbridos que para os elétricos. E já anunciou uma guinada de 180 graus em suas linhas: deixa de ser uma fábrica de carros elétricos e foca seus próximos lançamentos apenas em híbridos plug-in.
O primeiro, já apresentado, é o SUV 9X, seguido de outros modelos com a mesma configuração mecânica. Também na China a procura por carros híbridos vem aumentando sensivelmente e, com esta virada de chave da Zeekr, apenas duas fábricas se mantiveram produzindo exclusivamente carros elétricos, a Nio e a Tesla.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Nobrissimo Boris, é cômico essas marcas que estão chegando ao Brasil sem ao menos fazer uma sondagem de marcado ou conversar com alguém como vc.
Uma singela observação na Lexus no Brasil já seria suficiente para nunca tentar a sorte na república bananeira.
Pior ainda a pretensão da marca em concorrer com as marcas Premium Tradicionais, piada né?
Bora lá gastar dinheiro (ou lavar)….