Zeekr tem vendas fracas no Brasil e, na China, solução são os híbridos

Zeekr, da Geely, vendeu apenas 261 elétricos no 1º semestre de 2025 no Brasil e mira híbridos para acelerar as vendas

Zeekr 001 Flagship prata frente parado
Zeekr 001 Flagship em apresentação no Brasil ((Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo))
Por Boris Feldman
Publicado em 20/07/2025 às 11h00
Atualizado em 01/08/2025 às 17h55

A marca chinesa Zeekr não consegue deslanchar no mercado brasileiro. Apesar de ter iniciado suas vendas no ano passado, o volume de carros comercializado neste primeiro semestre de 2025 foi pífio: apenas 261 unidades, menos de 50 mensalmente.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Para quem anunciava concorrer na faixa premium contra Porsche, Mercedes, BMW e Audi, ela ainda tem muito chão pela frente. Sua gama tem apenas dois modelos, a perua (shooting brake) 001 e o SUV X, dois modelos sofisticados, com muito desempenho e um acabamento superior.

VEJA TAMBÉM:

Know-how é que não falta ao fabricante dos carros da Zeekr, a poderosa Geely, dona da Volvo, Lotus e outras. Ela, aliás, já errou a mão no passado ao tentar desembarcar no Brasil quando ainda tinha produtos simplórios. Por mais competente que fosse, sua importadora (Grupo Gandini) não teve condições na época de emplacar a marca.

Hoje, a dificuldade que enfrenta é outra: mesmo com muita qualidade, é difícil tentar se impor diante de modelos premium tradicionais como os germânicos e já está em busca de novas soluções. A primeira, confirmada, é ampliar a linha, trazendo mais um modelo, o SUV 7X e talvez o sedã 009.

Fotos do Zeekr 001 Flagship, atual topo de linha da marca:

Sobram automóveis, faltam  concessionárias

A Zeekr no Brasil nomeou concessionárias apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e Vitória. Ou seja, para suas pretensões de participação mesmo no mercado premium, tem um número muito limitado de concessionários em apenas sete cidades da região Sudeste.

A importadora pretende consolidar a empresa importando veículos híbridos, pois a gama atual da Zeekr se concentra em carros elétricos. E o mercado brasileiro tem maior tendência pelos híbridos. Neste caso, a solução seria uma outra marca também da Geely na China, que só produz SUVs híbridos, a Lynk&Co, Segundo informações da Auto Esporte, já está definido que os dois primeiros modelos da subsidiária serão o 02 e o 08 .

lynk&co 08
Lynk&Co 08: primeiro modelo da marca no Brasil (Foto: Lynk&Co | Divulgação)

Zeekr com problema na China

Entretanto, a própria Zeekr enfrenta na China o mesmo problema em seus mercados, mais voltados para carros híbridos que para os elétricos. E já anunciou uma guinada de 180 graus em suas linhas: deixa de ser uma fábrica de carros elétricos e foca seus próximos lançamentos apenas em híbridos plug-in.

O primeiro, já apresentado, é o SUV 9X, seguido de outros modelos com a mesma configuração mecânica. Também na China a procura por carros híbridos vem aumentando sensivelmente e, com esta virada de chave da Zeekr, apenas duas fábricas se mantiveram produzindo exclusivamente carros elétricos, a Nio e a Tesla.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco 25 de julho de 2025

Nobrissimo Boris, é cômico essas marcas que estão chegando ao Brasil sem ao menos fazer uma sondagem de marcado ou conversar com alguém como vc.

Uma singela observação na Lexus no Brasil já seria suficiente para nunca tentar a sorte na república bananeira.

Pior ainda a pretensão da marca em concorrer com as marcas Premium Tradicionais, piada né?

Bora lá gastar dinheiro (ou lavar)….

Avatar
Deixe um comentário