A luz de temperatura acendeu! O que fazer?

Tiraram o ponteiro de temperatura e deixaram só a luz de alerta, o que confunde o motorista, pois quando ela se acende, ele fica sem saber o que fazer

Por Boris Feldman27/03/18 às 06h35

Em alguns novos modelos, as fábricas aboliram os marcadores de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Há apenas uma luz de advertência no painel que se acende quando o aquecimento já está em níveis além do recomendável. Mas o que fazer quando o alerta aparecer no painel? O Boris explica!


[TRANSCRIÇÃO]

Uma novidade no painel dos automóveis é que algumas fábricas estão colocando uma luz de alerta de temperatura do líquido que refrigera o motor, para chamar a atenção do motorista de um superaquecimento, se ele não estivesse de olho no ponteiro de temperatura. Mas em alguns modelos, as fábricas foram mais radicais: tiraram o ponteiro de temperatura e deixaram só a luz de alerta, o que confunde o motorista, pois quando ela se acende, ele fica sem saber o que fazer.

Dá para rodar ou chama o reboque? Então vale a pena saber que quando essa luz se acende é porque a temperatura está subindo, mas ainda não atingiu o ponto perigoso de ferver a água. Ela está de 5 °C a 10 °C abaixo ainda. Isso significa que seria interessante parar o carro, esperar a água esfriar um pouco, a luz apagar e seguir cuidadosamente até a oficina.

Luz alerta para a temperatura do motor
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Genilton 21 de setembro de 2019

    Tenho um Renault clio modelo RT 1.6 a vintuinha só liga no segundo estagio

  • Avatar
    Aparecido 12 de setembro de 2019

    Boa noite tenho um Ford Ka 2019 a luz do aquecimento acendeu e apagou umas duas vezes estava perto da minha casa fui olhar tinha escapada a mangueira de retorno do radiador mais andei uns cinco km será que causou algum dano no motor coloquei aditivo no radiador com o carro ligado

  • Avatar
    FERNANDO DE SOUZA LIMA 15 de abril de 2019

    Boa Noite mim ajuda aí por favor Tenho um New Fiesta 2014 1.5 , SE
    Ele mostra no Painel que estar quente .mas não estar por que o ar-condicionado estar gelando normal a ventuinha estar normal a água circulando normal , e quando estou andando a temperatura fica subindo e descendo,já trocamos a válvula termostarica o senso de temperatura já olhamos a bamba d’água e ele continua.
    O que pode ser?esse e meu celular mim ajuda ai
    *
    EDITADO

  • Avatar
    Marcelo Leitão 19 de janeiro de 2019

    Luz temperatura c ar ligado acende mas o carro não está fervendo está normal, desligo ar 40 seg luz apaga.ja troquei o sensor e ainda continua.

    • Avatar
      Fábio de Oliveira Pereira 11 de fevereiro de 2019

      Marcelo, também tô com o mesmo problema, não sei o que fazer, infelizmente ainda não encontrei resposta para o problema. Tenho uma Ecosport 1.6 freestyle 2015.

      • Avatar
        Marcelo 17 de outubro de 2019

        No meu caso era o reservatório de água do radiador com nivel baixo, mas o carro nao ferveu

Avatar
Deixe um comentário