A luz de temperatura acendeu! O que fazer?

Por BORIS FELDMAN27/03/18 às 06h35

Em alguns novos modelos, as fábricas aboliram os marcadores de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Há apenas uma luz de advertência no painel que se acende quando o aquecimento já está em níveis além do recomendável. Mas o que fazer quando o alerta aparecer no painel? O Boris explica!


[TRANSCRIÇÃO]

Uma novidade no painel dos automóveis é que algumas fábricas estão colocando uma luz de alerta de temperatura do líquido que refrigera o motor, para chamar a atenção do motorista de um superaquecimento, se ele não estivesse de olho no ponteiro de temperatura. Mas em alguns modelos, as fábricas foram mais radicais: tiraram o ponteiro de temperatura e deixaram só a luz de alerta, o que confunde o motorista, pois quando ela se acende, ele fica sem saber o que fazer.

Dá para rodar ou chama o reboque? Então vale a pena saber que quando essa luz se acende é porque a temperatura está subindo, mas ainda não atingiu o ponto perigoso de ferver a água. Ela está de 5 °C a 10 °C abaixo ainda. Isso significa que seria interessante parar o carro, esperar a água esfriar um pouco, a luz apagar e seguir cuidadosamente até a oficina.

Luz alerta para a temperatura do motor

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário