Dá mesmo para abastecer um carro com água?

Boris comenta o carro que anda com água

Por BORIS FELDMAN01/11/17 às 18h59

Boris comenta o carro que, supostamente, anda com água.

Um ouvinte do AutoPapo disse que viu uma reportagem na televisão de um mecânico de Vila Velha, no Espírito Santo, provando que faz o carro andar usando água como combustível – se é que dá para acreditar nisso.

E a resposta é que, teoricamente, sim, o líquido é capaz de fazer funcionar um motor. A água é H2O, e o H2 é hidrogênio, um combustível que pode fazer um motor funcionar. Mas, na prática, essa operação não dá certo, porque para tirar o H2 é necessária uma reação química, que exige energia elétrica.

Então essa conta não fecha, porque a energia elétrica necessária para se obter o H2 é muito maior do que aquela fornecida pelo H2 para o motor. Na prática, a água é capaz de fazer o carro andar alguns quilômetros, mas o que a reportagem não mostrou é que, logo depois, a bateria pifa.

posto de abastecimento água

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ricardo Chilazi Gidi 28 de abril de 2018

    Todos os carros são Gastão involuiram os antigos eram
    Bem mais econômicos

Deixe um comentário