Se acontecer isso ao abastecer, troque de posto de gasolina

Postura do frentista pode indicar se estabelecimento adultera gasolina com aumento no teor do etanol em sua composição

Posto de gasolina com placas escritas FAKE na fachada,Homem com as mãos na cabeça desesperado ao fundo posto de abastecimento.
Se o seu carro é flex, precisa se preocupar tanto, mas caso funcione só com gasolina, cuidado. (Fotomontagem: Amanda Borges | Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/06/2025 às 18h00

Se o motor do seu automóvel não é flex e só queima gasolina, todo o cuidado é pouco na hora de abastecer. Imagine que ao encostar no posto de gasolina e escolher a bomba que oferece esse combustível, o frentista gentilmente te indica para se dirigir a uma outra bomba.

VEJA TAMBÉM:

Se isso já aconteceu com você, a minha recomendação é que você gentilmente vá para um outro posto, pois esse aí é desonesto. Ué, mas como assim?

Essa atitude indica uma picaretagem digna de flagra da ANP. Se aquela bomba era de gasolina, mas o frentista ao perceber que o seu carro não é flex e te mandou para outra, é porque naquela primeira a gasolina deve ter muito mais que os 27% de etanol permitidos pela legislação.

Dessa forma, o motor de quem abastece ali não sofre porque é flex, ou seja, queima qualquer coisa. Mas, em contrapartida, o bolso sofre, porque em vez de gasolina está vindo é muito etanol.

Enquanto isso, no seu carro que só queima gasolina, um elevado percentual de etanol é um verdadeiro desastre e você iria perceber rapidamente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Reginaldo 17 de junho de 2025

Como o gerente Hélio ,comentou não faz sentido sou frentista aqui em maringa pr ,acredito que tenha posto que adultera sim ,mas dá forma que foi colocado na notícia que o escritor colocou esta equivocada

Avatar
Bianca 15 de junho de 2025

Fake é esta informação,tem que ser muito ignorante pra acreditar que um posto vá fazer uma coisa dessas e ainda compartilhar com os funcionários.
Mas,vcs tem de ir atrás de notícias verdadeiras.
E não espalhar a ignorância de vcs sobre o assunto por aí.

Avatar
Dark 15 de junho de 2025

Maluquice isso nada ver
Trabalho em um posto referência da cidade
Nos frentista mudamos carros de bomba pelo simples fato de logística
Ou se caso tiver algum problema

Avatar
Anônimo 15 de junho de 2025

De onde vocês tiram tanta maluquice?! Desde quando o frentista vai saber qual bomba o combustível tá com mais porcentagem de álcool ou não?! Quem faz esse tipo de aferição e inspeção é o INMETRO e ANP. E o que tem haver jogar pra outra bomba?! MDS, vão se informar melhor antes de levar qualquer tipo de informação.

Avatar
Antônio 15 de junho de 2025

Nós frentistas não temos acesso as essas informações se existe adulteração no combustível ou não , o nosso trabalho é só abastecer, a gente só muda o carro de bomba e a bomba estiver com problema mesmo.

Avatar
Hélio 15 de junho de 2025

Sou Gerente de posto há 9 anos, isso não faz sentido! Temos apenas um tanque para cada combustível, qualquer bomba o combustível estará vindo do mesmo tanque, se não confia no posto que abastece, troque de posto, eu só abasteço meu veículo na rede que trabalho, e os patrões também abastecem o mesmo combustível que é vendido aos clientes.

Avatar
Santiago 11 de junho de 2025

Menos ruim se a adulteração for apenas e somente com etanol a mais…

Avatar
Deixe um comentário