ABS no sistema off-road: saiba como funciona

O ABS no sistema off-road atua de maneira diferente, claro, das situações de frenagem de emergência no cenário urbano

Por Boris Feldman30/08/18 às 06h30

O sistema ABS é primordial para auxiliar o motorista na hora de fazer uma frenagem de emergência. Mas, aí vem a dúvida: e durante uma trilha, em um off-road, será que ele atrapalha ou ajuda?

[TRANSCRIÇÃO]

Desde que foi tornado obrigatório, o sistema ABS de freios se tornou mais conhecido do brasileiro. Muitos motoristas já sabem que esse sistema eletrônico é o que evita a roda de se travar na hora de uma freada de emergência. E nada pior que ter as rodas travadas deslizando no asfalto. Afinal, isso aumenta muito o espaço percorrido pelo veículo, desde que o motorista pisou no pedal do freio.

Mas, um ouvinte do AutoPapo pergunta: o que vem a ser o sistema ABS com o dispositivo off-road? Ele é uma pequena sofisticação do ABS para automóveis que rodam na neve, que não é bem nosso caso,mas também na terra, que é mais o nosso caso. Esse ABS para off-road funciona da seguinte maneira: quando os sensores percebem que o freio foi acionado e vai haver um travamento das rodas, eles demoram alguns segundos para iniciar o sistema anti-travamento; o dispositivo deixa as rodas se arrastar um pouquinho na terra e com isso se consegue o efeito cunha, pois as rodas se arrastando formam diante dos pneus pequenos montinhos de terra, em forma de cunha, como se fossem mesmo pequenos obstáculos diante das rodas, e que ajudam na freada, reduzindo o espaço de frenagem. Assim funciona o ABS com dispositivo off-road. Bem bolado, não?

abs no sistema off-road
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário