Adaptar cinto de três pontos e apoio de cabeça: é possível?

Adaptar alguns itens de segurança em carros não projetados para os mesmos, é colocar a vida dos ocupantes do automóvel em risco

Por Boris Feldman22/10/18 às 06h15

Adaptar cinto de três pontos e encosto de cabeça pode trazer sérios riscos para a vida dos ocupantes do automóvel. Cuidado com os picaretas de plantão!

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo escutou um comentário nosso à respeito da legislação que não exige nem cinto de três pontos retrátil, nem apoio de cabeça para quem vai no meio do banco traseiro. Estes itens serão exigidos apenas a partir do ano que vem para os carros novos, e em 2020 para todos os automóveis. Ele diz que seu carro não tem esses dois dispositivos. Ele sabe da suas importâncias e pergunta: é possível adaptá-los?

E a resposta, infelizmente, é negativa. Isso porque não é possível adaptar esses dois dispositivos caso o carro não tenha sido projetado para recebê-los. Algumas lojas de acessórios têm a cara de pau de anunciar essa adaptação do cinto de três pontos e apoio de cabeça no meio do banco traseiro. O que é tecnicamente condenado, e esses dispositivos não vão proteger ninguém no caso de um acidente. É pura pi-ca-re-ta-gem!

adaptar cinto de três pontos
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Juciley 22 de agosto de 2019

    Bom dia, no corolla 2006/2007 é possível colocar o cinto de 3 pontos no meio? Essa adaptação no caso desse veículo, é segura?

    • AutoPapo
      AutoPapo 22 de agosto de 2019

      Olá, Juciley.

      Se não está previsto no projeto do carro, não é possível fazer esse tipo de adaptação.

      Obrigado

  • Avatar
    Selma Gomes gerenutti 9 de junho de 2019

    Uma orientação. Tenho um escort sapo 93, e preciso trocar o cinto de 2 pontos para 3 pontos. Assim consigo carregar a cadeirinha do bebê. Isso é possivel e seguro?

  • Avatar
    DENIVAN 27 de março de 2019

    Olá, quem tem cinto abdominal nos 3 lugares do banco de trás, pode adaptar o de 3 pontas nos lugares da lateral?

    • AutoPapo
      AutoPapo 28 de março de 2019

      Olá, Denivan. Esse tipo de adaptação não é recomendada.

      Obrigado e abraço

      • Avatar
        Carlos 28 de março de 2019

        Olá alguns carros tem de fábrica a pre disposição para instalação do cinto de três pontos mais o fabricante , por corte de custo para eles ou para se aproveitar, oferece com opcional, você recomenda a instalação nesse ponto que existe a pré disposição para ser instalado ?

      • AutoPapo
        AutoPapo 29 de março de 2019

        Segundo Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil), não é recomendado essa substituição, pelos seguinte motivos:

        Alguns modelos de veículos possuem diferentes tipos de encosto traseiro (inteiriço e bi-partido) e suas respectivas resistências, para suportar a força que o ocupante exerce nele na hora do impacto, são diferentes para cada tipo de cinto e banco. Os cintos subabdominais são fixado somente no assoalho do veículo. Já o cinto de 3 pontos possui, além dos pontos de fixações no assoalho, um ponto de fixação diagonal, que geralmente é preso no próprio encosto do banco ou na região do teto.

        A substituição pode trazer riscos aos ocupantes quando é feita sem que se tenha certeza que toda a estrutura esteja preparada (bancos, pontos de fixações e resistência do cinto). É importante informar que os cintos de segurança são validados em testes de colisões e podem ter variações de acordo com a versão do veículo (mesmo tendo carroceria igual).

      • Avatar
        Davi 7 de abril de 2019

        Bom Dia!
        E meus corsas, todos vinham com a furacão original para cinto três pontos.
        Foi só comprar o cinto original e o regulador e instalar.
        Só não pode furar a carroceria para fazer a instalação. Já vem toda furacão original nos corsas de 94 a 99.

    • Avatar
      Davi 7 de abril de 2019

      Bom dia!
      Tem alguns carros, que são projetados para receber os cintos três pontos nas laterais.
      E o caso dos corsas 94 a 99.
      Tem todas as furacões de fábrica, e só comprar os cintos e o regulador.

  • Avatar
    Everaldo 22 de outubro de 2018

    Só uma dúvida, quem tem um carro com o assento do meio sem encosto de cabeça e cinto de 3 ponto vai ficar proibido de levar passageiro nesse lugar?

    • AutoPapo
      AutoPapo 29 de março de 2019

      Olá, Everaldo. Você poderá continuar levando o passageiro neste lugar.

      Obrigado e abraço

Avatar
Deixe um comentário