Água da torneira pode ser colocada no radiador do carro?

Em algumas regiões do Brasil existe a 'água dura', rica em cálcio, e que pode formar uma parede em volta dos cilindros. O que não é bom para o carro

Por BORIS FELDMAN17/11/18 às 07h30

A água da torneira até tem minerais, que são bons para o ser humano. Mas será que eles fazem bem ao motor e radiador do carro? Confira nessa dica:

[TRANSCRIÇÃO]

Muita gente ao repor a água do radiador, ou do sistema de refrigeração, usa mesmo a água de torneira. O que é muito pouco recomendável, é o barato que pode sair caro. Essa água contém muitos compostos minerais que poderão se agregar internamente ao motor. Como por exemplo em algumas regiões do Brasil, onde tem a chamada água dura que é rica em cálcio e pode formar uma parede em volta dos cilindros, prejudicando a refrigeração.

Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias. E que já vem com o percentual correto de água e aditivo determinado pelo fabricante do automóvel.

Água da torneira

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário