Ainda tem essa de esquentar o motor?

Boris tira a dúvida de um ouvinte com relação à necessidade de se esquentar o motor em dias mais frios ou quentes.

Por BORIS FELDMAN21/10/17 às 17h45

Boris tira a dúvida de um ouvinte com relação à necessidade de se esquentar o motor em dias mais frios ou quentes.

Ouvinte do nosso Auto Papo quer saber: qual a diferença de deixar o motor esquentando de manhã nos dias mais frios ou nos dias mais quentes? E a resposta é que ele não precisa de deixar o motor esquentar nem nas manhãs mais frias, nem nas mais quentes.

Na verdade, aquela história de deixar três, quatro ou cinco minutos o motor funcionando em marcha lenta já era, porque hoje, com a central eletrônica, já há meios de se detectar qual é a temperatura ambiente e o próprio motor se prepara para a manhã mais fria ou mais quente, modificando a mistura ar/combustível, de acordo com as necessidades.

Ao ligar o motor de manhã, basta esperar uns 30 segundos, até a chegada do óleo de lubrificação nas partes superiores e evitar de pisar fundo no acelerador, até que a temperatura da água já esteja próxima daquela ideal de funcionamento.

Qualquer coisa além disso é perda de tempo e dinheiro.

ignição chave esquentar o motor

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Paulo Guimarães 4 de março de 2018

    O meu hb 20 começa a trancar as marchas quando esquenta a caixa.ano 2014, com 60.000km

Deixe um comentário