Motor do carro deve ser esquentado? Não mais

Hoje em dia, os motoristas ligam o motor e já saem, sem esperar o motor esquentar. Porém, é bom esperar alguns segundos para arrancar o carro

Por BORIS FELDMAN07/11/18 às 23h30

Puxar o afogador e deixar o motor do carro esquentando por 5 minutos é coisa do passado. Veja o porquê:

[TRANSCRIÇÃO]

As novas tecnologias vão mudando os hábitos do motorista. E as velhas regras passadas de geração em geração, já não funcionam mais. E um bom exemplo, é esquentar o motor do carro de manhã, que não existe mais também. No passado, tinha-se que puxar o afogador e deixar o motor funcionando em marcha lenta, durante uns três a quatro minutos antes sair com o carro.

Hoje o pessoal nem sabe o que é afogador, vai ligando e vai saindo, pois a eletrônica faz o resto. Entretanto, nem 8, nem 80. Se não é mais necessário esquentar o motor, deve-se pelo menos depois de ligá-lo, esperar pelo menos 20 a 30 segundos pra que chega lubrificação, o óleo lá do cárter, nas partes superiores.

E outra dica é: não precisa esquentar, mas também não é pra sair já com o pé embaixo. Pois antes de exigir tudo do motor, vale a pena rodar maneiro até que o ponteiro a temperatura, pelo menos, começa a se movimentar.

Motor do carro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário