Alternou o combustível no flex e ele não pegou. Por quê?
Já falamos diversas vezes que a mistura de etanol com gasolina pode ser em qualquer proporção. Mas, o carro de uma ouvinte do AutoPapo não quis pegar depois que ela alternou o combustível. A razão foi...
O motor flex foi feito para receber tanto gasolina quanto etanol, em qualquer proporção e em qualquer época. Isso, todo mundo já sabe. Mas, e quando depois de alternar o combustível o motor resolve não pegar?
Ouvinte do AutoPapo comentou um caso de uma amiga, que tem um Ônix flex, que nunca teve problema com o automóvel e sempre abasteceu com gasolina: um belo dia alguém lhe deu a dica de que seria mais interessante, em termos financeiros, abastecer com etanol, e assim ela o fez. Mas, encostou o carro logo depois de abastecer e quando voltou, o motor se recusou a pegar. Ela teve que rebocar o automóvel até a concessionária. E, o ouvinte disse que já cansou de ouvir, inclusive aqui no AutoPapo, que o carro flex funciona com qualquer combustível, gasolina ou etanol. O que pode ter acontecido com o carro da amiga?
Como ela encostou o carro logo depois que abasteceu, o motor ainda estava recebendo a gasolina e não o etanol. Quando ela voltou e deu no arranque, como a temperatura ambiente estava muito baixa e o etanol estava começando a chegar no motor, os sensores que percebem a mudança de um combustível para o outro ainda não tinham informado isso para a injeção eletrônica. E, como estava frio, teria que haver a injeção de gasolina do tanquinho de partida a frio para o motor funcionar. Essa situação do motor flex é rara, mas acontece quando se muda da gasolina para o etanol e se encosta o carro antes de rodar, pelo menos, uns 10, 15 quilômetros. O que pode dificultar que o motor pegue logo depois.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Carlos
29 de março de 2023
Com meu Onix é a mesma coisa. Não boto mais gasolina com medo de ficar na mão! Já precisei rebocar. O mecânico da autorizada disse que era combustível adulterado, mas troquei de posto e nada…
Tenho um classic 2013-2014 e uso sempre gasolina e quando quero usar álcool não funciona porque a mentira de dizer que o carro é flex se quando precisa não funciona
DANIELE APARECIDA DE SOUZA NEVES
28 de maio de 2018
Entao pra que serve o tanquinho de partida a frio. Vcs nao informaram se i reservatorio de partida da amiga tava cheio oi vazio….sempre troco de combustivel (alterno gasolina e etanol) uso mais gasolina, nunca tive esse problema. Meu carro é um sandero.
Situação rara?? Na verdade SEMPRE se deve rodar alguns km antes de encostar. Tudo isso só pra não dar o braço a torcer e admitir que está errado. E muita gente lê as coisas aqui e já considera uma verdade absoluta. Cuidado gente.
Trabalho com centro automotivo ..e na geração flex depois que vc abastece ou troca de combustível o certo é rodar no mínimo 15km para que o veículo possa fazer a leitura de qual combustível foi abastecido de gasolina pra álcool muda o tempo de injeção por isso tem carro que não pega de manhã
Bom alguns meses atrás eu adquiri o Corsa clássico flex
2010 .
O antigo dono só abastecia com etanol, assim que peguei
O carro andei até chegar na reserva então fez o abastecimento com gasolina ,andei uns 20km ebguadei o carro . No dia seguinte o mesmo na dava partida de maneira nenhuma,fiquei preocupado e liguie para o antigo do que me falou que da última vez que ele mudou de combustível aconteceu a mesma coisa ,ele teve que leva no mecânico para resetar o módulo .depois desse episódio não fasso mais o abastecimento com gasolina.
Tenho pesquisado sobre o assunto em vários site e tenho pessebido que os carros da Chevrolet é que tem apresentado esses problemas.
O meu é um classic 2011, no alcool funciona normal, mas quando troco para gasolina é só babado, é complicado de fazer pegar na primeira vez do dia mesmo restando o modulo,não vou colocar mais gasolina!
Porque depois de mudar de etanol para gasolina ou vice versa , Você precisa rodar esses 10km no mínimo para a injeção eletrônica mandar o aviso ao motor que ele está com outro tipo de combustível, eu tenho um fox É aparece até uma mensagem no painel que ele está reconhecendo o combustível!
Que absurdo esta materia! P motor rem dificuldades para pegar ppis a central de gerenciamento não reconhece a chamado AF ou seja é nescessario fazer o ajustes atraves do scaner ou rodar aproximadamente de 15 a 20 km para a central reconhever o movo combustivel e fazer o ajuste dos parametros!!!