Amaciar pneus? Que história é essa?
É preciso rodar alguns quilômetros com o carro novo para que alguns componentes funcionem perfeitamente. Mas isso vale para o pneu também?
É preciso rodar alguns quilômetros com o carro novo para que alguns componentes funcionem perfeitamente. Mas isso vale para o pneu também?
Tem que amaciar motor de carro novo? Tem. Mas tem mais: não é só o motor que se amacia, também pneus e freios. Como assim?
O carro novo não precisa mais, como no passado, de rodar 4 mil ou 5 mil km “de leve”, pois os componentes móveis do motor se ajustam entre 500 km e 1000 km rodados.
Em relação aos pneus, ninguém imagina que eles também exigem “amaciamento”.
Um pneu novinho, seja no carro zero km, ou ao se trocá-los, só vai oferecer bom atrito com o asfalto depois de rodar algumas dezenas de quilômetros.
Por falar em atrito, é assim que funciona o freio do carro: atrito entre pastilhas e discos ou lonas e tambores. Então, no carro zero (ou ao se trocar pastilhas), o freio só terá máxima eficiência depois que tiver também rodado algumas dezenas de quilômetros.
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Então, curiosamente, a necessidade de rodar “manso” durante algum tempo é para reduzir o atrito entre alguns componentes (motor) e aumentar o de outros (pneu e freio).
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No caso dos pneus, eles só ganham grip depois de rodarem cerca de 200km pois o pneu sai de fabrica com a borracha lisa e escorregadia. Acredito que no frio seja o mesmo principio.
Só passar a mão num pneu sem uso e num usado e vai notar a diferença na textura da borracha.
Não sabia dos pneus e freio. Obrigado pela dica
Falou, falou e não explicou.
Gente faz compra eles não entrega.