Aprenda a forma correta de estacionar um carro com câmbio automático

Sequência de comandos errada pode custar uma fortuna em manutenção da transmissão automática na hora de estacionar em rampa

COMO ESTACIONAR CARRO AUTOMÁTICO
Dependendo da forma de estacionar, quem pode estar segurando o carro é o câmbio e não o freio de estacionamento (Foto: FreePik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/07/2024 às 18h02

O seu carro tem câmbio automático? Quando ele está estacionado numa rampa,  ao tirar o carro dali e puxar a alavanca de mudanças, você sente um tranquinho na transmissão?

VEJA TAMBÉM:

Se isso acontece, está tudo errado. O ‘tranquinho’ é sinal de que, ao invés do freio de estacionamento estar segurando o carro nesse aclive ou declive, era o câmbio que estava travando o carro.

Essa troca de funções pode ser muito prejudicial a essa caixa de marchas. Então, a primeira ação que você deve tomar ao estacionar o carro com câmbio automático é acionar o freio de estacionamento.

Dessa forma, com o carro ‘preso’, você pode engatar a alavanca de câmbio em P de parking sem nenhum prejuízo. Agora, para sair, é só fazer a operação inversa.

O primeiro passo é ligar o motor, depois desengatar a alavanca do P, para só então soltar o freio de estacionamento. Esta é a sequência para não causar nenhum dano à caixa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vanderlei jairo 19 de julho de 2024

Tenho um gol ,16 válvula automático 1.6,2019 fiz manutenção no câmbio a troca óleo ficou 1500 na suga óleo ficou barato fiz 70mil km se você empresta carro pra uma pessoa,ela não vai saber conduzir carro tem fazer cursinho pra aprender se não estoura câmbio diferente de carro manual.

Avatar
Geraldo Vitor 18 de julho de 2024

Tenho um ronda Civic automático nunca mim deu problema não troco dê jeito nenhum por carro manual

Avatar
Georges 19 de julho de 2024

Eu aprendi que coloca no neutro, desliga o motor e depois coloca no P, seja em rampa ou não. E sempre com o pé no freio.

Avatar
ERVIN MORETTI 18 de julho de 2024

Eu paro o carro, coloco a alavanca no neutro, puxo o freio de mão e somente então coloco no P. Faço o contrário quando dou a partida e colocar o carro em movimento

Avatar
Rodrigo 20 de julho de 2024

Só faltou soltar o pé do freio antes de passar pro P. Assim, em declives/aclives, evita de transmitir o peso do carro pro câmbio (aquela leve assentada é suficiente pra travar o câmbio/palanca).

Avatar
Nilton 17 de julho de 2024

Deus me livre de carro automático, cheio de detalhe,credu

Avatar
William 17 de julho de 2024

Carro automático tem algumas características próprias, usando corretamente e verificando a troca do óleo da caixa, é tranquilo. Agora quem não tem grana para manutenção ou é relapso, o negócio é pegar kwid e seja feliz.

Avatar
Maria 18 de julho de 2024

Porque desmerecer as pessoas..

Avatar
Jorge Dias 18 de julho de 2024

É igual a andar de bicicleta, depois de aprender nunca mais esquece.

Avatar
Carlos Augusto Silva 18 de julho de 2024

Talvez seja só isso: termos organização e método – Leia mais em https://autopapo.com.br/blog-do-boris/aprenda-a-forma-correta-de-estacionar-um-carro-com-cambio-automatico/

Avatar
Deixe um comentário