Aquaplanagem: só reza ….
Existem diversos fatores que fazem o fenômeno da aquaplanagem acontecer enquanto o motorista dirige sob a chuva. Veja aqui como evitá-lo:
Existem diversos fatores que fazem o fenômeno da aquaplanagem acontecer enquanto o motorista dirige sob a chuva. Veja aqui como evitá-lo:
Eu já comentei o perigo da aquaplanagem, quando o carro na estrada, em velocidades mais elevadas, encontra um trecho ligeiramente alagado e os pneus decolam. Ou seja, passam a deslizar ou “esquiar” sobre a lâmina d’água.
Neste caso perdem o contato com o asfalto e não há o que fazer: as rodas não obedecem ao acelerador, freio nem volante. Só mesmo rezar…
Porém, existem fatores que influenciam este fenômeno: por exemplo, quanto mais largo o pneu, maior a possibilidade dela acontecer e maior cuidado ao volante.
O segundo fator é a velocidade: uma aquaplanagem que acontece a 100 km/h ou 110 km/h, provavelmente não iria ocorrer a 80 km/h ou 90 km/h. Outra coisa: os sulcos dos pneus: quanto mais profundos, maior a possibilidade de afastarem a água entre eles e o asfalto, evitando a aquaplanagem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Já aconteceu comigo, velocidade não muito alta (estava abaixo de 80 Km/h)… a culpa foi dos pneus: estavam passando da hora de trocar! rsrsrs