Ao dirigir na chuva, cuidado para não fazer a alegria de um dono de oficina

Ao dirigir na chuva, vários fatores comprometem a dirigibilidade e a segurança, fazendo o número de acidentes aumentar

Por Boris Feldman05/03/20 às 08h30

Se você não sabia, então saiba que a época de chuvas é que faz a alegria das oficinas que reparam automóveis acidentados. E o número desses acidentes aumenta por dois motivos. Primeiro: visibilidade prejudicada ao dirigir na chuva. Segundo: a aderência do carro no asfalto também prejudicada.

Contra a chuva que cai, você não pode fazer nada. Mas pode melhorar a visibilidade lembrando de trocar as palhetas dos limpadores. Acrescente também um xampu na água do lavador do para-brisas, e use uma flanela química para evitar o embaçamento interno dos vidros. E não se esqueça de ligar o ar-condicionado ou a ventilação para reduzir esse embaçamento.

Quanto à falta de aderência no piso molhado: pneus com sulcos mínimos são essenciais para se dissipar a água entre eles e o asfalto e evitar a terrível aquaplanagem ao se dirigir na chuva.

chuva palheta limpdor para brisa

Foto Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário