Ar-condicionado exige que tenha aditivo na água do radiador?
O que o aditivo na água do radiador tem que pode influenciar no funcionamento do ar-condicionado? Nada. Mas, por que recomendaram isso para o nosso leitor?
O que o aditivo na água do radiador tem que pode influenciar no funcionamento do ar-condicionado? Nada. Mas, por que recomendaram isso para o nosso leitor?
Disseram para um leitor do AutoPapo, numa oficina, que pelo fato do carro dele ter ar-condicionado ele não poderia deixar de colocar o aditivo na água do sistema de refrigeração, a água do radiador. E a explicação foi de que o ar-condicionado exige mais do motor e que esta sobrecarga é que torna, então, necessária a presença do aditivo. Só que essa recomendação não tem pé nem cabeça. Porque todos os automóveis têm que ter esse aditivo na água, tenha ou não tenha o equipamento de ar-condicionado. Este aditivo é o etilenoglicol que vai misturado na água, na base de 50%. Este percentual pode variar, porém os líquidos que se encontram a venda para colocar no radiador já vêm prontos com a mistura água/etilonoglicol no percentual correto para cada automóvel.
As finalidades básicas do aditivo: em primeiro lugar, lubrificar o sistema de refrigeração e evitar que seus componentes se enferrujem; em segundo lugar, subir o ponto de ebulição da água. Ou seja, se o motor esquenta acima de sua temperatura normal, fica mais difícil da água ferver, o que pode prejudicar o sistema de refrigeração. Vai aqui, então, uma dica: toda vez que completar a água do radiador, use o líquido que já contém o aditivo.
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Acredito que quando falaram para ele sobre a influência no ar condicionado, não falaram que é indiretamente,todo veículo precisa no sistema de arrefecimento de aditivo, existem o pronto para uso e o concentrado (se dilui com água desmineralizada),podem ser com etileno glicol,monoetileno glicol, híbrido,e alguns levam outros químicos,os mais novos protegem os blocos e cabeçotes de alumínio,evitando a cavitação,troca energética, lubrificação, aumenta o ponto de ebulição,anti congelante,evita a corrosão. Um dos maiores problemas no mercado e venderem anticorrosivo baratos como aditivo,o sistema de arrefecimento precisa muito mais de outros químicos que somente anticorrosivo. E tem mais,o preço tem variação de acordo com o tempo de vida útil do aditivo,que pode variar de um ano a cinco anos no sistema
Além disso, o aditivo na agua do radiador tambem previne que o trocador de calor de ar quente enferruje. Inclusive é recomendado ligar o ar quente periodicamente para fazer a agua quente do radiador com aditivo passar, não só no inverno.
O aquecer fica no mesmo sistema fechado do liquido de arrefecimento do motor, tendo fluxo 100% do tempo. É recomendado ligar o ar quente pra matar algumas bactérias q podem proliferar no Evaporador do ar condicionado.
O termo correto aí seria arrefecimento. Refrigeração em si, utiliza gás (freon) sem relação alguma com água ou aditivo… São sistemas diferentes e separados.
Corretamente,sempre use aditivos em seu veículo com ou sem ar condicionado.Ele é importante para evitar a oxidação e corrosão das peças de metais do seu veículo ( ex. Colmeias/bomba d’água/e toda parte do sistema.