Barulho no freio e na direção hidráulica: saiba porque eles aparecem

Você já reparou que alguns carros emitem alguns barulhos como, por exemplo, o da direção hidráulica que chia ou apita quando o motorista vira o volante?

Por BORIS FELDMAN28/11/18 às 23h30

Quando surge um barulho no freio ou na direção hidráulica, muitos motoristas ficam temeroso e já pensam em rebocar o carro. Entenda a origem desses ruídos.

Você já reparou que alguns carros emitem chiados, apitos e cantorias? Carros com direção hidráulica, por exemplo, chiam ou apitam quando o motorista vira o volante. O que é um sinal de que a correia que movimenta o sistema está ressecada. Ela desliza sobre a polia e emite esse barulho.

Outra manifestação “lírica” da direção hidráulica é quando o motorista vira o volante até o batente. Quando chega nesse limite, para um lado ou outro, o sistema “bota a boca no trombone” por causa do excesso de pressão. É por isso que não se recomenda manter o volante totalmente virado durante mais do que dois ou três segundos.

Outros carros apitam quando se pisa no freio, e tem até a recomendação para se lixar as pastilhas, que poderiam estar provocando esse ruído no contato com o disco de freio. Se lixou e não resolveu, é porque na verdade aquele ruído foi provocado nas costas da pastilha. Mude o revestimento entre ela e o pequeno pistão que a aciona para eliminar esse barulho no freio.

barulho no freio

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

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