Barulho no freio: saiba o que fazer se ele começar a chiar

"De repente quando você pisa no pedal do freio, repara que ele está cantando, chiando, o que pode representar dois problemas: um simples, e um grave"

Por Boris Feldman06/12/19 às 16h15

De repente quando você pisa no pedal do freio, repara que ele está cantando, chiando. Esse barulho no freio pode representar dois problemas: um simples, e de fácil solução, e outro grave, de solução complicada e cara.

O primeiro problema pode ser mesmo o atrito da pastilha contra o disco, provocando esse assovio, o que passou a acontecer depois que as pastilhas passaram a ser do tipo no-asbestos, ou seja, sem amianto. E algumas provocam mesmo esse assovio.

Nada grave, e de fácil solução: basta desmontar essas pastilhas, dar uma lixadinhas nas beiradas que o assovio desaparece.

O outro problema bem mais grave é o motorista não ter percebido que as pastilhas estavam no final. Porque nem todos os automóveis têm a luz de alerta para isso no painel, ou não se tomou o cuidado de verificar o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

Porque, se elas não são substituídas quando esse material de fricção chega ao seu final, começa a haver um atrito direto da base da pastilha, que é de aço, contra o aço do disco de freio, o que também provoca um ruído quando se pisa no pedal.

Só que, neste caso, além de trocar as pastilhas, prepare o seu bolso, porque será necessário também trocar os discos de freio.

barulho no freio
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Raul da Masculino Rodrigues 19 de fevereiro de 2020

    Bom dia, já troquei a pastilha e o disco mas mesmo assim continua com o barulho. OBS: ELE GERALMENTE ACONTECE QUANDO VOU SAIR COM O CARRO DEPOIS DE UM TEMPO PARADO, MAS O BARULHO DESAPARECE DEPOIS DE ALGUNS KILOMETROS.

  • Avatar
    Agostinho 8 de fevereiro de 2020

    Olá muito bom dia Boris, tem uma Pajero tr4 2005 a 5anos gosto muito dela moto ecelenti cenquinho faço revisão cada 6 mais mas vei sugino alguns item precisa se trocado exemplo senso de macha de rotação contato da buzina no volante tá ficando um pouco carro penso em trocar por uma mais nova 2014/15 na opinião um grande abraço até,a ousso as tua dica na Alpha FM.

  • Avatar
    Jairo Gonçalves Silvério Júnior 21 de janeiro de 2020

    Quando um chiado na roda dianteira ai pisa no freio o chiado para.

Avatar
Deixe um comentário