Boris é contra carro elétrico?
Entre prós e contras dos modelos movidos a bateria, já vale a pena investir neste tipo de veículo? Explico o meu ponto de vista
Entre prós e contras dos modelos movidos a bateria, já vale a pena investir neste tipo de veículo? Explico o meu ponto de vista
Muita gente que me encontra por aí pergunta: “por que você é contra o carro elétrico, Boris?” E eu respondo que não sou contra esse tipo de automóvel, mas o que eu não sou é propagandista de veículo elétrico.
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Eu vejo nesse tipo de veículo as vantagens e as desvantagens que ele apresenta. Muitas vezes, eu recomendo para alguém que me consulta comprar um híbrido que tem motor elétrico e motor a combustão.
Enquanto que, para outros com um contexto diferente eu digo: pode comprar o elétrico. Se você não anda muito todo dia, só anda no trânsito urbano, não está pensando em fazer longas viagens, pode comprar um carro elétrico, mas não se esqueça dos pontos negativos.
Um desses defeitos é o valor de revenda, que para o elétrico é menor do que de um automóvel a combustão. O preço do quilômetro rodado e da manutenção também são menores, mas outro dia eu vi o farol de um carro elétrico sendo anunciado por quase R$ 30 mil.
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Pois eu, como consumidor de carro elétrico, vejo muitas vantagens. Obviamente que as questões levantadas de preço de revenda e autonomia são muito relevantes. Até por isso sempre digo: “Vai viajar com o carro ? Não compre elétrico”. A infraestrutura ainda não permite essas aventuras. Agora, como carro para utilizar na cidade, é perfeito. Mais de 85% da energia produzida no Brasil é renovável, então essa questão é de menor importância. Utilizo o carro apenas na cidade e tenho muita facilidade de carregar pois posso utilizar a tomada que tenho na minha garagem. Ninguém deixa o carro “zerar” bateria para carregar e basta apenas o tempo que estou dormindo para carregar completamente. O custo de manutenção é muito mais baixo (apesar que alguns carros são bem caras as peças de reposição), até por isso escolhi um modelo que tem bastante similaridade com um comum a combustão, o que reduziu bastante o custo de reparo e seguro. O custo com combustível nem se fala: 1/5 do valor normal. Para viajar, com as economias apontadas e, no meu caso, alugo um carro.
Também concordo que ainda não é a melhor opção para boa parte da população brasileira. Ainda falta ajustes no Mercado e infraestrutura.
Boris,
E se você fosse contra, não haveria problema algum.
Muitos são contra, inclusive eu!
É muito bonito aquele discurso de que o elétrico não solta fumaça e nem faz ruído. Mas até hoje ninguém respondeu de onde sairia a eletricidade limpa pra diariamente recarregar as baterias de uma hipotética frota de muitos milhões de veículos elétricos.
Santiago você tocou em um ponto no qual insisto desde que começou a euforia dos elétricos. Se toda a frota no mundo hoje fosse elétrica certamente não haveria energia suficiente para todos.
Outro ponto interessante são as idiossincrasias dos elétricos. Me deparei hoje com uma situação inusitada, uma Van de entrega, elétrica, parou na porta do meu condomínio e o motorista não conseguiu abrir a porta porque o carro não permitiu, ele teve que dar uma volta no quarteirão para que o carro destravasse e porta.
Ou seja, pode ser econômico, menos poluente, etc… Mas ainda tem muita estrada pela pela frente, literalmente.
Enfim duas pessoas lúcidas.
O mundo não está de todo perdido.
Perfeito! Se bem que, considerando a alta desvalorização, o alto custo/valor, a diminuta oferta de opções de abastecimento (postos) e a grande dificuldade de revenda, acredito que elétricos “puros” terão muita dificuldade de emplacar como única alternativa automotiva…