Para quê as posições ‘D1, D2 e D3’ no câmbio automático?
Não basta deixar o câmbio automático em D (drive), que ele passa as marchas sozinho? Para que serve essas denominações, então?
Não basta deixar o câmbio automático em D (drive), que ele passa as marchas sozinho? Para que serve essas denominações, então?
“Se meu carro tem câmbio automático”, pergunta um leitor do AutoPapo, “para que as posições D1, D2, D3 na alavanca? Não é só deixar em D, de Drive, e ele passa tudo sozinho?”
É pelo seguinte:
A medida que você arranca e vai acelerando, o câmbio vai jogando automaticamente as marchas para cima, segunda, terceira, quarta e até outras. Quando chega uma subida, ele reduz sozinho para quarta, terceira ou segunda marcha.
Mas tem uma situação em que o próprio motorista tem que fazer essa redução; nas estradas, por exemplo.
No caso de uma longa e íngreme descida, ou antes de uma curva mais apertada, é ou momento de o motorista atuar e engatar o D3 ou D2 para usar o freio-motor e poupar os freios.
Se o motorista não o faz, existe o considerável risco de um superaquecimento de seus componentes. E aí, o perigoso fenômeno do fading, que deixa o carro literalmente sem freio.
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Só pra conhecimento fo sistema
Boa tarde, posso usar na cidade ou na estrada o cambio automatico D3?