Colocar o câmbio automático no neutro ameniza consumo e desgaste?

Quando você para em um congestionamento ou no sinal vermelho em um carro com câmbio automático, você coloca no neutro?

bmw x3 m competition cambio automatico
Por Boris Feldman
Publicado em 06/03/2020 às 18h30
Atualizado em 06/03/2020 às 19h07

O câmbio automático, antigamente um tabu, está só ganhando mais e mais adeptos, a ponto de que agora, no Brasil, já se está vendendo mais carros automáticos do que manuais. Quem diria, hein? E eu disse outro dia, aqui no AutoPapo, que quando você para em um congestionamento, ou no sinal vermelho no semáforo com o câmbio automático, fica a dúvida: deixo no drive ou jogo no neutro?

E eu disse o seguinte: Se quiser jogar no neutro, pode, é até bom. E muitos me contestaram falando: “Não, mas é que deixa de haver a lubrificação da caixa”. Não é bem assim!

E tanto não é bem assim que eu quero que vocês, que me contestaram, me expliquem uma coisa: por que que vários câmbios automáticos, quando você para por qualquer motivo, sem você mexer na alavanca, ele mesmo joga no neutro, sem você perceber, e quando você acelera ele volta para o drive? Por que tudo isso?

Porque quando ele está no drive com o carro parado há uma tendência do carro de andar, você tem até que frear. Isso significa que você está aumentando desnecessariamente o consumo, aumentando o desgaste do conversor de torque e de outros componentes do câmbio automático.

Por isso tudo, se você parou em um sinal de trânsito, parou no congestionamento e quer deixar em drive, deixa em drive. Você fica mais confortável se jogar no neutro? Põe no neutro.

cambio automatico jeep compass
Foto Jeep | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valter 16 de março de 2023

Cambio aisin troca ou não óleo 50 mil

AutoPapo
Pedro Januzzi 16 de março de 2023

Boa tarde, Valter! Tudo bem? Veja se essa matéria te ajuda. Abraços!!

https://autopapo.uol.com.br/noticia/oleo-de-cambio-nunca-troca/

Avatar
Paulo Rogério 10 de agosto de 2022

Boa tarde a todos, acabei de adquirir um civic g9 e é meu 1° carro com câmbio automático, gostaria de saber se posso, pra guardar meu carro na garagem ou retirá-lo, colocar na posição “N” deixando ele ligado, ou devo colocar no “P”? Desde já agradeço!

Avatar
Efraim 29 de setembro de 2021

Quais carros passam sozinho para o neutro?

Avatar
Faustino 17 de março de 2020

Concordo com o Bóris eu sempre coloco o câmbio no Neutro quando paro no semáforo.

Avatar
Silvio Lopes Abella 6 de fevereiro de 2023

Errado. O correto é no D. Porque ao parar no semáforo vc pisa no freio e deixa no D, e ao pisar no freio manda sinal na alavanca do câmbio e o motor desacopla do câmbio

Avatar
PEDRO LESSA OLIVIEIRA 9 de março de 2020

Andando com o carro numa descida’ posso colocar a posição N?

AutoPapo
AutoPapo 9 de março de 2020

Olá, Pedro Lessa. Tudo bem?

Em uma descida, não se deve colocar o câmbio em N. O ideal, inclusive, é usar o freio motor.

Obrigado e abraço

Avatar
gustavo donizete de castro 8 de março de 2020

Completamente sem nexo a matéria
“Qual séria a vantagem de se ter um câmbio automático que toda vez que se para no sinaleiro é preciso bater alavanca”

Avatar
Edmundo Pereira de Oliveira 22 de dezembro de 2020

Se você tem tanta preguiça assim de fazer uma simples batida pra neutro, compra um carro todo automatizado da volvo ou contrata um motorista… mas quanta preguiça

Avatar
Sérgio Chiva 5 de junho de 2021

Concordo plenamente! Tenho uma HR-V e a Honda recomenda manter na posição “D” o tempo todo (a não ser que seja necessário a intervenção do Motorista). Se o câmbio é automático não faz nenhum sentido usar o “neutro” o tempo todo no trânsito! Inclusive acredito que pode ocorrer um desgaste precoce o uso constante da alavanca de comando do câmbio automático.

Avatar
daisy guedes 8 de março de 2020

Meu carro é equipado com o sistema GSM que “desliga” o carro qdo parado. Isso causa problema? Antigamente tínhamos um ‘motor de arranque’ quando se tira o pé do freio o carro meio que liga novamente. Isso pode causar dano?

Avatar
Marco 8 de março de 2020

Pois queria saber exatamente isso….meu câmbio é automático, da psa at6, pois quando paro no semáforo, se estiver no sequencial, ele fica vibrando, o que não acontece no D. Mas isso me leva a ficar na dúvida se devo colocar em N…..

Avatar
João Carlos 8 de abril de 2023

Boa noite a todos…Tenho um Taurus 1997 Americano .Um carro pesado por sinal .Mas muito bom… Devo ou n devo colocar no neutro em paradas como sinais vermelhos ou trânsito forte..?E eu sinto que ele tá dando uns trancos na hora que muda a marcha. Me disseram que teria que trocar o óleo do câmbio que esses trancos param… Verdade isso?

Avatar
José Oswaldo Pedrosa 8 de março de 2020

Boris, bom dia. A minha dúvida é a seguinte: tenho uma Spin LTZ automática e a minha dúvida é, se quando eu estiver em alta velocidade, com o câmbio automático possivelmente em 5ª marcha, se posso passar DIRETO para a posição “M” que o câmbio irá cair direto na posição M5, ou se tenho que usar a condição “M” apenas quando for sair com o carro parado e ir aumentando as marchas manualmente de forma gradativa?

AutoPapo
AutoPapo 9 de março de 2020

Olá, José Oswaldo.

Pode passar para o modo sequencial a qualquer momento.

Obrigado e abraço.

Avatar
Lauro 8 de março de 2020

Pra que serve um câmbio automático se é preciso ficar mexendo nele? Se tem essa necessidade de pegar no câmbio, compra um manual.

Avatar
denis zica 7 de março de 2020

Obrigado pelo texto

Avatar
joao 7 de março de 2020

Que texto mal escrito… Sem sentido… Com erros ….
Incrível… Estou bloqueando esta fonte para não receber mais….

Avatar
Antonio Donizeti Martins 7 de março de 2020

Perfeito. Se muitos câmbios passam para o neutro mesmo com a alavanca em D, é porque o certo é N mesmo. Além do mais, para que isso aconteça, você tem que ficar com o pé no freio. Se o carro não tiver este recurso de mudar para o N mesmo com a alavanca em D, fica forçando o conversor de torque. Essa história de que não lubrifica a caixa é besteira, o carro está em funcionamento, ela está toda lubrificada. E você não vai ficar muito tempo sem voltar a alavancao para o D. Sou PCD é só tive carros automáticos há 30 anos. Tenho um Chevette automático 1986 desde 1991.

Avatar
Paulo 8 de março de 2020

Tem toda razão amigo essa foi a melhor resposta fecho contigo, muita dúvida das pessoas não é bom e acreditam em tudo que falam

Avatar
Deixe um comentário