Câmbio automatizado: foi o fim apenas da versão com uma embreagem

O câmbio automatizado chegou ao fim no Brasil com o GSR deixando de ser ofertado no Fiat Cronos. Esse tipo de transmissão é totalmente ruim?

cambio gsr fiat cronos argo
Câmbio automatizado do tipo DSG presente nos modelos Fiat Argo e Cronos (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/11/2020 às 21h31

A opção do câmbio automatizado, o GSR, no Fiat Cronos, já era. E com isso, toda a imprensa noticiou que foi o fim do câmbio automatizado, pois o Cronos era o último automóvel com essa opção.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Quer saber? Já vai tarde! Pois era uma solução tecnicamente medíocre.

Mas não é o fim do câmbio automatizado, pois este do Fiat, assim como os da GM, Renault e Volkswagen, era o automatizado com uma embreagem. Porém tem com duas embreagens.

Que pode ser muito ruim, como o da Ford, (Powershift) mas muito bom, como o DSG da Volkswagen.

Também utilizado pelas marcas Audi e Porsche com outras denominações Duas asiáticas, Chery e Hyundai, também oferecem o automatizado de duas embreagens. Uma solução considerada por muitos como o “estado da arte” do câmbio automático.

Câmbio automatizado do tipo DSG presente nos modelos Fiat Argo e Cronos
Câmbio automatizado é bom; mas a versão de dupla embreagem (Foto: Fiat | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodinei Ramos da Rocha Rocha 3 de maio de 2021

Não conheço os câmbios Power shift mais antigos, mas tenho uma ecosport 2016, e não posso reclamar de nada o cambio é muito rápido, a troca de marchas é suave e já estou com mais de 90000km, sem nenhun problema, só troquei 1 jogo de pneus, uma bateria, filtro, um jogo de pastilhas e lubrificantes, o carro faz até 16 Km por litro com gasolina na estrada, já viajei 5000 km por estradas na Argentina , e lá com gasolina pura, o carro chegou a 18km por litro em estradas sinuosas e subidas de serra, chegando a temperaturas abaixo de -3 °C.

Avatar
Rodinei Ramos da Rocha Rocha 3 de maio de 2021

Não conheço os câmbios Power shift mais antigos, mas tenho uma ecosport 2016, e não posso reclamar de nada o cambio é muito rápido, a troca de marchas é suave e já estou com mais de 90000km, sem nenhun problema, só troquei 1 jogo de pneus, uma bateria, filtro e lubrificantes, o carro faz até 16 Km por litro com gasolina na estrada, já viajei 5000 km por estradas na Argentina , e lá com gasolina pura, o carro chegou a 18km por litro em estradas sinuosas e subidas de serra, chegando a temperaturas abaixo de -3 °C.

Avatar
Oswaldo 5 de novembro de 2020

DSG -> 100% excelente! FOX 65000km cambio impecável!

Avatar
Fox 5 de novembro de 2020

Fox é carro popular. Nunca teve e nunca terá câmbio DSG…
Se informe melhor…

Avatar
Zeca 5 de novembro de 2020

Sempre me surpreendo com comentários que desabonam o Power Shift. Fiquei só um ano com meu Fiesta Titanium, mas foi uma experiência extremamente agradável. Só tive carros automáticos desde 2008, sendo o Fiesta o único automatizado e tão prazeroso quanto os automáticos, mais econômico e mais rápido dada a ausência do conversor de torque. Não tenho o conhecimento do Boris, mas tive o câmbio e era o melhor predicado do carro.

Avatar
Caio 6 de novembro de 2020

Meu amigo, esse Boris nem sabe o que fala, nem leve em consideração….sem comentários…

Avatar
Herón 5 de novembro de 2020

Sem dúvidas o DSG da VW é ótimo. Meu Jetta 2.0 TSi é 2013, com 75.000km, manutenção em dia. Não conheço câmbio melhor!!!

Avatar
Marquinhos 4 de novembro de 2020

Tenho um DSG e nunca deu defeito, carro 2015, com 35.000km.

Avatar
Paulo 4 de novembro de 2020

Meu Golf 2014 DSG continua perfeito também, fora que as mudanças de marcha muito rápidas.

Avatar
Deixe um comentário