Câmbio Powershift: defeito era conhecido pela Ford, afirma reportagem

Investigação do Detroit Free Press obteve documentos confidenciais mostrando que a a fabricante sabia do problema, mas não o corrigiu

Ford focus hatch vermelho estacionado em frente ao mar
Por AutoPapo
Publicado em 31/07/2019 às 17h19

O mau funcionamento do câmbio Powershift era de conhecimento da Ford antes do lançamento de modelos Focus e Fiesta nos Estados Unidos, uma reportagem do Detroit Free Press afirmou. O site teve acesso a documentos e e-mails internos da companhia. Problema também chegou ao Brasil.

cambio powershift ford fiesta Investigação do Detroit Free Press obteve documentos confidenciais mostrando que a a fabricante sabia do problema no câmbio Powershift, mas não o corrigiu
Câmbio automatizado do Ford Fiesta

Segundo as informações, a Ford ignorou inquéritos de segurança por parte de seus próprios advogados, assim como avisos de um engenheiro de desenvolvimento. O profissional teria indicado que os carros não estavam em condições de rodar.

Posteriormente, também de acordo com a notícia, quando os problemas do câmbio Powershift se tornaram óbvios, a companhia teria se negado a fazer uma correção no sistema porque ela seria muito cara. Além disso, a Ford teria treinado vendedores para justificar qualquer funcionamento anormal por parte do sistema junto a potenciais clientes.

Os defeitos na transmissão automatizada relatados por proprietários nos EUA são semelhantes aos descritos no Brasil. De acordo com documentos legais, o sistema foi observado “trepidando, patinando, resistindo, escapando, hesitando ao trocar marchas, tendo desgaste interno prematuro, atrasando nas reduções e, em alguns casos, com acelerações repentinas ou retardadas”.

Documentos sobre câmbio Powershift contradizem Ford

De acordo com a reportagem, a Ford tinha conhecimento de defeitos no câmbio Poweshift DPS6, instalado nos modelos Focus e Fiesta, 2010 e 2011. Cinco anos depois, a companhia ainda estava tentando encontrar uma correção para os problemas, ao invés de repensar o sistema.

focus hatch Investigação do Detroit Free Press obteve documentos confidenciais mostrando que a a fabricante sabia do problema no câmbio Powershift, mas não o corrigiu
Ford Focus é um dos modelos brasileiros equipados com o câmbio Powershift

A reportagem também afirma que teve acesso a documentos confidenciais do alto escalão da empresa, em 2012. Eles mostrariam a Ford reconhecendo que apressou a produção dos veículos, cortou custos de forma irresponsável e comprometeu protocolos de qualidade.

Em outros documentos da época, relata a notícia, um engenheiro de testes fez uma avaliação desastrosa do câmbio Powershift que, então, já equipava cerca de 500 mil carros. “Não há conserto por enquanto. Nós temos uma força tarefa trabalhando na questão mas eles não encontraram nenhuma solução por enquanto”, escreveu Tom Hamm, citado na matéria.

Como observou a reportagem, essa informação contradiz declarações feitas pela companhia ao órgão de segurança viária National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA). A Ford teria dito à organização que o problema no câmbio Powershift só ocorria quando os veículos ficavam mais velhos.

Nos EUA, os defeitos foram alvo de uma ação coletiva contra a fabricante que resultou no pagamento de US$ 35 milhões a um conjunto de 1,9 milhão de clientes, em 2017. Ainda assim, não haviam provas de que a empresa tinha conhecimento do problema, até então.

As primeiras reclamações com relação à transmissão da Ford, nos EUA, foram feitas em 2010, logo após o início das vendas do Fiesta ano/modelo 2011, primeiro carro equipado com ela. Então, clientes registraram queixas junto à NHTSA.

No Brasil, o câmbio Powershift apareceu no New Fiesta, hatch e sedã; Focus hatch e sedã; e EcoSport.

Congresso americano exige ações

Depois que a investigação do Detroit Free Press foi publicado, diversos membros do congresso americano têm se manifestado. Eles demonstram ter intenção de se envolver com o problema, e já pediram que uma revisão do problema fosse feita.

O principal órgão de segurança viária do país, National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança no Trânsito, NHTSA), também se interessou pela questão. Há possibilidade de que a instituição obrigue a fabricante a fazer um recall dos veículos.

Além disso, diversos proprietários de carros da Ford equipados com o câmbio Powershift entraram em contato com a publicação. Eles contaram que, depois da publicação da notícia, a marca iniciou um processo silencioso de chamamento para reparos.

Contudo, ao chegarem às concessionárias da marca, os donos dos veículos tiveram o conserto gratuito negado.

Fotos Ford | Divulgação

Matéria atualizada, publicada em 11/07/2019

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
30 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Waldir 24 de setembro de 2023

Pensando que a Ford tivesse solucionado o problema no câmbio Powershift, comprei no fim de agosto 2023 um focus sedan titanium Plus 2015 com 63 mil km, uma nave mas que infelizmente um carro que nasceu morto. Fiquei 15 dias com ele e não conseguia rodar, luz de injeção acesa, trepidações na embreagem é por fim fiquei sem a marcha ré. Como estava na garantia da revenda devolvi o carro e me livrei de uma dor de cabeca, pois vendo vídeos e relatos de mecânicos especializados é um problema crônico desse cambio e não tem solução, somente trocando por um cambio automatico convencional que a Ford deveria fazer sem custo aos proprietários . O carro em si é espetacular mas esse Powershift é uma bomba relógio

Avatar
Durval Campos 11 de fevereiro de 2022

Meu New Fiesta Hatch 2013/2014 com 93.000 km está com trepidações no cambio. Entrei em contato com a Ford perguntando sobre a garantia estendida para até 160.000 km para este tipo de problema e ano deste carro e até agora não obtive resposta. Mesmo usado, comprei em concessionaria, em agosto do ano passado.

Avatar
Neuton Leite 7 de fevereiro de 2022

Estou com o mesmo problema relatado acima, Ecosport 2014 com problema no câmbio e a Ford não quer fazer o serviço, alguém pode me ajudar?

Avatar
JOSE BONIFACIO 29 de abril de 2021

ESTOU COM PROBLEMA NO CAMBIO DA MINHA ECOSPORT 2017…COMO CONSEGUIR GARANTIA JUNTO A FORD, ALGUEM ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS..

Avatar
IDALÍCIO JESUS DOS SANTOS 8 de outubro de 2020

Bom dia! tenho um EcoSport 2.0 2015 automático, com menos de 50000km, está apresentando defeito na embreagem (horas não engata a marcha ré). o que devo fazer? qual a medida a ser tomada?

Avatar
Rozani Grossi 23 de março de 2020

Tenho um carro Ford Focus 2010, com 30 mil KM. E só agora o carro deu defeito no cambio. Teve que ser rebocado para a oficina. E está lá. O que devo fazer, uma vez que meu carro é pouco rodado e eu não entendo nada. Aguém pode me orientar? Se é um defeito de fábrica, tenho ainda direito de reclamar?
Obrigada,
Rozani Grossi

Avatar
jeferson 11 de março de 2020

Boa Tarde à Todos !!!

Alguém teve sucesso com processo jurídico junto a Ford ?

Avatar
Angelo Demitri 11 de dezembro de 2019

O MEU ECOSPORT 2013 TITANIUM DEU PROBLEMAS DUAS VEZES NO MÓDULO POWERSHIFT AGORA NA EMBREAGEM A FORD PASSOU UM ORÇAMENTO DE 10.500 ABSURDO ,SE ABRIREM UMA AÇAO COLETIVA ENTREM EM CONTATO PRECISAMOS NOS UNIR E GANHAR O RECALL NA JUSTIÇA .AD.PIZARRO@BOL.COM.BR

Avatar
Francisco Luciano Lima da Silva 4 de dezembro de 2019

Meu FORD Ecosport Titanium 2.0 2015 com cambio Power SHIfT (SHIT) deu problema com 40.000 km e estão me negando o “reparo” o que eu mais estanho é que a minha situação atende a todos os critérios estabelecidos para o reparo gratuito, no entanto, alegam que o chassi do meu carro não consta como “elegível” para tal. O carro tem cambio Powershift, foi fabricado nos anos especificados, tem um documento na internet que especifica o Range de chassis com problemas e o número do meu chassi está neste range só que em contato com a Ford no sistema não consta o meu número, o módulo com defeito é o TCM e o código de erro no diagnóstico é o P090C .
Vejam este documento que interessante:
https://pt.scribd.com/document/319864877/Cambio-Powershift-Garantia
Só que se a Ford ou a concessionária alegarem que não é o seu caso você não terá esta “garantia”.
Já tive diversos prejuízos com esta situação (diretos e indiretos) e agora se quiser terei que arcar com o prejuízo do reparo e tentar ressarcimento posterior.

Avatar
Hallan Couto 31 de outubro de 2019

Tenho um focus 2015 que hoje está com 57mil km e deu pau no cambio… não engata nem a ré… 8mil só de peça, fora mão de obra!! pense!!

Avatar
andre de carvalho perez 20 de agosto de 2019

Pessoal, o que posso dizer, estou muito triste com meu Ecosport SE 2.0 13/14… que trocou essa bomba de câmbio em 2017… e menos de 2 anos meu carro está na concessionária AUTO PRIME SBC, com orçamento de mais de 7000,00 para arrumar, busquei a Ford do Brasil e foi dito para eu procurar advogado… Senhores, não comprem mais FORD… essa fábrica está falindo e deixando o Brasil! E nós proprietário ficamos com o prejuízo frente a essa poderosa americana!

Avatar
Ivan 1 de agosto de 2019

Imagina a quantia de bombas prestes a explodir no mercado. Entendo a revolta dos consumidores, não deve ser fácil.

Avatar
OSVALDO GONTIJO 15 de julho de 2019

Tenho dois Fiestas 2016, um Hatch e um Sedan, ambos com o câmbio Powershift. Até agora não tive problema com nenhum dos dois, espero que continuem assim.

Avatar
Jair 18 de julho de 2019

Olá tenho um Focus Titanium 2015, com câmbio automático, além do problema do câmbio, agora também é a desvalorização do carro, difícil alguém pagar o preço próximo ao valor de tabela.
Vou entrar com ação judicial contra Ford

Avatar
Leandro 1 de agosto de 2019

No Brasil? Vai apenas perder dinheiro, infelizmente…

Avatar
Jones 15 de julho de 2019

Tá!Mas, não não resolveram o problema do câmbio dos 2017 ao 2019?

Avatar
Reinaldo Dietrich 25 de setembro de 2019

Não, tenho um focus 2017 e com 25 mil km já assentava os mesmos problemas, porém, sem direito a garantia estendida, uma vez que “teoricamente” já haviam resolvido os problemas de projeto do câmbio. Não tem jeito, ação judicial neles!

Avatar
Reinaldo Dietrich 25 de setembro de 2019

Não, tenho um focus 2017 e com 25 mil km já apresentava os mesmos problemas, porém, sem direito a garantia estendida, uma vez que “teoricamente” já haviam resolvido os problemas de projeto do câmbio. Não tem jeito, ação judicial neles!

Avatar
Acilete Torres Brasil 13 de julho de 2019

Eu tenho uma EcoSport 15/16 automática, pois fui lesada por três anos e o problema persiste, estou com processo na montadora, quantas irresponsabilidades por partes deles.

Avatar
Regis de Melo 14 de julho de 2019

Estou entrando com um processo contra Ford tbm. Cambio powershift. Como está o seu ?

Avatar
A 15 de julho de 2019

É causa ganha. A Ford vai empurrar o processo com a barriga enquanto puder. Provavelmente vão pedir perícia no carro. Eles podem até mesmo trocar a embreagem do carro de vocês durante uma revisão sem lhes informar de modo a preparar o carro para a perícia. Se o perito constatar o problema eles irão buscar um acordo para recomprar o carro. Conversem com os seus advogados pois a primeira proposta que eles irão fazer pode até parecer boa aos olhos de um leigo, mas não será.

Avatar
Elaine Aparecida França 26 de novembro de 2019

Regis por favor quem e seu advogado e é ação conjunta??

Avatar
Adelson 18 de janeiro de 2020

Também tenho um EcoSport 2015 comer um problema no câmbio como faço para entrar com ação coletiva junto com vocês obrigado

Avatar
Naiana 21 de janeiro de 2020

E como está o processo ? Conseguiram resolver? Vale apena entrar em processo ?

Avatar
Gilmar 12 de julho de 2019

Olha, tive um Fiesta Titanium, todas as revisões efetuadas na fábrica, 2 meses após acabar a garantia o câmbio deu pai. EU NUNCA MAIS VOU ADQUIRIR UM FORD

Avatar
Alexandre Sales 12 de julho de 2019

Lindo carro, cambio automático não vale nada. Kkkk

Avatar
Andre 13 de julho de 2019

Esses carros usam câmbio automatizado de dupla embreagem que é diferente do câmbio automático tradicional com conversor de par ( este por sinal muito bom). Câmbio automático é bom, o que não presta é o automatizado.

Avatar
Claudio 12 de julho de 2019

Empresinha de fundo de quintal esta Ford, se não era a partir de agora se tornou. Quero distancia !!!!

Avatar
Indignado 12 de julho de 2019

Bandidos por isso ta se acabando no brasil

Avatar
Carlos 11 de julho de 2019

Agora dá pra entender porque a Ford está encolhendo e despencando no mundo todo. Irresponsáveis!

Avatar
Deixe um comentário