Câmbio CVT: pontos positivos e negativos?
O câmbio CVT é um dos mais populares entre os automáticos no mercado brasileiro. Como ele funciona? Quantas marchas ele tem?
O câmbio CVT é um dos mais populares entre os automáticos no mercado brasileiro. Como ele funciona? Quantas marchas ele tem?
O brasileiro acabou aderindo ao câmbio automático, mas ele existe em diversos sistemas. Entre eles, o chamado CVT. Porque ele não tem quatro, cinco, seis ou 10 marchas; ele tem infinitas marchas.
Por isso que ele chama CVT, ele vai variando continuamente a relação. E deixando sempre a caixa no ponto certo para aquela subida ou para aquela aceleração.
E muitos me perguntam se vale a pena o câmbio CVT…
E, na verdade, o CVT é uma ótima solução em termos de desempenho e consumo. Porém, tem sempre um porém, né?! Se o CVT vem acoplado a um motor de bom desempenho, nenhum problema.
Se o motor já é meio fraquinho para o carro, se deveria ter mais uns cavalinhos por causa do peso a ser empurrado, aí é preferível o câmbio manual ou automático tradicional, pois o CVT vai agravar ainda mais o problema de desempenho.
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De qual CVT estamos falando? Se é bom ou ruim? Depende de qual, pega o da subaru Wrx 2016 pra ver. Outro mundo, outro patamar de câmbio, cada empresa ajusta seu CVT de uma forma, de acordo com cada bolso.
Cvt nunca foi sinonimo de esportividade, vc nunca vai ver um esportivou de verdade equipado com isso,… Foi concebido para economia de combustivel pois os tradicionais com o classico conversor de torque de 4 e 6 marchas aumenta consideravelmente o consumo em relacao a caixa manual. Como eh modinha e todo mundo acha que o suprassumo da modernidade usar cambio automatico, ai lascou… Eu prefiro manual sem pestanejar. Os superesportivos por exemplo na grandes maioria usam automatizados, pq vc consegue esticar a rotacao e trocar quando vc achar que deve, sem a necessidade do terceiro pedal, o problema da ma fama que pegou no brasil foi culpa do powershit e trancologic e o easytranco que eram projetos ruins mesmo, sem volta… Agora comparar com automatizados dignos como os usados nos superesportivos… Nao tem como.
Modinha?? Quantos podem comprar carros ditos como bons?? Powershit, trancologic e easytranco?? Você conhece muito pouco sobre carros mesmo… Em geral, o problema não é sistema é o usuário e suas escolhas. Moda é para quem lambe marcas e estilos. Quem tem compra aquilo no que crê e ninguém tem nada haver com isso. Ademais, até cambio automático tradicional pode “dar trancos”. E esportivo, não arranca?? Não é bruto?? Então “dá tranco”?? kkkkk
Nota-se que o português não é seu ponto. Seu comentário não tem nada a ver com a realidade. Bom ler mais!
Esportivo pode ter CVT sim, pesquise sobre subaru wrx, 2016.
amigo…os primeiros cvt foram testados em carros deF1 da williams……como assim não pode ser esportivo? kkk
O preço inviabiliza a utilização.
Vocês tem que olhar isto, tenho colegas diabéticos que pararam de usar pelo preço do botão, é totalmente fora da realidade brasileira.
Tenho um Honda com câmbio CVT e estou muito satisfeito.
Em ultrapassagens que preciso de mais torque, utilizo o manual reduzindo a marcha e acelerando.
Não tenho encontrado dificuldades.
Esse procedimento causa algum problema?
Tenho um Honda 2000 lxs 5 marchas cambio CVT a minha pergunta é a sequinte: quando se troca de 1°para 2° à 1500 rpm eu sinto um tranco pequena intensidade, mas da para sentir, quando a mesma troca se faz a 2 mil rpm não há solavanco , porque ocorre isso ???
E isso mesmo tenho uma Captur 2019 ,1.6 CVT e ela sofre um pouquinho. Oque ajudou muito foi eu colocar um módulo para tirar o atraso do acelerador. ????
Colega, eu tenho um aparelho desse do meu antigo carro manual (Fox 1.6) e diga-se de passagem a diferença era gritante, estou com um Sentra ( CVT) estou pensando em por o aparelho nele mas não sei se vai ficar legal por ser automático, o seu ficou bom, não aumentou o consumo por ser automático???
No manual aumentou a autônomo.
Aguardo sua resposta, um abraço
Já tive um corolla 2015 câmbio cvt ótimo , só na arrancada mais acelerada que ele dava uma rateada mas a Toyota já resolveu o problema, hoje tenho um yaris XLS cvt , ótimo carro desempenho e economia ,na estrada anda bem,só aumenta o barulho do motor quando acelero mais forte, que é aceitável, ótimo câmbio para mim, não sou piloto de fórmula 1, o conforto me faz muito bem !
Eu não recomendo CVT, inclusive o CVT que equipa os Corolla. Num CVT a tua dose de paciência tem que ser enorme em rodovias, chega a ser perigoso. De forma geral só recomendo câmbio automático quando vc realmente precisa, é uma fração dos consumidores que trafegam com frequência em metrópoles ou cidades com fluxo lento e engarrafado, de resto vc não precisa dum automatico. A manutenção dos cambios automáticos é cara, onde uma troca de fluido pode custar 1.000 a 1.200 reais. Se quebrar, e vai quebrar, pode preparar de 4 a 5 mil reais. Em suma, sempre um cambio manual se vc pode evitar o CVT principalmente, ou na pior das hipóteses vai de AT6. Câmbio automatizado só o DSG6, mas hoje só no Jetta Gli e Tiguan R.
De câmbio vc não entende nada. A ponto de falar isso. Comparar um câmbio CVT por um outomotizado .
Cvt e pecimo teve um honda civic ae mudei para gm cruzer 1.4 turbo ai sim um carro top economico e anda
Vc entende muito menos, pois os câmbios que ele falou é outra história, são automatizado de dupla embreagem, igual de Porsche, AMG, Série M.. kkkk
Tenho uma lancer 2017 câmbio cvt com mudanças no volante uso os dois ou seja um quando quero acelerar troco as Machas no volante quando quero economia deixo no automático mas a lancer tem um belo motor que ajuda esse maravilhoso câmbio
Bah tem coisas que já passaram do limite da vida útil, nesse caso é indicado aposentadoria, seja carro, câmbio ou qualquer ser animado…. terrível.
Boa tarde Boris, apesar de ser isso mesmo, precisaria ter um fator intrínseco da inércia relativa, sendo assim o câmbio manual atende em parte que está subdividida com o câmbio CVT, muito embora o câmbio mecânico atende em parte e faz a vez do câmbio CVT, embora eu prefiro o câmbio manual, mas certamente o CVT é melhor.
Falou tudo!!!!
Já falei pra Nissan e questionário q me enviaram e disse que era muito bom muito econômico, mas não tinha toque.
Exatamente a Toyota melhorou isso colocando uma engrenagem pra melhorar o torque.
Hehehehe de longe parecia um artigo vazio de perto parecia que estava a kms de distância.
Até eu faria uma melhor pesquisa e entregaria um artigo com informações mais contundentes.
Esse e o problema: no manual só indica verificar e completar caso tenha necessidade.
Ô Senhor Boris alguma coisa, me diz aí qual é o programa de rádio que vc participa, pra que eu não tenha o desprazer de ouvir.
Mas que me**a hein.
É sério que alguém recebe um salário para escrever tamanho NADA desse jeito?
Acho que irei me tornar um colunista, pois se é para realizar um trabalho desses poderíamos contratar maciços…pelo amor!!! Auto Papo, que porcaria vocês tem na cabeça para publicar tamanha porcaria com esse nível de mediocridade?
kkk…
Tem razão amigo!
Que isso??? Cadê a matéria??
Já acabou??
ainda dá tempo de apagar essa matéria tosca.
Não entendi?
Bom dia à todos..
Amigos, se vcs não quiserem terem problemas com câmbio, comprem um carro com câmbio manual.
Kkkkkkk
Que Materia é essa “MERMÃO….????
Mas cadê os pontos negativos e positivos?? Que matéria horrível. Como publicaram isso???
Esse é o episódio 1 da primeira temporada,logo vai sair o segundo e daí por diante, que matéria!!!!??????????????
???
Falou que tem uma contra-indicacao, mas não explicou o porquê…
Cvt é verdade mesmo ele é um melhor eu tenho um também
A que ponto chegamos. ??♂️
Me sinto bem melhor agora com esta aula de Mecânica.
kkk…
Concordo com meus nobres colegas,
Apos essa grande materia virei PHD em CVT!!!!
Fala serio como deixam publicar uma materia fraca dessas????
Qualquer câmbio sofre com motor fraco e com baixo torque, mesmo assim, ainda prefiro o CVT em relação ao automático convencional, claro, ambos possuem qualidades e limitações.
Ena pá! Devia estar com uma granda preguiça!
Que isso, o cara é o gênio das palavras. Kkkk.
Eu fiz um comentário irônico e teve gente que acreditou. Kkk
Câmbio CVT, precisa trocar o fluido? Em quanto tempo?
Todo mundo que tem carro automático sabe que tem que trocar o fluido é só ler o manual
E quando a GM coloca no manual que não é nescessario a substituição do fluído do cambio?
Como todo automático substitua o fluido entre 60 e 70 mil km rodados.
Guiei dois CVTs, a experiência foi desastrosa. Na cidade o CVT engana muito bem, mas em rodovia eles foram péssimos a ponto de no Honda eu entregar direção pra outro. Fujam dessa bucha.
Parabéns pela matéria. Nunca imaginei que com tão poucas palavras eu conseguiria entender perfeitamente todo o funcionamento do câmbio CVT. Agora sei o que é uma polia primária, uma polia secundária, polia motriz, etc. Parabéns mais uma vez.
Tipo Mobilete , fica fácil entender
Que matéria esclarecedora! Agora sim posso dizer que entendo tudo de CVT! São matérias assim que fazem com que a humanidade consiga atingir o seu objetivo! Parabéns ao Boris, que não conhecia, mas agora sei que é provido de um intelecto superior! Esse Boris deve ter formação no MIT, UCLA ou alguma faculdade top de engenharia. Não ficaria surpreso se ele também tivesse trabalhado na NASA. Que material maravilhoso! Vou repassar para todas as pessoas que conheço!
Caros amigos, Ainda bem que aí já tinha minha opinião formada sobre o câmbio CVT. Kkkk